Plataformas para pesquisas rápidas dão agilidade a demandas imediatas

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Por Qualibest

Plataformas para pesquisas rápidas dão agilidade a demandas imediatas

Atendendo ao conceito de pesquisa Agile, soluções como o QExpress, do QualiBest, facilitam a realização de pesquisas quantitativas



6 de dezembro de 2019 - 20h16

Em um contexto marcado pelo avanço da tecnologia e da ascensão de metodologias ágeis, o setor de pesquisa de mercado tem mudado, buscando novas formas de dar mais agilidade aos resultados e possibilitar abordagens diferentes por meio do digital.

Essas são algumas das razões por que as plataformas para pesquisas rápidas estão ganhando cada vez mais destaque. Um exemplo é o QExpress, modalidade de pesquisas rápida lançada este ano pelo QualiBest, e que oferece uma maneira fácil e segura de fazer pesquisa quantitativa – ideal para quem precisa de resultados imediatos.

Segundo Daniela Daud Malouf, diretora do QualiBest, o QExpress veio para complementar o portfólio de soluções de pesquisa do instituto, que é pioneiro em pesquisas online no Brasil. A modalidade é ideal para quando as dúvidas são pontuais, há pressa e verba reduzida.

“As informações são entregues em dashboards que facilitam a visualização dos dados e a análise para extrair insights. A facilidade de entrega possibilita uma ótima relação custo-benefício para agências e marcas”, explica.

Para Daniela, diante de um cenário em que o contexto de agilidade passou a ser uma demanda em todas as frentes de negócios e vem impactando o cenário da pesquisa de mercado, soluções para pesquisas rápidas devem ganhar cada vez mais relevância.

“O conceito de pesquisa Agile vem influenciando o cenário da pesquisa de mercado, modificando definitivamente a forma como se estruturam e se executam projetos. O objetivo é planejar, coletar dados e entregar resultados em curto espaço de tempo, que é justamente a missão de soluções como o QExpress”, afirma, ressaltando que a pesquisa Agile não é baseada só em velocidade, mas na redução de desperdícios: desperdício de tempo, de recursos e também de insights, buscando o que realmente é mais relevante para responder aos objetivos da pesquisa e, caso necessário, então proceder para uma pesquisa robusta.

Como é o estudo com o QExpress?

Por meio da ferramenta, é possível organizar um questionário de até 25 questões (até 15 minutos de aplicação) e a pesquisa é finalizada, em média, em cinco dias úteis. O cliente também pode acompanhar o projeto em tempo real por meio do dashboard. Ou seja, os estudos são realizados de maneira “express”, com o objetivo de trazer respostas confiáveis no menor tempo possível.

“O acompanhamento em tempo real permite ao cliente uma tomada de decisão rápida e assertiva. Sendo ideal para demandas como teste de embalagem, avaliação de conceito, pré e pós-teste de campanha, entre outras necessidades pontuais”, afirma a diretora do QualiBest.

A ferramenta ainda conta com exportação automatizada de dados em Power Point, Excel e cruzamento de variáveis no próprio dashboard analítico.
“Diferentemente da maioria das soluções de pesquisa rápida, com o QExpress o cliente não precisa programar sua pesquisa. Isso fica por conta do QualiBest. Ainda dependendo do projeto, por um incremento de custo e prazo, os dados podem ser processados em Excel com testes estáticos, e há um suporte do QualiBest no desenvolvimento do questionário e na interpretação dos resultados”, diz Daniela.

Ela lembra, entretanto, que nem todo tipo de estudo pode ser realizado apenas com este tipo de entrega.
“Há casos em que a incidência do público-alvo é baixa ou que somente a entrega em dashboard interativo não traz insights suficientes para a tomada de decisão. Nesses casos, é preciso um planejamento maior para o estudo, análises mais complexas e um storytelling que ajude na interpretação dos resultados”, explica.

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