Liderando o amadurecimento das Adtechs

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Por ROIx

Liderando o amadurecimento das Adtechs


10 de dezembro de 2018 - 11h15

A comunicação direcionada para a audiência correta é o caminho para o sucesso. Foi por acreditar nisso que, há oito anos, muito antes de o mercado mundial reconhecer a eficiência do uso dos dados próprios de audiência, a ROIx, especialista em inteligência de dados e mídia, iniciou o desenvolvimento de sua DMP. Mesmo ainda com tecnologias incipientes, a empresa conduziu seus esforços para coleta, organização e ativação dos dados First Party de seus clientes.

“Desde o início, nosso objetivo era criar produtos que facilitem a compra de mídia digital usando inteligência de dados que possam entregar melhores resultados”, afirma John DeTar, CEO da ROIx. Para o executivo, o entendimento da audiência é o pilar que sustenta toda a comunicação e direciona a compra de mídia. “Esse entendimento também é vital para a escolha dos formatos que podem nortear a criação e definir os investimentos”, afirma. “É a base de tudo.”

O que antes era apenas uma área inteligência de dados, se tornou a spin-off Global Data Bank, empresa que hoje tem uma operação própria e está por trás de todas as campanhas veiculadas nos produtos ROIx e mais de 200 anunciantes.

Por outro lado, a ROIx buscou novas alternativas e expandiu sua atuação com produtos como TVxtender e AUDIOx, plataformas de vídeo e áudio com entrega por audiência que já mostravam o seu verdadeiro valor: dados. Com isso, ampliou sua força para criar novos produtos e expandir sua atuação, em outras plataformas como Branded Content e B2B. O modelo de negócios da ROIx foi desenhado para operar em todas as frentes programáticas, tanto as atuais quanto as que virão em um futuro próximo, como Out-of-Home, por exemplo.

“Por meio dos nossos mecanismos e da capacidade de análise de dados, pudemos criar soluções únicas, como o ROIx Business — focado no mercado B2B (audiência direcionada a decisores de empresas). Todas essas soluções são apoiadas neste grande pilar de dados, que permite com que uma determinada audiência seja encontrada da forma mais eficiente possível. “Não há como construir imponentes e sofisticadas soluções sem uma sólida fundação, ou tudo pode desmoronar”, enfatiza John.

PROTEÇÃO DE DADOS

Sócios da Roix da esquerda para direita: John DeTar, Guilherme Soter, Raphael Klein e Ricardo Marques

Por reconhecer que os dados são o principal ativo de uma empresa, a ROIx sempre teve a preocupação de garantir a total segurança de seus clientes. Por isso, sua operação é baseada nas melhores práticas do mercado e respeita as legislações vigentes em cada um dos países em que atua.

Segundo Guilherme Soter (foto), CFO da ROIx, desde o primeiro dia até hoje, a empresa tem se preparado para estar de acordo com as leis de proteção de dados. “Além de profissionais com amplo conhecimento, contamos com o auxílio de consultorias especializadas, como o Baptista Luz Advogados, que é um dos principais escritórios de advocacia com foco no mercado de publicidade digital, para nos adequarmos às regulamentações que têm sido implementadas, como a GDPR e a recém-aprovada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Brasileira.”

ROIX CONTENT: CONTEÚDO CUSTOMIZADO IMPULSIONADO POR BIG DATA E PROGRAMMATIC

Observando o aumento da demanda do mercado por branded content e a perda de relevância da propaganda tradicional entre as novas gerações, a ROIx ampliou mais uma vez o portfólio com o lançamento do ROIx Content, produto de conteúdo personalizado focado na audiência dos anunciantes.

Segundo Ricardo Marques, CMO da ROIx e um dos idealizadores do projeto, o produto é apoiado no tripé: dados, inventário premium e conteúdo direcionado. “Enxergamos essa oportunidade há dois anos e aqui está o resultado”, diz ele. De forma geral, a ideia é impulsionar os conteúdos produzidos pelo ROIx Content nas principais redes de publicidade digital.

Um dos primeiros cases de sucesso da ROIx Content foi desenvolvido para a Ford, em parceria com a produtora FWK e a GTB, agência do Grupo WPP. As empresas criaram uma web série para promover o lançamento do Ka FreeStyle. Em cinco episódios, a produção acompanhou a viagem dos surfistas Jorge e Alana Pacelli, pai e filha, do Guarujá à cidade do Rio de Janeiro. Pelo caminho, os dois fazem várias paradas para contar histórias da família e aproveitar ondas e paisagens.

