Tendências de Marketing Digital para 2022

Buscar

Tendências de Marketing Digital para 2022

Buscar

post patrocinado

Por

Tendências de Marketing Digital para 2022

As estratégias de canais de afiliados oferecem oportunidades únicas para crescimento de marcas

  • Awin destaca tendências de marketing digital de afiliados para 2022

    Awin destaca tendências de marketing digital de afiliados para 2022

Slideshow


16 de fevereiro de 2022 - 0h00

O mundo testemunhou eventos extraordinários em 2021, especialmente no cenário do comércio eletrônico digital. Entre lançamentos de vacinas, eventos políticos e outros bloqueios no final do ano, os consumidores tiveram muito tempo para ampliar suas compras on-line consideravelmente. Esse crescimento pode ser visto especialmente nas indústrias de publicidade digital, com o marketing de afiliados e parceiros tendo um crescimento particular.

Com mais de 20 anos de experiência, a Awin é uma das maiores plataformas de afiliados do mundo, tendo como parceiros mais de 21.200 anunciantes dos mais diversos setores, como varejo, telecomunicações, viagens e finanças, e uma rede de 241.000 afiliados (mídias digitais, blogs e influenciadores) ativos em todo o mundo. Em um setor no qual a atividade está fervilhando e evoluindo consistentemente, os profissionais de marketing digital têm muitos fatores diferentes a serem considerados ao executar suas estratégias para 2022.

“Somos uma empresa com tecnologia de ponta que conecta grandes marcas e varejistas que vendem on-line com influenciadores e afiliados de diferentes portes, que contribuem consideravelmente para o aumento das vendas, permitindo aos anunciantes criarem estratégias vencedoras de marketing digital, mas também garantindo toda a mecânica de remuneração dos afiliados”, afirma Rodrigo Genoveze, country manager da Awin Brasil.

Essas três tendências revelam como e onde os profissionais de marketing devem investir seu tempo, energia e orçamentos para garantir o maior retorno possível e aproveitar a onda de interesse nas compras on-line.

A infraestrutura do afiliado melhorar

Depois da pandemia global, muitos tentaram reconstruir as economias a partir do zero. A própria indústria de marketing de afiliados passa por uma reconstrução com a adoção massiva de novos padrões para rastrear interações, por exemplo, seja por meio de cliques de consumidores em um aplicativo móvel, em diferentes servidores ou por meio de inovações como o Bounceless Tracking, que pode contornar possíveis restrições de armazenamento de terceiros em navegadores focados em privacidade. A necessidade de implementar modelos de rastreamento mais sofisticados continuará a ser impulsionada pelas demandas de consumidores, gatekeepers e reguladores. As configurações antigas cairão no esquecimento à medida que os anunciantes reconhecem a necessidade de opções mais adaptáveis para um ambiente on-line cada vez mais fragmentado e diversificado, no qual os consumidores deslizam perfeitamente por diferentes plataformas e dispositivos.

No Brasil especificamente, sendo ano eleitoral, esse foco no rastreamento será ainda mais relevante, pois com a insegurança gerada nos ambientes político e econômico, somada às dúvidas quanto à manutenção do nível de consumo on-line em 2021, já que cerca de 70 % da renda mensal de um grande número de famílias já está comprometida com dívidas e as altas taxas de desemprego ainda persistem, torna o acompanhamento da motivação de compra essencial para as empresas medirem seu desempenho.

Os consumidores vão comprar onde e como quiserem

Com o aumento das compras on-line, estamos vendo a web se tornar uma experiência totalmente comprável. Diante disso, as marcas têm como objetivo garantir que o cliente possa realmente comprar seus produtos onde e quando quiserem, seja em aplicativos das próprias empresas ou em lojas digitais, tendo acesso fácil e rápido na palma da mão. Isso é muito relevante para que as marcas contribuam para a capacidade de comprar e fidelização de seus clientes.

Com mais de 70% dos minutos diários on-line gastos em smartphones, o reconhecimento da importância crescente destes dispositivos móveis por todas as partes envolvidas – anunciantes, editores e redes – é uma obrigação. É também fundamental que as integrações sejam mais fáceis e haja uma compreensão mais onipresente do vasto valor do rastreamento de aplicativos, o que permitirá que se constate que o canal de afiliados tenha um número recorde de anunciantes em todo o mundo integrando o rastreamento de aplicativos em seu programa de afiliados. De acordo com o Awin Report no Brasil, 34% das vendas traqueadas já acontecem em dispositivos móveis.

As marcas terceirizarão a inovação para ficar à frente da curva

A publicidade digital vem se tornando cada vez mais complexa e, diante desta realidade, os parceiros de tecnologia continuarão sendo um elemento-chave para ajudar as marcas a se manterem à frente da concorrência. O marketing de afiliados fornece o modelo ideal para as empresas fazerem parceria com várias empresas, cada uma das quais pode agregar valor na otimização do tráfego para os websites dos anunciantes.

Plataformas como a Awin existem há mais de 20 anos e desenvolveram soluções universais que podem abrigar esses parceiros de tecnologia para que as marcas possam implementar suas ferramentas rapidamente em seus próprios sites com um único clique. Essa abordagem plug-and-play fornece uma tática ágil para o marketing on-line, o que é muito mais rápido e prático do que desenvolver ferramentas por conta própria. Por isso, ao terceirizar estas tecnologias, as marcas se libertam para focar na melhoria de seus produtos e serviços.

À medida que o cliente se torna mais maduro, consciente e exigente ao fazer compras on-line é fundamental que as marcas entendem cada etapa da jornada de consumo que oferecem. Neste contexto, um programa de afiliados associado a parcerias de tecnologia é essencial, pois permite que os anunciantes descubram o valor de seus pontos de contato com os consumidores por meio de parceiros afiliados para obter uma compreensão mais consistente e precisa do que estava funcionando e do que deve ser ajustado para melhorar as relações com os clientes e o retorno dos investimentos em publicidade. Por isso, a tendência é que mais e mais empresas comecem a criar programas de afiliados, não apenas como uma maneira de expandir seu alcance, mas também como um balcão único para encontrar e fazer parcerias facilmente com novas tecnologias que os manterão à frente dos concorrentes na publicidade digital, que está em constante evolução.

Se você é um anunciante e deseja explorar como a Awin pode ajudar a acelerar sua atividade de comércio eletrônico no ano novo, entre em contato. Caso você seja um editor ou influenciador que deseja aproveitar a plataforma da Awin para criar mais parcerias lucrativas, comece hoje mesmo. Mais detalhes do nosso Awin report com dados do mercado brasileiro podem ser encontrados aqui.

Publicidade

Compartilhe

Veja também