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Publicidade omnichannel para todo tipo de negócio

Na vanguarda do retail media, americanas advertising entrega soluções que vão do físico ao digital, a fim de impactar os consumidores em toda a jornada de compra


25 de setembro de 2023 - 0h00

Se antes o e-commerce era apenas destinado a finalização de compras, agora é também uma das principais fontes de pesquisa. Nos últimos três anos, o comércio eletrônico movimentou cerca de R$ 450 bilhões no Brasil, mais que o dobro do acumulado das receitas entre 2016 e 2019, segundo dados divulgados em maio deste ano pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Mais de 53 milhões de brasileiros realizaram compras no e-commerce, no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 6% sobre o mesmo período de 2022, afirma estudo da Webshoppers, em parceria com a NIQ Ebit.

Por trás da expansão da modalidade, está o volume crescente de investimento publicitário destinado ao retail media, que permite a compra de anúncios e de gerenciamento de campanhas nos ambientes dos varejistas. Do off-line ao online, o posicionamento estratégico dessas campanhas transformou-se em estratégias de funil completo e em uma ferramenta poderosa para fomentar a construção de conexões mais genuínas e assertivas entre anunciantes e públicos-alvo.

No primeiro semestre desteano, mais de 53 milhões de brasileiros realizaram compras no e-commerce, segundo Webshoppers e NIQ Ebit

No primeiro semestre desteano, mais de 53 milhões de brasileiros realizaram compras no e-commerce, segundo Webshoppers e NIQ Ebit

Segundo projeções do IAB Brasil, serão investidos R$ 2,6 bilhões em publicidade nos marketplaces brasileiros, até o fim deste ano. Cerca de 79% das indústrias do País já investem em retail media, de acordo com pesquisa da Newtail, devido à alta eficiência de entrega, segmentação e mensuração de ponta a ponta.

“Nos últimos anos, presenciamos uma grande evolução neste mercado, tanto do ponto de vista de criação de novos formatos, soluções e placements, que acompanham o novo comportamento do consumidor, quanto no ponto de vista de análise de resultados”, diz Guilherme Barsanti Leite, gerente de marketing e negócios do americanas advertising, hub de publicidade omnichannel da Americanas S. A., que explora o retail media em toda a cadeia de comunicação, do e-commerce à loja física, a fim de suprir as necessidades do mercado e ser o parceiro ideal dos anunciantes e das agências para impulsionar campanhas de branding, trade ou performance.

Dados potencializam comunicação dos parceiros
Hub de publicidade da Americanas acelera negócios de diferentes tamanhos e segmentos

Para qualificar as estratégias e elevar as entregas aos clientes, o americanas advertising mapeia a jornada de compra do consumidor e transforma em dados toda a navegação dos usuários. Isso abrange desde as buscas realizadas por marcas e produtos até o comportamento nas páginas de cada categoria, os meios de pagamento utilizados e a recorrência de compra.

Essa inteligência proporcionada pelos algoritmos possibilita a entrega de publicidade de maneira mais segmentada e com maior precisão, levando os anunciantes a se destacarem junto ao público-alvo. Ao mapear o comportamento dos usuários, melhora a experiência dos consumidores no marketplace, atendendo cada vez mais as preferências individuais na hora da compra.

Como exemplo, uma marca que investe em mídia display se destaca nas plataformas digitais com banners estrategicamente posicionados, que são exibidos de forma segmentada para o público-alvo do cliente. Ao mesmo tempo, produtos patrocinados podem impactar os consumidores com maior interesse naquele item ou categoria, aumentando as chances de vendas em mais de três vezes, segundo dado do hub de publicidade da Americanas S. A.

Soluções acessíveis baseadas em dados
Com a atuação baseada na inteligência de dados, o americanas advertising consegue entregar estratégias de comunicação para os mais variados tipos de anunciantes, de lojistas parceiros às grandes marcas. Pelas características e abrangência das plataformas que integram a Americanas, os grandes projetos e a exploração de soluções omnichannel são mais focados em indústrias e marcas que necessitam de um maior alcance e mais presença no dia a dia do consumidor. Entretanto, as estratégias podem ser adaptadas às necessidades de cada cliente, seja de maneira regionalizada ou segmentada.

Enquanto os grandes anunciantes investem em projetos mais robustos, explorando os ambientes online e off-line, os lojistas parceiros têm a opção de utilizar uma plataforma autogerenciável do americanas advertising de produtos patrocinados, que permite criar campanhas de acordo com os objetivos próprios e impactar os consumidores certos no momento mais adequado.

As ações são pautadas pela ética e atendem as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dados fisrt-party ditam as preferências do consumidor

A atuação do hub é baseada no uso de dados first-party, coletados a partir do comportamento do consumidor dentro das plataformas de varejo, o que possibilita o direcionamento dos anúncios e campanhas de acordo com interesses, preferências e necessidades individuais do público. O braço de publicidade da Americanas consegue aumentar a visibilidade da marca, ao criar uma experiência personalizada para o consumidor, elevando as chances de conversão e fidelização.

