Assinar

Da carpintaria ao design contemporâneo

Buscar

Da carpintaria ao design contemporâneo

Buscar
Publicidade
Sem categoria

Da carpintaria ao design contemporâneo

A marcenaria familiar fez José Marton evoluir e assimilar uma paixão pela arte que é compartilhada em seus objetos, móveis, cenografias e projetos para arquitetura de varejo


25 de fevereiro de 2014 - 1h16

Por Carolina Cestari

Filme: A Festa de Babette (Gabriel Axel)
Hobby: Ler e visitar exposições de arte
Livro: Luto e Melancolia (Freud)
Cantora: Maria Bethânia

 

Vindo de uma família de marceneiros, José Marton está à frente das criações da empresa Marton Estúdio, referência em arte, design e arquitetura. Criado no ambiente artístico, em 1985 Marton chegou a São Paulo para estudar artes plásticas. No mesmo ano, a criação da Marton Estúdio começava a sair da teoria para tornar-se real. Era uma área até então inexplorada. Com a bagagem adquirida no mercado de artes, o executivo começou a oferecer serviços de consultoria a galeristas e artistas. Na mesma ocasião, teve início sua faceta de colecionador e o desenvolvimento de soluções artísticas para a empresa.

Para Marton, acompanhar o processo de transformação da madeira em objetos desde os cinco anos de idade foi um dos fatores que o moldou ao segmento. A observação, a curiosidade e a inquietação foram os elementos que o ajudaram a criar o negócio e a desenvolver a patente Entrelinhas. Atualmente, tem um portfólio que inclui a construção de móveis, objetos, cenografia para desfiles, expografias e arquitetura de varejo. E também presta consultorias para artistas visuais, museus e instituições.

Entre seus projetos mais destacados para a arquitetura varejista estão a rede Luigi Bertolli, cenografias para desfiles de moda para o estilista Alexandre Herchovitch e as grifes Água de Coco, Lenny, Neon, Fórum e Blue Man. Também criou para a São Paulo Fashion Week (SPFW), Grupo Iguatemi, Marisol e o Grupo O Boticário.

A abrangência de atuação rendeu a participação na Maison Objet, em Paris, em 2005, quando conquistou o prêmio de Inovação em Acrílico pelo Instituto Nacional para Desenvolvimento do Acrílico (Indac). O design está disponível no Lounge Oi Iguatemi para a Feira Internacional de Arte em São Paulo, que acontecerá em abril. Para o futuro, Marton planeja desenvolver projetos para cenografias de casamento e criar um museu de arte contemporânea, moda, arquitetura e design para abrigar toda a sua coleção de arte.

wrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também