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Jornada do consumidor exige soluções certeiras e assertivas

Ferramentas líderes de mercado da Adobe entregam conteúdo certo e relevante, no momento mais oportuno


21 de março de 2022 - 0h00

Não importa o porte da empresa, nem se atua no B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer): o foco no consumidor está no centro das estratégias, exigindo das marcas experiências personalizadas e dinâmicas na jornada de contato com o consumidor.

A Adobe se destaca nesse quesito, pois dispõe de ferramentas líderes de mercado em CJM (Costumer Journey Management), como Adobe Marketo Engage, Adobe Campaign e Adobe Journey Optimizer, que entregam a mensagem certa, no momento certo, em qualquer canal digital e em tempo real. “Nossas soluções agilizam exponencialmente o processo de criação de campanhas, peças criativas e a entrega destes ativos em jornadas otimizadas e omnichannel, o que aumenta o engajamento e as receitas”, afirma Ezequiel Fagundes, líder para soluções automatizadas de marketing para América Latina da Adobe.

 

Ferramentas líderes de mercado da Adobe entregam conteúdo certo e relevante, no momento mais oportuno

Ferramentas líderes de mercado da Adobe entregam conteúdo certo e relevante, no momento mais oportuno

Soluções preparadas para os desafios atuais
As ferramentas da Adobe se destacam por sua versatilidade e precisão.

O Adobe Campaign permite usar dados avançados dos clientes para criar, coordenar e fornecer campanhas dinâmicas, altamente customizadas e alinhadas com o desejo dos clientes, via e-mail, dispositivos móveis, canais offline e outros.

O Adobe Marketo Engage oferece um kit completo de ferramentas avançadas para o marketing, baseadas em nutrição de leads e contas, desde a aquisição até a retenção. É a líder no quadrante mágico da consultoria Gartner dentre as ferramentas de automação de marketing para estratégias de gestão de CRM.

Já o Adobe Journey Optimizer ajuda a criar uma comunicação em tempo real, com personalização de mensagens 1:1 em escala. A solução une funções de CDP (Customer Data Plataform) da Adobe com um poderoso orquestrador de mensagens, criando perfis dinâmicos em tempo real e gerenciando jornadas e campanhas.

“Essas três soluções, junto a outras ferramentas da Adobe, oferecem uma visão única e acessível do perfil do consumidor, conectando os conteúdos para oferecer uma experiência hiper-relevante para qualquer tipo de consumidor, entregando jornadas otimizadas, omnichannel e com ótimos resultados em curto prazo”, explica Ezequiel.

Êxitos em cases de grandes marcas

Walmart: A multinacional de lojas dedepartamento precisava oferecer uma experiência consistente on-line e nas lojas físicas. A Adobe ajudou na orquestração da jornada, para acionar alertas com base em ações do cliente, histórico de compras, necessidades alimentares e acionadores por geolocalização. Assim, o Walmart tanto realizou promoções de itens perecíveis ou de baixa procura quanto gerou demanda onde havia forte oferta de produtos. Houve redução significativa do desperdício no estoque, aumento da fidelidade com promoções baseadas no perfil dos consumidores, crescimento da cesta de compras, melhora do atendimento e aumento de score de NPS (metodologia de satisfação de clientes).

UBS: O desafio era alcançar uma visão holística do consumidor e entregar comunicações personalizadas, além de centralizar o gerenciamento de campanhas e a distribuição de e-mail, eliminando ferramentas que oneravam e prejudicavam a eficiência do marketing. A parceria com a Adobe forneceu ferramentas de conteúdo personalizado com base na geografia e nas preferências financeiras de cada perfil de consumidor. O conteúdo personalizado aumentou as taxas de abertura e clique, levando a maiores conversões e receitas; componentes e templates reutilizáveis ajudaram a racionalizar operações e a reduzir custos e o tempo de lançamento das campanhas; e diversas plataformas de e-mail marketing e relatórios foram substituídas pelo Adobe Campaign, eliminando o trabalho manual.

Panasonic: A empresa de eletroeletrônicos tinha a necessidade de gerenciar milhares de peças de garantia e 63 mil páginas na internet, em 72 sites e 22 idiomas. Era necessário alterar a estratégia de vendas para atingir outros clientes, sem perder nenhum dos negócios, e também evitar as reduções de taxas de conversão. O Adobe Marketo Engage permitiu criar um diálogo individual com cada cliente, além de tornar a organização mais dinâmica e inteligente aos olhos do consumidor, entregando para a área de vendas leads qualificados e nutridos de informação, criando uma redução do tempo de ciclo de venda. O Marketo também permitiu implementar uma nova estratégia de vendas com sucesso: a equipe melhorou a contribuição da receita de marketing de menos de 10% para 26%, e dobrou o tamanho de contatos dos clientes de 55 mil para 110 mil.

A Adobe possui soluções para melhorar a eficiência das operações de marketing de ponta a ponta

Integração com soluções da Adobe
Adobe Campaign, Marketo e Journey Optimizer fazem parte do ecossistema da Adobe Experience Cloud, um conjunto de ferramentas que mapeiam, processam e armazenam dados, trazendo insights, otimização de conteúdos online e engajamento da audiência. De ponta a ponta os softwares 100% em nuvem executam campanhas e otimizações, com a ajuda de IA e machine learning.

Se usadas isoladamente, cada uma das três ferramentas atua em um ponto específico da jornada do consumidor, tanto para estratégias B2C como B2B. Juntas, no entanto, formam um trio poderoso que dá a visão 360º da jornada do cliente: a combinação das funcionalidades de Campaign, Marketo e Journey Optimizer permite gerenciar campanhas com insights que impactam diretamente a tomada de decisão do negócio e a melhora da experiência do cliente. “Sozinhas, elas criam um ambiente perfeito em escala exponencial para a busca de novos resultados e ganho de eficiência operacional. Combinadas, criam a visão de futuro de martech, com unificação, simplicidade e agilidade”, reforça Ezequiel.

Amplamente usada por marcas no mundo, o objetivo da Adobe é ajudar as empresas a se transformarem através da experiência digital, desenvolvendo soluções pioneiras, antecipando tendências e fazendo parte dos movimentos de inovação que impulsionam negócios, com tecnologias disruptivas que beneficiam as estratégias de marketing digital.

A Adobe está posicionada como líder em quadrantes de avaliação das consultorias Gartner e Forrester, com destaque para sua alta capacidade de envios de mensagens, facilidade no uso das ferramentas e uso de aplicações de inteligência artificial na otimização das campanhas. “A Adobe Experience Cloud é uma parceira única de negócios. Suas soluções impulsionam vendas, geram e nutrem leads cada vez mais qualificados e estão sempre um passo à frente quando se trata de tecnologia e eficácia, priorizando experiências personalizadas e inteligentes para o consumidor”, declara Ezequiel.

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