Começou a busca pelo Grand Play!

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Começou a busca pelo Grand Play!

Inscrições para o YouTube Works estão abertas. Premiação estreia formato presencial na edição de 2022

  • YouTube Works celebra a criatividade e a relação entre marcas e o público

    YouTube Works celebra a criatividade e a relação entre marcas e o público

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28 de junho de 2022 - 0h00

O YouTube Works chega à sua terceira edição — e já é possível inscrever as campanhas que mais brilharam na plataforma  de vídeos do Google.

O objetivo da premiação é reconhecer as marcas que fazem o melhor uso criativo do YouTube e, ao mesmo tempo, constroem uma estratégia capaz de atingir resultados de negócio expressivos.

Para inscrever-se no YouTube Works 2022, o anunciante ou a agência responsável devem preencher um formulário no site da premiação e justificar os motivos pelos quais a campanha foi única e merece destaque entre as milhares veiculadas na plataforma.

A inscrição é gratuita e estará aberta até o dia 25 de julho. São cinco categorias diferentes (leia mais no box).

Circuito Brahma Live Ganhou o GP em 2021

Maior vencedora da edição de 2021, a Ambev conquistou o Grand Play no ano passado — foi a única vencedora em duas das categorias regulares. Sob o guarda-chuva da marca Brahma, a pandemia obrigou a empresa a reformular a principal ativação do ano: o calendário de patrocínio de shows de música sertaneja.

 

O case Circuito Brahma Live aumentou em 30% a afinidade do brasileiro à marca

O case Circuito Brahma Live aumentou em 30% a afinidade do brasileiro à marca

Dessa forma, nasceu o Circuito Brahma Live. Foram mais de 250 atrações que, juntas, ultrapassaram a marca de meio bilhão de visualizações no YouTube. Segundo um estudo da Kantar, o calendário rendeu à Brahma R$ 38 milhões em earned media e aumentou em 30% a afinidade do brasileiro à cervejaria em comparação ao ano anterior.

De acordo com os jurados, Circuito Brahma Live conquistou os troféus de Brand Building e 2020 Reaction porque foi capaz de agir com rapidez no planejamento e na execução, bem como conseguiu adaptar o formato de maneira envolvente para o ambiente virtual. A campanha virou referência no mundo das lives.

A avaliação das campanhas
A análise dos cases inscritos no YouTube Works, prêmio desenvolvido em parceria com a Kantar — responsável por gerenciar o processo de curadoria e julgamento das campanhas, bem como por moderar as sessões de julgamento — é feita em duas frentes complementares.

Há dois colegiados que formam os júris. O primeiro — formado por profissionais da indústria de comunicação — faz o shortlist das campanhas.

Após a divulgação dos finalistas, um segundo júri entra em ação, para definir os ganhadores de cada categoria e o vencedor do Grand Play (GP), maior reconhecimento da competição.

Este último júri representa a pluralidade de profissionais que atuam em Branding & Performance, com integrantes que têm conhecimento especializado e experiência significativa em todos os espectros da indústria e das categorias. Há também creators e empresários, que representam agentes do ecossistema com visão de negócios, e profissionais que buscam garantir a inclusão e representatividade de todo mercado brasileiro.

Novas categorias
A edição de 2022 do YouTube Works marca uma mudança profunda no formato da premiação.

Das cinco categorias que segmentaram as campanhas no ano passado, apenas Best Work With Creators se manteve inalterada, além do reconhecimento máximo, o Grand Play.

As categorias Data Driven, Strategy for Action e Brand Building foram agrupadas em uma única: Business Impact. Visibility and Inclusion tornou-se Social Impact, com o objetivo de ampliar o escopo para atingir todo o grupo de políticas ESG (ambiental, social e governança, na tradução para o português).

Além disso, há duas novas categorias: The Unskippable e Meeting the Moment, que têm como objetivo em comum valorizar o trabalho criativo na plataforma e o uso contextual das ferramentas de uma campanha ao enfrentar os desafios econômicos impostos à população no último ano.

A mudança de categorias não é a única novidade. Pela primeira vez, desde o início da premiação, a cerimônia na qual conheceremos os vencedores será presencial, realizada em São Paulo, em setembro.

Nas edições realizadas online, já passaram pelo palco do YouTube Works apresentadores e grandes nomes do entretenimento, como Márcia Sensitiva, Diva Depressão, Deboche Astral, Lorelay Fox e Duda Beat.

As categorias do YouTube Works

Best Work With Creators
Deu Match
A categoria define o melhor aproveitamento do potencial dos creators para atingir os objetivos da campanha. O júri definirá o resultado a partir da avaliação de como a marca usou a essência do criador para contar uma história ou, ainda, o papel desse talento na cocriação da campanha com a marca e a agência.

Business Impact
#Impactou
Nesta categoria, os jurados buscam a marca que melhor usou os recursos da plataforma para atrair resultados de negócio. A régua é ampla: pode ser tanto a construção da marca quanto o aumento no volume de vendas, por exemplo.

Social Impact
Merece Replay
Palco ideal para o reconhecimento das campanhas que apoiaram uma causa ao longo do ano. São três frentes de atuação que se encaixam nessa categoria: diversidade, inclusão e impacto ambiental.

Meeting The Moment
Do limão, uma limonada
A categoria dá reconhecimento às marcas que melhor reagiram a um contexto cultural. Retomada das atividades presenciais e crise econômica foram alguns dos desafios do brasileiro no último ano — e marcas buscaram se aliar ao usuário nesse período.

The Unskippable
Não deu para “Skipar”
A categoria avalia a campanha que usou os primeiros cinco segundos de uma campanha no YouTube de maneira mais convincente. Premia o anunciante que envolveu o público e convenceu a audiência a continuar o vídeo, ao invés de apertar o skip. Destaque para peças voltadas a novos formatos, como Connected TVs.

Grand Play
Indispensável
Maior reconhecimento da premiação, o Grand Play celebra a campanha que melhor demonstra eficácia, criatividade, inovação e uso de dados. Tudo em prol de um resultado de negócio. Não é uma categoria na qual é possível fazer inscrição — são consideradas as peças que comprovadamente preenchem todos os requisitos para concorrer ao GP.

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