Assinar

O doce som do hobby

Buscar
Publicidade
Sem categoria

O doce som do hobby

Depois de deixar a direção de criação da DM9DDB, André Faria chega como produtor associado à Coletiva Produtora para dar vazão a seu lado artístico


4 de agosto de 2014 - 8h20

Por Amanda Boucault

Filme: Blade Runner, de Ridley Scott (1982)
Banda: Yo la Tengo
Hobby: fotografia
Comida: língua com picles e mostarda

Um publicitário que também é músico e bacharel em direito. A definição simplista de André Faria não reflete a rotina atribulada que o novo produtor associado da produtora de áudio Coletiva vivenciou até se estabelecer no mercado e poder dar vazão à sua veia artística. Só depois de construir uma sólida carreira em agências de publicidade, reconhecida com prêmios como One Show, Clio, DA&D e Cannes Lions — tendo sido jurado desse último na área de rádio, em 2009 —, ele conseguiu priorizar o antigo hobby musical.

Por um desejo familiar e uma promessa feita à sua avó, Faria se formou em direito na PUC-SP. No entanto, a decisão não o impediu de conciliar a graduação com o curso de publicidade na ESPM. Por causa dos horários apertados, abriu mão do tempo dedicado à guitarra, mas manteve a paixão pela música.

Foi como estagiário da Ogilvy, aos 19 anos, que o profissional iniciou sua carreira. Nos anos consecutivos entrou, também como estagiário, nas agências Grey e Age. Depois passou cinco anos na AlmapBBDO, na qual chegou ao posto de redator e ganhou seu primeiro Leão em Cannes: uma Prata por uma campanha de mídia impressa criada para Fedex.

Em busca de aprimorar o lado musical, migrou para a F/Nazca S&S onde ficou por seis anos como redator e produziu trilhas e locuções, inclusive para a campanha “Ah, o Verão”, de Skol. Faria considera esse trabalho um dos “processos criativos mais legais” de sua carreira, no qual dividiu o roteiro com Fábio Fernandes.

Antes de entrar de vez para o universo musical, atuou como diretor de criação na Loducca e DM9DDB, de onde saiu no início do ano. “Retomei minha saudade pela música”, conta Faria, que aproveita seu tempo livre para se apresentar com a banda Aldo, grupo que divide com o irmão e alguns amigos há um ano e que já lançou o disco Is Love.

A intimidade com a música o impulsionou a aceitar o convite dos sócios Luciana Meula e Adriano Cintra para se juntar ao time da Coletiva Produtora. Agora, Faria pretende aplicar a experiência acumulada nas agências e o gosto musical na produção dos projetos para publicidade e conteúdo. “Como estava do lado de lá, sei o quanto uma trilha boa pode agregar a um filme”, frisa. 

wrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também