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Muito além do turismo: um novo jeito de viver experiências

Com investimento de R$ 1,2 bilhão até 2028, a Aviva reposiciona marcas, renova destinos e investe em novas frentes, como conteúdo infantil e clubes residenciais

Fortalecer a proposta da empresa como uma plataforma múltipla de experiências em viagens e entretenimento é o objetivo da Aviva com o reposicionamento de seu negócio, que inclui a reorganização das marcas, a categorização dos hotéis e o lançamento de produtos. Iniciado em 2024, o plano prevê investimentos de R$ 1,2 bilhão até 2028, com foco não apenas em reforçar a atuação sob uma identidade mais coesa, mas também em transformar a oferta de produtos e serviços para o público em todo o Brasil.

Embora esta seja uma nova fase, o portfólio da companhia — que engloba destinos tradicionais como Rio Quente (Goiás), Costa do Sauípe (Bahia) e Hot Park (Goiás) — vem sendo continuamente estruturado desde 2018. Agora, além da elevação do padrão da oferta hoteleira, a estratégia inclui a expansão para novos mercados e o desenvolvimento de produtos residenciais e de entretenimento infantil. “O objetivo é organizar a arquitetura de marcas de forma que traduza com clareza nossos pilares de negócio, facilite o entendimento da oferta e conecte cada experiência à proposta de valor da Aviva”, afirma Edson Cândido, diretor de marketing e vendas da companhia.

Mais do que uma atualização visual ou conceitual, o reposicionamento busca acompanhar o ritmo de crescimento acelerado da empresa, que alcançou, em 2024, o maior faturamento de sua história — R$ 1,4 bilhão, resultado 7% superior ao projetado para o ano, mesmo com parte do inventário dos resorts em processo de renovação. A meta, segundo Cândido, é preparar a marca para novos ciclos de expansão. “A Aviva sempre tratou a marca como um ativo estratégico para impulsionar os negócios e comunicar seu propósito. Esse posicionamento exigiu integrar marcas com histórias, culturas e essências distintas sob uma mesma estratégia, preservando o que cada uma tem de mais especial”, explica.

Rio Quente Resorts: Revitalização dos ativos

O reposicionamento inclui um processo de renovação dos destinos e produtos. No caso do Rio Quente Resorts, o desafio foi transmitir ao público o que o destino representa para quem nunca o conheceu. Quem visita o local pela primeira vez costuma se impressionar com a dimensão do complexo, a diversidade de atrações e o fenômeno natural das águas quentes.

Para comunicar esse diferencial, a Aviva lançou a campanha “Onde o Paraíso se Revela”, cujo filme tem trilha sonora inspirada na música Ouvi Dizer, do trio Melim. A iniciativa também marcou uma importante mudança: a atualização dos nomes dos hotéis, reposicionando-os em novas categorias. A partir de pesquisas e análise dos atributos de cada hotel, o Hotel Turismo, com 148 apartamentos e piscinas exclusivas em ambiente tranquilo, ganha o nome Refúgio Grand Premium; o Hotel Cristal, de arquitetura moderna e localizado no ponto mais alto do complexo, torna-se Vista Grand Premium; e o Hotel Pousada, com 259 apartamentos, passa a se chamar Origem Grand Premium, reforçando seu papel como a origem de todo o complexo Rio Quente Resorts.

Parque das Fontes, paraíso das águas quentes,

Parque das Fontes, paraíso das águas quentes

“Entrei na empresa em 2002 e acompanhei de perto a transformação de Rio Quente. Muitas pessoas cresceram com esse lugar, inclusive eu. Por isso, quando decidimos atualizar os nomes dos hotéis, partimos do respeito à memória afetiva dos hóspedes e da comunidade”, afirma Alessandro Cunha, CEO da Aviva. “Nossa proposta foi valorizar a história e conectá-la à experiência que oferecemos hoje. O que me move na Aviva, desde o início, é o compromisso com a evolução”, completa.

Bar dos Ventos integram o Rio Quente Resorts

Bar dos Ventos integra o Rio Quente Resorts

Inovação, brasilidade, sustentabilidade e excelência

O modelo aplicado no Rio Quente Resorts já havia sido adotado na Costa do Sauípe, por meio dos hotéis Sol e Brisa (categoria Grand Premium); o Mar (Premium), que está em renovação e reabrirá em janeiro de 2026; e o Terra Resort (Essential). “A renovação segue avançada e novas categorias surgirão ao longo do ciclo de investimentos, até 2028”, destaca o CEO da Aviva.

Por sua vez, o Hot Park, inaugurado em 1997 em Goiás e conectado ao Rio Quente Resorts, é um dos parques aquáticos mais visitados do mundo e ganhará, a partir de 2027, uma nova unidade na Costa do Sauípe. O empreendimento baiano terá a temática Baía das Tartarugas, enquanto o parque goiano destacará as araras. As marcas também passarão a incluir localizadores para facilitar a escolha do destino pelo cliente.

A estratégia de renovação e expansão prevê ampliar a base atual de mais de 2 milhões de visitantes e cerca de 536 mil diárias por ano. “Mais do que crescer, queremos ampliar nossa presença com inovação, brasilidade, sustentabilidade e excelência”, afirma Cândido. Com o branding como elemento-chave da evolução, a Aviva trilha seu sucesso com a construção de um ecossistema integrado e conectado aos desejos das famílias brasileiras.

Expansão: de série infantil a residenciais de alto padrão

Aviva amplia presença para além do turismo, com a Turminha da Zooeira no YouTube e em voos da Latam e lançamento de produtos exclusivos em Goiás e Bahia

O reposicionamento da Aviva vai além dos empreendimentos turísticos. A Turminha da Zooeira — personagens da fauna dos destinos Aviva voltados ao entretenimento infantil nos parques e resorts — chegou à casa dos clientes com uma série no YouTube para crianças de dois a seis anos. Lançados em 2024, os episódios seguem o conceito de edutainment, que combina educação e entretenimento, alinhado às políticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG) da empresa. A parceria com a Latam também levou a série para o conteúdo de bordo da Latam Play e ampliou espaço para o lançamento de produtos licenciados.
No setor de alto padrão, a Aviva avança com produtos residenciais de tempo compartilhado. O InCasa Private Residence Club, no complexo Rio Quente Resorts (Goiás), é um condomínio horizontal de 40 casas de alto padrão, com espaços exclusivos, serviços pay per use e atendimento personalizado. A primeira fase, inaugurada em julho de 2025, conta com 20 casas de até 298 metros quadrados e inclui Club House com piscinas, restaurantes, bares, spa e empório.

Já o InCanto Residence Club, produto vertical upscale com modelo inédito no Brasil, combina o conforto de uma residência com a experiência de um resort. Localizado na Costa do Sauípe (Bahia), terá 176 unidades distribuídas em três tipos de apartamentos, com até 94 metros quadrados, serviços de hotelaria, gastronomia assinada e acesso às opções de lazer do complexo. As obras estão previstas para ocorrer entre 2027 e 2029.