Na comparação entre 2022 e 2021, os investimentos dos anunciantes nas soluções oferecidas pelo americanas advertising aumentaram 37%. Também foi registrado um crescimento de 25% no número de pedidos realizados por consumidores em marcas que anunciam. No último mês de julho, os vendedores parceiros que investem na plataforma de publicidade de produtos patrocinados conquistaram até 3,5 vezes mais GMV, em comparação a quem não investe.

Americanas advertising constrói estratégias de comunicação baseadas em insights comportamentais e que atendem toda jornada de compra

Americanas advertising constrói estratégias de comunicação baseadas em insights comportamentais e que atendem toda jornada de compra

Publicidade omnichannel para toda jornada de compra

O americanas advertising tem em suas mãos a possibilidade de garantir visibilidade a milhões de clientes ativos da Americanas e tirar benefícios de mais de 1.700 lojas em todos os estados do País, além de site e aplicativo. Isso possibilita que anunciantes e agências realizem ações que impactem o consumidor em toda a sua jornada de compra, tanto no físico quanto no online.

No ambiente digital, as soluções voltadas ao e-commerce (app e desktop) abrangem opções como mídia display, hotsites e lojas personalizadas — mais focadas em geração de awareness e consideração — até ações de relacionamento com o cliente, disparo de push patrocinados, páginas de conteúdo especiais e produtos patrocinados focados em performance.

Há ainda oportunidades fora do site, onde os parceiros podem explorar as redes sociais, participar de lives e criar interações exclusivas com influenciadores. No off-line, as ofertas compreendem soluções completas de trade marketing em loja física com ativação de ponto de venda, divulgação em painéis digitais, criação de store-in-store e divulgação de spot na Rádio Americanas, presente nas lojas da rede.

“O objetivo é oferecer ao mercado todo um mix de formatos e construção de projetos integrados, respeitando a individualidade dos canais e agindo de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes, impactando o consumidor em todas as etapas da nova jornada de compras”, diz o gerente de marketing e negócios do americanas advertising.

Comunicação omnichannel elevou vendas em 54%
Para marca da indústria de bens de consumo não duráveis, americanas advertising impacta consumidor em toda a jornada de compra

Um exemplo da atuação omnichannel do americanas advertising foi a campanha realizada para uma indústria de bens de consumo não duráveis, cujo foco foi na categoria de beleza. Realizada no mês de julho, a ação contou com banners no site e app, da home principal até a página dos produtos. Os anúncios patrocinados recomendavam os itens da marca de acordo com o comportamento de navegação do consumidor. Ao mesmo tempo, em 60 lojas físicas estrategicamente selecionadas, os produtos foram posicionados na entrada e no momento de checkout, elevando a lembrança de marca e as chance de conversão.

As ativações tiveram como objetivo impactar o consumidor em toda a jornada de compra. “Geramos um crescimento em vendas de 54% destes itens nas lojas que participaram da ação. Quando comparamos com as semanas anteriores, o crescimento foi de até três vezes”, comenta Guilherme Barsanti Leite, gerente de marketing e negócios do americanas adverstising.

A comunicação para o cliente também foi reforçada nas redes sociais oficiais da Americanas. Contou ainda com posts divulgados pelos gerentes digitais, que são profissionais das lojas físicas que publicam conteúdo para anunciar as melhores ofertas e benefícios de suas unidades. Além disso, para aumentar ainda mais o alcance, a marca e a oferta estiveram presentes em anúncios de TV aberta, em parceria com a comunicação da Americanas.

“Possibilitamos que as marcas se façam presentes em todos os momentos da jornada do consumidor, desde os gatilhos iniciais até a decisão de compra”, ressalta Barsanti.

Guilherme Barsanti Leite, gerente de marketing e negócios do americanas advertising: “Nossa unidade de publicidade foi pensada para responder ao comportamento do consumidor”

Guilherme Barsanti Leite, gerente de marketing e negócios do americanas advertising: “Nossa unidade de publicidade foi pensada para responder ao comportamento do consumidor”

Novidades integram lojas físicas às plataformas digitais

Os bons resultados gerados aos parceiros são fruto da modernização das soluções oferecidas ao mercado. O americanas advertising realizou diversas atualizações em seu portfólio, visando a integração das lojas físicas às plataformas digitais.

No digital, uma das novidades foi o lançamento de estratégias de otimização dentro da solução de produtos patrocinados. A funcionalidade permite que o anunciante selecione um melhor direcionamento das ações e que tenha o custo por clique (CPC) dos anúncios otimizados de acordo com os seus objetivos. O cliente consegue atingir um público-alvo mais amplo, aumentar o número de conversões e melhorar o retorno sobre o investimento.

Já nas lojas físicas, o hub de publicidade vem investindo, desde o ano passado, em painéis digitais para levar maior dinamismo à comunicação realizada pelos anunciantes. Essa solução está disponível em unidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A expectativa é expandir para outros estados brasileiros.

“Nossa unidade de publicidade foi pensada para responder ao comportamento do consumidor e possibilitar que os clientes se conectem com esse público qualificado dentro e fora dos ambientes da Americanas”, define.

Saiba mais sobre o americanas advertising

Assista à entrevista com Guilherme Barsanti Leite, gerente de marketing e negócios do americanas advertising.

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