O trabalho foi veiculado na rede ROIx e publicado no YouTube da marca. Foram mais de 13 milhões de impressões. Somente na rede ROIx foram quase dois milhões de views completos e mais de três milhões de usuários únicos com engajamento de 53%, excelente resultado por se tratar de 2 minutos.

Para Rafael Amorim, diretor-geral de mídia da JWT, o grande diferencial dessa ação foi a viabilização do conteúdo e da mídia aliada aos dados de entrega programática no target. “Além do conceito que caiu como uma luva na estratégia que prevíamos para o lançamento do Ford Ka Freestyle, a concentração dos pilares de produção, mídia e dados em um único player contribuiu para o sucesso do projeto”, afirma.

De acordo com Sergio Kligin, diretor comercial da ROIx, o ROIx Content entrega as duas maiores tendências de comunicação, que são dados e produção de conteúdo customizado. “Hoje, a ROIx tem a capacidade de combinar as duas pontas de forma coordenada”, afirma. Em parceria com produtoras, o braço de conteúdo da empresa pode produzir vídeos que tenham afinidade com cada marca e suas respectivas audiências. “Com isso, o produto passa a ser muito relevante para empresas que queiram contar histórias reais para pessoas certas”, diz.

Além da produção sob demanda, o ROIx Content também oferece aos clientes projetos para as principais datas e eventos do calendário nacional.

 

A EVOLUÇÃO DA COMPRA PROGRAMÁTICA BASEADA EM DADOS

Pensando em simplificar o ecossistema programático com transparência e eficiência, a ROIx trouxe ao mercado o Connect, a solução programática que une inventário premium com audiências qualificadas, baseadas em dados determinísticos. Tudo isso em apenas um clique.

Desta forma, o comprador permanece no controle do investimento, na escolha da DSP, na mensuração e nas decisões a serem tomadas, garantindo que os objetivos iniciais sejam alcançados. Atualmente, o Connect faz a curadoria de inventário de aproximadamente 400 publishers qualificados em toda Latam.

Com o Connect, a ROIx redesenha a cadeia de compra da mídia programática. Um dos maiores benefícios dessa solução é a geração de economia para os clientes, ao impedir que boa parte do investimento se perca ao longo da vasta e complexa cadeia do ecossistema digital. Outro benefício claro é que a combinação dos dados gera segmentações ainda mais sofisticadas que potencializam o alcance das campanhas e, consequentemente, melhoram a precisão do target.

“Usando os dados corretos, o índice pode chegar a 90% de assertividade. Para os traders, isso se traduz em otimização de tempo e aumento dos resultados com garantia de Brand Safety, o que resolve grandes desafios do mercado”, afirma John DeTar.

Na sua opinião, o Connect é a melhor solução para os traders porque cada PMP (Private MarketPlace) filtra apenas as impressões que fazem parte do target definido pela campanha com alto viewability.

Para os publishers, o Connect potencializa a receita e traz competitividade. A solução trabalha no First Price Auction (ou leilão de primeiro preço) e garante CPM líquido fixo para os parceiros. “Não há custos extras, como fees de SSP ou time comercial”, explica John deTar. “Em vez disso, a ROIx trabalha para trazer mais demanda e receita para o publisher”, comenta.

Outro benefício é a capacidade do Connect de ultrapassar as fronteiras e se conectar a compradores de mídia de qualquer lugar do mundo. Atualmente, a ROIx trabalha em todas regiões da América Latina e nos Estados Unidos.

ROIX BUSINESS: ESTRATÉGIAS PROGRAMÁTICAS PARA O MERCADO B2B

Com objetivo de atender uma demanda específica do mercado por soluções programáticas focadas em B2B, a ROIx criou o ROIx Business. Por meio dessa solução os anunciantes têm a oportunidade de direcionar suas campanhas para uma audiência altamente qualificada, formada por decisores de empresas, como sócios, proprietários, representantes legais.

De acordo com Sergio Kligin, diretor comercial da ROIx, o produto une a expertise de mídia da ROIx às soluções de audiência da TransUnion, parceira do Global Data Bank (GDB).

“Nunca foi possível você ter a garantia de que realmente você estava falando com os decisores do mercado B2B. ROIX business agora te permite ter uma comunicação focada com essa audiência de negócios, algo que toda empresa com foco corporativo sempre sonhou.”

Desde seu lançamento, o ROIx Business tem conquistado o mercado e mostrado a eficiência de se trabalhar com um segmento especifico e qualificado de audiência. Entre os clientes recorrentes fazem parte instituições financeiras como Santander e Cielo, que desde o lançamento do produto tem veiculado.

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