Quanto vale seu carro velho?

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Quanto vale seu carro velho?

Carlton Draught desafiou os ouvintes de uma rádio local


29 de janeiro de 2024 - 0h00

Nesta edição do PromoLikers, trouxemos uma ideia totalmente inusitada que juntou: um carro velho, uma queda de aproximadamente 4 km de altura e uma marca de cerveja. Rendendo, além de resultados expressivos, uma boa conversa de bar.

Confira aqui o vídeo da ação: https://www.youtube.com/watch?v=OEklAoYF-0E

Confira aqui o vídeo da ação

Em 2011, a cerveja Carlton Draught queria impulsionar suas vendas e criou uma ação em parceria com o programa australiano de rádio “Hamish & Andy”, envolvendo votação do público, mídia on e off e muita aventura.

A ação se baseava em uma promo que pedia que os ouvintes do programa e consumidores da cerveja doassem um carro velho em troca da chance de participar de uma brincadeira que poderia fazê-los ganhar até 100 mil dólares.

Simplificando a dinâmica do jogo: quem tivesse boa mira ou muita sorte e a coragem de jogar seu carro velho pra fora de um avião em movimento poderia levar a bolada.

O público do programa era convidado a escolher, entre aqueles doados, qual carro queriam lançar do avião para acertar um alvo desenhado no chão. O passageiro do avião, escolhido por uma dinâmica de ON-PACK, decidiria o momento exato de soltar o carro durante o voo. Se o carro caísse a alguns metros do alvo, tanto o doador do carro quanto o participante que escolheu o momento de lançá-lo ganhavam o prêmio.

Tudo isso era transmitido também em web episódios que acompanhavam toda a preparação desde antes do lançamento do carro.

Com essa brincadeira inusitada, Carlton Draught alcançou sua maior marca de vendas de cerveja durante o mês de vigência da promoção, superando a meta em 110%.

Todos os noticiários abertos locais transmitiram a história em horário nobre, o programa de rádio em questão alcançou uma audiência diária de 922 mil pessoas, quebrando todos seus recordes até então, e a marca obteve 1.29 milhão de dólares em mídia orgânica e mais de 163 carros doados em seis dias.

A campanha misturou uma promoção em um programa de rádio com a participação da audiência por meio de votação e também ação em PDV.

Esse é um bom exemplo de que uma história bem contada consegue romper as barreiras da comunicação e alcançar números incríveis ainda em épocas em que redes sociais não passavam de uma miragem dos filmes de ficção, assim como a importância de apostar no momento certo em ações 360 que misturam mídia on e off, valorizando também o poder do PDV para alcançar o target.

Gostou? Arriscaria seu carro velho em uma promoção como essa?

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