Assinar

Mais do que um simples reprodutor de fórmulas

Buscar

Mais do que um simples reprodutor de fórmulas

Buscar
Publicidade
Sem categoria

Mais do que um simples reprodutor de fórmulas

Inspirado pela filosofia de Washington Olivetto, Eiji Kozaka, diretor de arte da WMcCann, busca no cotidiano o melhor lugar para criar histórias


30 de junho de 2014 - 8h18

Por Amanda Boucault

Time: Flamengo
Ídolo: a mãe, dona Sanae
Música: Blitzkrieg Bop (Ramones)
Viagem: Camboja

“Sou um criativo que não inventa.” É assim que Eiji Kozaka, diretor de arte da WMcCann, se define. No lugar de personagens fantasiosos, o profissional prefere conhecer histórias verdadeiras, apreciadas no cotidiano, e imprimi-las ao seu trabalho. Para isso, segue o conselho de seu mestre Washington Olivetto — aprendido nos anos em que trabalhou na extinta W/Brasil —, “ficar dentro da agência te torna um reprodutor de fórmulas”. Há um ano na WMcCann, Kozaka acumula experiência com clientes dos setores de alimentação, telefonia, automobilismo e cervejaria.

Quando entrou na NBS Rio, em 2002, Kozaka teve certeza de que estava na profissão certa. Na agência, na qual ficou por cinco anos, integrou a equipe que construiu a marca Oi. Depois, migrou para a McCann Lisboa e precisou entender as características da população e formas para se comunicar com povo português. “O brasileiro é mais descontraído. Já eles são mais difíceis de fazer rir”, conta, sobre a experiência adquirida nos seis meses em que morou em Portugal. De volta ao Brasil, o publicitário decidiu viver em São Paulo e ingressou na W/Brasil. Entre os trabalhos de destaque no período está a campanha feita para o Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2008. Os filmes partiam do mote “quatro anos é muito tempo para ficar com um problema” e promoviam a conscientização do voto de maneira “divertida para um órgão tão sério”, diz.

Após três anos na agência de Olivetto, optou por atender clientes como cerveja Itaipava, Danone, BR Foods, Vivo e TAM na Y&R. A experiência de dois anos na agência rendeu quatro Leões no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, dois em 2012 e dois em 2013. No ano passado, o carioca, apaixonado pela riqueza cultural da cidade paulista, entrou para a WMcCann como parte de uma estratégia de especialização da equipe criativa da agência. 

wrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também