Pinterest: onde as ideias se tornam realidade

Buscar

Pinterest: onde as ideias se tornam realidade

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Pinterest: onde as ideias se tornam realidade

Relacionamento entre audiência e plataforma unido ao lançamento no Brasil das soluções para publicidade promovem oportunidades únicas para marcas

  • Em março, o Brasil foi o primeiro mercado da América Latina a receber as soluções de ads do Pinterest

Slideshow


27 de maio de 2021 - 15h39

No mundo, 475 milhões de pessoas usam, mensalmente, o Pinterest. Se a rede social fosse um país, sua população seria a terceira maior do mundo, atrás apenas de China e Índia. No Brasil, o público da plataforma chega a 46 milhões de pessoas – que buscam o Pinterest para planejar o futuro, seja ele um novo banheiro, o look da entrevista da próxima semana ou a refeição para impressionar na quarentena. Isso fez com que, de janeiro a dezembro do ano passado, o público brasileiro garantisse ao Pinterest 3 bilhões de Pins, que é a forma que o usuário salva um conteúdo.

Além do alcance amplo da plataforma, os usuários do Pinterest partem de uma mesma mentalidade: eles estão abertos à inspiração, mas decididos a tomar uma ação baseada no conteúdo da rede.

Segundo um estudo da Comscore, 85% da audiência do Pinterest, no Brasil, afirma que recorre à plataforma, quando vão começar um projeto novo. Aliado a isso, 97% das pesquisas, dentro da rede social, não contêm um termo de marca. Isso não quer dizer, entretanto, que eles não estejam abertos ao consumo – 83% dos usuários semanais fizeram compras baseadas no conteúdo que viram na plataforma.

Essa característica dá a oportunidade de anunciantes buscarem a audiência certa, em um momento de maior disposição para conhecer e experimentar novas marcas. Um segmento onde isso fica latente é o de reformas. Entre os usuários brasileiros, 62% afirmam que têm interesse no assunto. E a maioria focada no formato Faça Você Mesmo. Dessa forma, a decisão de compra vai além da escolha de um móvel ou da matéria prima dele, e passa a figurar no grupo de ações que definem o estilo de vida dos usuários do Pinterest.

Formatos e oportunidades
Em março, o Brasil foi o primeiro mercado da América Latina a receber as soluções de ads do Pinterest. A ferramenta funciona para marcas de todos os portes e inclui uma segmentação robusta, painéis de mensuração interativos, inclusão da opção ao consumidor de finalizar uma compra em anúncios, além de outras ferramentas que auxiliam a gerenciar e maximizar os efeitos de uma campanha.

As aplicações que podem surgir dessa gama de ferramentas são amplas: vão desde uma possível campanha de aumento de alcance até uma estratégia de aumento de frequência em lojas físicas, passando pela conversão de uma venda e pelo aumento de tráfego em outro ambiente online. Um estudo realizado pela consultoria Neustar, nos Estados Unidos, exemplifica a questão. O retorno sobre investimento para anúncios de marca do varejo chegou a ser duas vezes maior no Pinterest do que em outras mídias sociais.

Em maio, o Pinterest lançou sua primeira campanha direcionada ao mercado publicitário. Ela faz parte de um esforço para mostrar a agências e anunciantes os atributos da plataforma. Confira o filme:

Publicidade

Compartilhe

Veja também