A busca por estratégias com first-party data

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A busca por estratégias com first-party data

Uso inteligente de dados por grandes varejistas, como o Grupo americanas s.a., é decisivo para entender motivações de compra e gerar engajamento


24 de maio de 2022 - 0h00

Ao mesmo tempo em que gigantes da tecnologia como o Google trabalham para o fim do marketing digital orientado pelos third-party cookies, surgem, cada vez mais, legislações de proteção de dados e players, sobretudo os que atuam com mobile, em busca de fornecer privacidade e segurança aos seus usuários. Em meio à procura de novas formas de coleta de informações, estratégias de first-party data estão no radar das marcas.

Diante disso, o mercado anunciante volta os olhos aos grandes varejistas para potencializar seu planejamento de mídia. À frente de uma enorme base de first-party data, empresas de venda direta ao consumidor final, como as marcas da americanas s.a., ganham vantagem competitiva, uma vez que possuem expertise a respeito de suas audiências.

 

Uso inteligente de dados primários por grandes varejistas, como o Grupo Americanas AS, é decisivo para entender motivações de compra e gerar engajamento

Dados de mais de 50 milhões de consumidores ativos no universo da americanas s.a. permitem assertividade nas estratégias de marketing

Segundo Henrique Sato, gerente de planejamento estratégico, data insights e customer success do americanas advertising, hub de publicidade omnichannel da americanas s.a., a plataforma conecta dados comportamentais a soluções inovadoras de publicidade, “o que potencializa a personalização e proporciona uma experiência unificada aos consumidores, entre o online e o off-line”.

De olho na mídia de grandes varejistas
Americanas, Submarino, Shoptime e Ame, marcas voltadas ao consumidor final, compõem o Grupo americanas s.a.. Com dados de mais de 50 milhões de consumidores, em total alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o conglomerado consegue acelerar resultados para os anunciantes.

Por meio de soluções integradas, o americanas advertising oferece mais de 20 formatos de publicidade, com ações dentro e fora dos ambientes americanas s.a., desde anúncios nos marketplaces do grupo até campanhas que combinam o online e off-line de forma inovadora. Além de liderar o mercado brasileiro de e-commerce, o grupo atua sob uma diversidade de canais, o que possibilita a criação de um ecossistema inteligente de dados, capaz de mapear os usuários de maneira eficiente.

 

: Americanas Advertising aumenta a visibilidade do negócio para audiências qualificadas

Henrique Sato, gerente de planejamento estratégico, data insights e customer success do americanas advertising

Ao firmar parcerias com varejistas com atuação proprietária na profusão de first-party data e presentes em diversos pontos de contato com os usuários, as marcas podem mergulhar em um amplo entendimento do comportamento dos consumidores, sem necessitar da contratação de terceiros e investimentos extras.

“O cruzamento de first-party data e entendimento do comportamento dos consumidores com as soluções omnichannel do americanas advertising possibilitam a aplicação de estratégias publicitárias assertivas de awareness e performance, focadas em toda a jornada de compra do consumidor”, explica o gerente de planejamento estratégico, data insights e customer success.

Estudos feitos pelo próprio grupo apontam que os parceiros que já vendem produtos pela Americanas Marketplace e complementam suas estratégias com anúncios do americanas advertising alcançam até 250% mais visibilidade, além de vender até quatro vezes mais do que aqueles que não investem em publicidade.

Decifrando a motivação de compra dos consumidores
Como a publicidade não se restringe apenas a anúncios, mas a um relacionamento contínuo com os clientes, a chave do sucesso chega quando se percebe a motivação de compra dos consumidores. Por meio do poderoso data-driven marketing, as soluções do americanas advertising garantem a gestão e análise adequada dos dados, o que ajuda os parceiros a obterem insights valiosos.

Também é possível otimizar e customizar as soluções do hub para conectar os dados obtidos de forma online e off-line e, assim, potencializar as vendas nos dois contextos, criando ações comerciais e comunicações específicas para cada canal. Dessa forma, as marcas também atingem seus objetivos de brandformance, ou seja, o retorno do investimento realizado em ações de branding.

O hub oferece experiências integradas e omnichannel entre sites, aplicativos e lojas físicas das marcas do Grupo americanas s.a., com soluções criativas e interativas para gerar a conexão certeira com os consumidores e ampliar suas vendas, ao mesmo tempo em que garantem o brand safety das marcas.

“Por meio de first-party data, criamos planos de publicidade com diferentes objetivos, gerando não só vendas, mas engajamento. Despertamos o interesse dos consumidores pelos produtos e marcas, comunicando com eles logo no início da jornada de compra e garantindo uma maior eficácia nesse processo”, detalha Henrique.

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