Como um HD pode ajudar seu trabalho fluir melhor?

Buscar

Como um HD pode ajudar seu trabalho fluir melhor?

Buscar

post patrocinado

Por Seagate

Como um HD pode ajudar seu trabalho fluir melhor?

Slideshow


28 de junho de 2017 - 17h02

Você ou alguém da agência já deve ter passado por esta situação. Em meio a um processo criativo, surge uma ótima ideia para uma campanha, uma edição de imagem ou para um vídeo, mas até o seu computador terminar de carregar o Windows, abrir o Photoshop ou o Premiere e os arquivos que você precisa estarem disponíveis para utilização, a inspiração já foi embora.
Para alguns, a solução poderia ser trocar o computador por uma máquina com SSD. Acontece que, para muitos profissionais, as capacidades que os SSDs atuais oferecem são insuficientes. Mesmo SSDs com 1 TB não dão conta do recado para alguns trabalhos, como editar vídeos em resolução 4K, mixar diversas faixas de áudio de alta qualidade ou editar e manipular diversas imagens de alta resolução ao mesmo tempo. Sem falar nos preços altos cobrados por eles. Então o que fazer?
Felizmente, os HDs evoluíram significativamente nos últimos anos. E graças a essas novas tecnologias, eles conseguem oferecer velocidades de leitura e gravação impressionantes, com capacidades muito mais generosas e preço por terabyte muito mais acessível do que os discos de estado sólido.

Trabalhando juntos
O Barracuda Pro da Seagate, por exemplo, oferece capacidades de armazenamento de até 10 TB, nas mesmas 3,5 polegadas que outros HDs ocupam com menos de 1 TB. Ele tem velocidade de 7.200 rotações por minuto e um cache de 256 MB, o que possibilitam que ele atinja uma velocidade de gravação e leitura de até 220 megabytes por segundo.
Para a pós-produção de vídeo, por exemplo, o armazenamento tem capacidade suficiente para consolidar todo o conteúdo do projeto, e é rápido o suficiente para que permitir trabalhar com imagens na resolução mais alta possível. Para profissionais da área fotográfica, o HD oferece armazenamento confiável e rápido o suficiente para percorrer toda a biblioteca do Lightroom® sem defasagem. E, para áudio, ele permite mixar mais de 100 faixas simultaneamente sem causar atrasos ou frustrações.

Um exemplo importante da tecnologia desses novos HD’s é o MTC, sigla em inglês que significa “Multi-Tier Caching Technology”. Basicamente, essa tecnologia permite que o HD utilize diversos tipos de armazenamento (incluindo RAM dinâmica, armazenamento Flash e técnicas de gravação em disco rígido diferentes) para otimizar a performance das máquinas.

“Cache”, por sua vez, é um espaço em que o disco grava informações que precisam ser recuperadas com frequência e agilidade. Trata-se de um setor extremamente importante da memória, tanto que até mesmo processadores têm seu próprio cache. Muitos HDs utilizam um cache de memória aleatória dinâmica (que é muito mais rápida) para oferecer mais velocidade ao usuário.

Confiabilidade
A velocidade elevada do disco não se traduz em consumo elevado de energia. O Barracuda Pro consegue rodar com apenas 6,8 W de potência, o que faz dele um dos HDs mais econômicos do mercado. O consumo de energia dos HDs não ajuda só a economizar na conta de luz, mas também na hora de montar uma estação de trabalho ou PC para jogos. Isso porque esses computadores normalmente usam também uma fonte dedicada. E quanto menor for o consumo, menor a fonte que precisa ser comprada.

Há também algumas inovações no sentido de dar mais confiabilidade aos HDs. Ainda no caso do Barracuda Pro, por exemplo, a Seagate garante cobertura de dois anos contra problemas mecânicos, acidente ou até mesmo desastres naturais (pois a empresa disponibiliza gratuitamente o serviço de recuperação de dados para esse HD) . E com cinco anos de garantia, o usuário pode ficar tranquilo quanto à possibilidade de falhas técnicas.

Mesmo que os SSDs hoje em dia sejam muito populares, ainda vale muito a pena ter em conta essas novidades dos HDs na hora de escolher um novo dispositivo de armazenamento. Especialmente para profissionais criativos que trabalham com cargas pesadas de dados, HDs como o Barracuda Pro podem ser uma solução interessante, possibilitando que eles mantenham grandes volumes de material bruto sem comprometer a velocidade de suas operações.

Publicidade

Compartilhe

Veja também