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Mídia em grandes varejistas é aposta para o futuro

Soluções do americanas advertising reúnem first-party data e integração omnichannel para qualquer tipo de negócio


23 de maio de 2022 - 0h00

Diante do fim do uso de third-party cookies e do aumento das políticas de privacidade e proteção de dados, o mercado publicitário se movimenta em busca de first-party data e estratégias omnichannel. Nesse contexto, as plataformas varejistas despontam como excelentes aliadas, pois trabalham com diferentes soluções de publicidade em ambientes físicos e online. Conhecida como retail media, a prática, que já é estabelecida em outros países, vem ganhando força no Brasil, pois as marcas querem acompanhar o crescimento do comércio eletrônico e usufruir de novos formatos de anúncios.

No País, de acordo com levantamento da eMarketer, realizado em março deste ano, em 2021, foram investidos US$ 10,6 bilhões em advertising — US$4,8 bilhões apenas no digital. No mesmo período, o estudo aponta que, nos Estados Unidos, principal mercado global, o investimento total foi praticamente o triplo: US$ 31,49 bilhões.

“O grande desafio é a falta de conhecimento de todas as possibilidades que o varejo pode oferecer, diferente do cenário nos Estados Unidos, onde já existe um amadurecimento deste mercado”, afirma Guilherme Leite, gerente de marketing e negócios do americanas advertising, hub de publicidade da americanas s.a..

 

Segundo a eMarketer, em 2021, foram investidos US$ 10,6 bilhões em retail media no Brasil

Segundo a eMarketer, em 2021, foram investidos US$ 10,6 bilhões em retail media no Brasil

americanas advertising: oportunidade única para marcas
O Grupo americanas s.a., à frente de Americanas, Submarino, Shoptime e Ame, marcas voltadas ao consumidor final, possui dados comportamentais e transacionais de mais de 50 milhões de consumidores ativos cadastrados. Isso permite personalizar os anúncios e estabelecer maior assertividade nas estratégias de marketing, além de segmentar as campanhas por categorias, acelerando os resultados e entregando uma publicidade de qualidade, com conexão fluida e natural com o consumidor.

Após uma recente fusão entre as áreas de varejo digital e lojas físicas, houve uma reestruturação do americanas advertising, hub de publicidade omnichannel para todo tipo de negócio. A integração de funcionalidades e soluções permite o oferecimento de mais de 20 formatos de publicidade, com planos completos dentro e fora dos ambientes americanas s.a.. São ações diversificadas, que vão desde anúncios nos sites e aplicativos do grupo até ações na TV aberta.

 

Guilherme Leite, gerente de marketing e negócios do americanas advertising

“O diferencial é que unimos first-party data, tecnologia e espaços de publicidade exclusivos, e oferecemos aos nossos parceiros soluções de publicidade omnichannel, com formatos que colocam as marcas anunciantes e produtos em contato com o consumidor durante todas as etapas da jornada de compra. Entendemos melhor o comportamento do consumidor e, assim, criamos estratégias mais assertivas, com a disponibilização de audiências qualificadas”, explica Guilherme.

A maior Páscoa da Mondelez em dez anos

Em parceria com a Mondelez, o desafio do americanas advertising foi realizar, no ano passado, em meio à pandemia de Covid-19, uma Páscoa omnichannel, com foco no consumidor e no fortalecimento da visibilidade da marca via seus próprios produtos, equilibrando a experiência do cliente e a geração de resultados.

Em uma estratégia omnichannel com experiência unificada entre site, aplicativo e lojas físicas da Americanas, os pilares da ação foram: gerar lembrança das marcas Lacta e Americanas; vender chocolates online e criar condições comerciais para diversas necessidades; e estar presente em toda jornada de compra do cliente, com atuação em diferentes formatos de mídia, como display, hotsite, live commerce e inserções na TV. Os consumidores poderiam escolher entre retirar os produtos nas lojas, receber em casa ou enviar para o presenteado.

 

Ao lado de Mondelez, americanas advertising aumentou em 200 vezes a busca por Lacta

Tudo isso só foi possível graças à grande estrutura da companhia, que além de todo o repertório com publicidade omnichannel, possui 1.800 lojas distribuídas pelo Brasil, que foram constantemente abastecidas com a variedade de itens de Páscoa para deixar ainda melhor a experiência de compra do consumidor.

E os resultados? Foi a maior Páscoa dos últimos dez anos da Mondelez. Houve ampliação de 157% da receita, aumento de 28% no share de vendas, crescimento de 200 vezes nas buscas pela Lacta, esgotamento do Ovo Oreo tripla camada e aumento das vendas do ovo Sonho de Valsa

Planos 360º em projetos inovadores e especiais
O slogan “somar pra todo mundo ver” sintetiza a atuação do americanas advertising, que reúne dados comportamentais, insights, formatos, projetos e audiências, para gerar mais alcance, consciência de marca e resultados. De olho no consumidor multiplataforma, um diferencial competitivo é a possibilidade da criação de planos 360º em formatos omnichannel, com foco em soluções de awareness e performance.

O hub atende todos os públicos do Grupo americanas s.a., das grandes marcas e agências de publicidade aos pequenos vendedores do marketplace. Estão disponíveis desde soluções essenciais de performance até projetos inovadores e especiais, adequados às diferentes necessidades do negócio. “Ajudamos tanto as pequenas marcas que já vendem seus produtos na americanas marketplace quanto grandes indústrias e agências que precisam criar planos robustos de publicidade para destacarem seus produtos e marcas”, diz o gerente.

Estudos internos mostram que marcas que já vendem produtos na americanas marketplace e que complementam suas estratégias anunciando com americanas advertising têm até 250% mais visibilidade, além de vender até quatro vezes mais do que aquelas que não investem em anúncios.

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