Claro deve responder ao Idec sobre prática de controle de tráfego
Os clientes relatam problemas para jogar Pokémon Go, e a hipótese é de que a Claro tenha praticado Traffic Shaping
Claro deve responder ao Idec sobre prática de controle de tráfego
BuscarClaro deve responder ao Idec sobre prática de controle de tráfego
BuscarOs clientes relatam problemas para jogar Pokémon Go, e a hipótese é de que a Claro tenha praticado Traffic Shaping
Nesta sexta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) notificou em carta à empresa Claro, para que preste esclarecimentos sobre reclamações de usuários de sua rede 4G. Os clientes relatam problemas para jogar Pokémon Go, o popular jogo da Niantic lançado em julho no Brasil.
A hipótese é de que a Claro tenha praticado Traffic Shaping, prática bloqueio ou restrição ao acesso de certos sites e aplicações que consomem muita banda. A prática é coibida pelo Marco Civil da Internet, independente do conteúdo ou do horário. As denúncias sinalizam a lesão ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), ao Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações da Anatel e ao Marco Civil da Internet.
“Solicitamos que a Claro dê explicações transparentes sobre a natureza do problema, evidenciando ainda que não houve violação ao Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, ao CDC e ao Marco Civil da Internet”, explica Rafael Zanatta, advogado e pesquisador do Instituto.
O documento pede também que a empresa Claro não faça uso da prática ilegal de discriminação de pacote de dados e Traffic Shapping e informa que, caso haja novas denúncias e relatos sobre a prática irregular, o Idec acionará a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) e o Ministério Público Federal (MPF) para as medidas cabíveis.
O consumidor tem direito à informações claras sobre os serviços contatados, incluindo informações sobre limitações temporárias de determinados serviços. A não discriminação das condições de acesso à Internet é também um dos pilares estruturantes do Marco Civil da Internet, que tem a defesa do consumidor como fundamento. Procurada por Meio & Mensagem, a Claro não comentou o assunto.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário