post patrocinado
Por
Quanto vale seu carro velho?
Carlton Draught desafiou os ouvintes de uma rádio local
Por
Carlton Draught desafiou os ouvintes de uma rádio local
Nesta edição do PromoLikers, trouxemos uma ideia totalmente inusitada que juntou: um carro velho, uma queda de aproximadamente 4 km de altura e uma marca de cerveja. Rendendo, além de resultados expressivos, uma boa conversa de bar.
Em 2011, a cerveja Carlton Draught queria impulsionar suas vendas e criou uma ação em parceria com o programa australiano de rádio “Hamish & Andy”, envolvendo votação do público, mídia on e off e muita aventura.
A ação se baseava em uma promo que pedia que os ouvintes do programa e consumidores da cerveja doassem um carro velho em troca da chance de participar de uma brincadeira que poderia fazê-los ganhar até 100 mil dólares.
Simplificando a dinâmica do jogo: quem tivesse boa mira ou muita sorte e a coragem de jogar seu carro velho pra fora de um avião em movimento poderia levar a bolada.
O público do programa era convidado a escolher, entre aqueles doados, qual carro queriam lançar do avião para acertar um alvo desenhado no chão. O passageiro do avião, escolhido por uma dinâmica de ON-PACK, decidiria o momento exato de soltar o carro durante o voo. Se o carro caísse a alguns metros do alvo, tanto o doador do carro quanto o participante que escolheu o momento de lançá-lo ganhavam o prêmio.
Tudo isso era transmitido também em web episódios que acompanhavam toda a preparação desde antes do lançamento do carro.
Com essa brincadeira inusitada, Carlton Draught alcançou sua maior marca de vendas de cerveja durante o mês de vigência da promoção, superando a meta em 110%.
Todos os noticiários abertos locais transmitiram a história em horário nobre, o programa de rádio em questão alcançou uma audiência diária de 922 mil pessoas, quebrando todos seus recordes até então, e a marca obteve 1.29 milhão de dólares em mídia orgânica e mais de 163 carros doados em seis dias.
A campanha misturou uma promoção em um programa de rádio com a participação da audiência por meio de votação e também ação em PDV.
Esse é um bom exemplo de que uma história bem contada consegue romper as barreiras da comunicação e alcançar números incríveis ainda em épocas em que redes sociais não passavam de uma miragem dos filmes de ficção, assim como a importância de apostar no momento certo em ações 360 que misturam mídia on e off, valorizando também o poder do PDV para alcançar o target.
Gostou? Arriscaria seu carro velho em uma promoção como essa?
Compartilhe
Veja também