Mais do que um simples reprodutor de fórmulas
Inspirado pela filosofia de Washington Olivetto, Eiji Kozaka, diretor de arte da WMcCann, busca no cotidiano o melhor lugar para criar histórias
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Meio & Mensagem
30 de junho de 2014 - 8h18
Por Amanda Boucault
Time: Flamengo
Ídolo: a mãe, dona Sanae
Música: Blitzkrieg Bop (Ramones)
Viagem: Camboja
“Sou um criativo que não inventa.” É assim que Eiji Kozaka, diretor de arte da WMcCann, se define. No lugar de personagens fantasiosos, o profissional prefere conhecer histórias verdadeiras, apreciadas no cotidiano, e imprimi-las ao seu trabalho. Para isso, segue o conselho de seu mestre Washington Olivetto — aprendido nos anos em que trabalhou na extinta W/Brasil —, “ficar dentro da agência te torna um reprodutor de fórmulas”. Há um ano na WMcCann, Kozaka acumula experiência com clientes dos setores de alimentação, telefonia, automobilismo e cervejaria.
Quando entrou na NBS Rio, em 2002, Kozaka teve certeza de que estava na profissão certa. Na agência, na qual ficou por cinco anos, integrou a equipe que construiu a marca Oi. Depois, migrou para a McCann Lisboa e precisou entender as características da população e formas para se comunicar com povo português. “O brasileiro é mais descontraído. Já eles são mais difíceis de fazer rir”, conta, sobre a experiência adquirida nos seis meses em que morou em Portugal. De volta ao Brasil, o publicitário decidiu viver em São Paulo e ingressou na W/Brasil. Entre os trabalhos de destaque no período está a campanha feita para o Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2008. Os filmes partiam do mote “quatro anos é muito tempo para ficar com um problema” e promoviam a conscientização do voto de maneira “divertida para um órgão tão sério”, diz.
Após três anos na agência de Olivetto, optou por atender clientes como cerveja Itaipava, Danone, BR Foods, Vivo e TAM na Y&R. A experiência de dois anos na agência rendeu quatro Leões no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, dois em 2012 e dois em 2013. No ano passado, o carioca, apaixonado pela riqueza cultural da cidade paulista, entrou para a WMcCann como parte de uma estratégia de especialização da equipe criativa da agência.
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