Em nova comunicação, VIVA destaca novelas, humor e variedades como seus pilares estratégicos

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Por Viva

Em nova comunicação, VIVA destaca novelas, humor e variedades como seus pilares estratégicos


3 de maio de 2018 - 19h53

Há quase 70 anos a novela é uma das principais formas de entretenimento do brasileiro na televisão. Os folhetins registram recorde de audiência e circulam nas rodas de conversas da população. Até o trânsito da cidade mais caótica do Brasil, São Paulo, já chegou a diminuir em dia de último capítulo de uma trama. Não é à toa que o VIVA tem a novela como seu pilar mais estratégico de programação. A audiência, claro, corresponde: considerando o total de indivíduos, as novelas estão em primeiro lugar no ranking de TV por assinatura, com cerca de 33 milhões de telespectadores impactados de outubro a dezembro de 2017 (*).

Agora, com o seu posicionamento reformulado, o VIVA reforça ainda mais esse produto. A marca trouxe para o mercado uma identidade visual renovada e uma comunicação que fortalece seus três pilares estratégicos: novela (o principal deles), humor e variedades. Um novo hotsite compila detalhes sobre a programação, a nova identidade visual e mídia kits. Nesta nova fase, VIVA destaca-se como uma marca contemporânea e reforça a leveza, a diversão e a capacidade de reinventar a relação entre passado e presente. Com suas três vertentes de programação, é top 10 no ranking de tv por assinatura (**), resgata personagens queridos e conteúdos recordistas de audiência que fazem parte da memória afetiva do brasileiro, além de atrações internacionais e produções próprias. Hoje, em sua grade de novela, por exemplo, estão “Explode coração”, “Bebê a bordo”, “Sinhá moça”, e os seriados “Malhação” e “Sandy e Junior”.

Fazem parte dos humorísticos atrações como “Os Trapalhões”, “As Aventuras do Didi”, “Os Normais”, “A Diarista”, “Estados de Chico Anysio City”, “Toma Lá Dá Cá”, “Sai de Baixo”, “Zorra Total” e “Escolinha do Professor Raimundo”. Na área de variedades, os destaques são os programas como “Encontro com Fátima Bernardes” e “Mais Você”. Há ainda o “Especial Roberto Carlos” que exibe, semanalmente e em horário nobre, os shows do cantor entre os anos de 2001 e 2005.

No ano passado, a marca realizou uma pesquisa qualitativa em parceria com o Studio Ideias e um estudo quantitativo com o Instituto Análise. Dentre as características destacadas pelos participantes estavam o fato de o VIVA valorizar os vínculos, ser um lugar de conforto, aproximar as diferenças sem criar embates, e ser um canal capaz de reinventar a relação do passado com o presente. Segundo o levantamento do Instituto Análise, 91% dos entrevistados indicaram que “VIVA é para todos, não importa a idade”, enquanto 79% avaliaram que “com o canal VIVA tenho momentos de união familiar.” Polika Teixeira, gerente de marketing do VIVA, diz que os dados deixaram ainda mais evidente que a marca tem valores muito importantes para o telespectador.

“O canal é para toda a família, um ponto de encontro no tempo, onde as gerações se reúnem. Para alguns, o conteúdo é um resgate da memória afetiva. Para outros, é pura novidade. O sucesso dos memes na internet reforça isso, esse potencial de unir as gerações”, diz Polika. Na TV, 67% da audiência tem idade entre 18 e 59 anos (***). Já no Instagram, a faixa etária de 81% do público está entre 18 e 44 anos (****). As redes sociais, aliás, ajudam a alimentar as conversas em torno da programação, já que os fãs e seguidores interagem ativamente – inclusive criando memes – com a marca, que só no Facebook tem mais de 3 milhões de fãs em sua página. Também na internet, a plataforma VIVA Play transmite o conteúdo do canal em tempo real, além de oferecer conteúdo de acervo. No ano passado, mais de 1,2 milhões de horas de atrações humorísticas foram consumidas na plataforma online (*****).

 

 

Fontes

(*) Ibope MW 15 mercados. Análise Tabela de Programação. Indivíduos c/pay TV. Período: 1º de outubro a 31 de dezembro/2017.Projeção: Base Anatel Média Out a Dez/2017- 53.961.665

(**) MW 15 mercados. Faixa horária. RAT%, Indivíduos com pay TV. Jan a 18 mar/2018. Horário nobre (19h à 1h).

(***) MW. ADH%. Indivíduos c/ Pay TV. Jan a Dez/2017. Total do dia

(****) Facebook Insights e Socialbakers. Período: Jan a Dez 2017

(*****) Play: Dax até out/17 e G.A. Vídeos a partir de Nov/2017 + VOD operadora

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