14 de maio de 2025 - 0h00
Atenta ao crescente interesse dos brasileiros por apostas esportivas, a Genial Investimentos desenvolveu um jogo inspirado nos apps de palpites a fim de aproximar o público do mercado de ações. A proposta foi proporcionar uma experiência de aprendizado financeiro, na qual todos ganham conhecimento sobre investimentos ou prêmios. O resultado é um case de sucesso em marketing — o “Ação Premiada”.
Mais do que uma brincadeira, a iniciativa é uma ferramenta de engajamento e introdução ao universo financeiro. A proposta de gamificação elimina o risco de perda de capital e estimula a curiosidade contínua. A mecânica lúdica e acessível permite que o usuário se familiarize com o comportamento do mercado acionário, sem precisar fazer aportes reais.
Criado internamente pela equipe da Genial Investimentos, o projeto já atraiu mais de 100 mil participantes, durante seus cinco primeiros meses. A adesão também é alta: a maioria dos usuários interage semanalmente com a iniciativa. “É sempre um desafio promover ações inovadoras em um setor tradicional como o financeiro, mas conseguimos introduzir algo inédito”, diz o chief marketing officer (CMO) Luciano Faustino. “Conhecemos o gosto da população pelas apostas. Então, pensamos em um game com mecânica semelhante. A diferença está nos objetivos: oferecer conhecimento e ampliar a intimidade com o mercado de ações”, complementa.

Projeto “Ação Premiada” propõe educação financeira, por meio de gamificação
No jogo, são propostos duelos semanais entre pares de ativos de renda variável, como Petrobras contra Vale ou Banco do Brasil contra Bradesco. Os participantes devem escolher quais ativos terão melhor desempenho naquele período. Quem acerta todas as 13 disputas pode conquistar até R$ 20 mil. Para receber o prêmio máximo, entretanto, é necessário ser cliente da Genial Investimentos e possuir um saldo investido superior a R$ 1.000. Caso contrário, o prêmio é reduzido para R$ 2.000. Até o final de janeiro, a iniciativa distribuiu mais de R$ 300 mil aos vencedores.
Brandformance, parcerias estratégicas e presença no cotidiano
Genial Investimentos alia agilidade, conteúdo e credibilidade para se destacar no mercado financeiro
Com uma agência in-house composta por uma equipe multidisciplinar, a área de marketing da Genial Investimentos atua de forma integrada em estratégia, criação, mídia, eventos e produção de conteúdo. “Como o segmento é muito dinâmico, a comunicação das marcas também precisa ser. Os movimentos exigem velocidade para atualizar e entregar campanhas criativas, que destaquem o melhor para o investidor naquele momento”, explica Luciano Faustino, chief marketing officer (CMO) da empresa. Segundo o executivo, o trabalho da área pode ser definido por um conceito cada vez mais valorizado no mercado: brandformance — a união entre construção de marca e performance.
Com foco no digital, a Genial Investimentos desenvolve campanhas segmentadas e nativas, adaptadas ao comportamento dos investidores em diferentes plataformas. Faustino ressalta o papel estratégico das parcerias para manter a empresa “na vanguarda e sempre up to date”.
Uma das colaborações de destaque é o projeto Imagine, desenvolvido com o Rock in Rio. A iniciativa vai transformar o Parque Olímpico do Rio de Janeiro em um grande complexo de entretenimento e eventos, com inauguração prevista até 2028. De acordo com estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), o projeto deve gerar um impacto econômico de R$ 9,2 bilhões na cidade, além de criar 140 mil empregos diretos e indiretos.
Outro exemplo é a parceria com o Instituto Quaest, por meio da qual a Genial Investimentos realiza, desde 2021, pesquisas eleitorais e de avaliação do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo principal manter o investidor bem-informado para decisões mais conscientes, além de reforçar a credibilidade da marca — ampliada via divulgação dos dados nos principais veículos de comunicação do Brasil.

Gustavo Kuerten, embaixador e sócio da Genial Investimentos, é o ícone do apoio da empresa ao esporte
Esporte como pilar de identidade e valor
Com o esporte no DNA, a Genial Investimentos aposta em iniciativas que refletem seus valores e princípios. O tenista Gustavo Kuerten, único brasileiro a alcançar o topo do ranking mundial e tricampeão de Roland Garros, é embaixador e sócio da empresa, simbolizando essa conexão com o universo esportivo.
A atuação se estende à consultoria financeira para clubes de futebol, com parcerias firmadas com o Sport (PE) e o Avaí (SC). A Genial Investimentos também adquiriu a Máquina do Esporte, maior veículo especializado em negócios do esporte na América Latina. Na orla do Rio de Janeiro, a marca está presente por meio de patrocínios a escolas de beach tênis, futevôlei e treinamento funcional.
Uma ferramenta para atração de novos clientes
Para complementar o “Ação Premiada”, a Genial Investimentos oferece uma ampla base de conteúdo educativo e análises de mercado atualizadas, a fim de auxiliar os participantes a fazerem escolhas mais embasadas. Os materiais ampliam as chances de acerto e reforçam o caráter pedagógico da iniciativa.
Segundo Faustino, o projeto vai além do entretenimento: funciona como um vetor de inclusão financeira, bem-estar e criatividade, ao mesmo tempo em que aproxima as pessoas de um universo historicamente visto como técnico e inacessível. Por trás do projeto, há também uma estratégia de marketing voltada à atração de novos clientes, destaca Faustini. “Desenvolvemos o ‘Ação Premiada’ para fomentar o conhecimento sobre o mercado de capitais de forma divertida, por meio de gamificação. Os brasileiros gostam de desafios, mas também sabemos as dores que as apostas esportivas provocam. Na nossa iniciativa, ninguém perde dinheiro”, afirma.
A experiência visual do jogo, com peças desenvolvidas por inteligência artificial (IA), também é um diferencial. A presença dos personagens Bull e Bear, referências clássicas do mercado financeiro, aproximam os usuários de conceitos que regem o comportamento do segmento. O touro (Bull) representa um mercado em alta, caracterizado pelo otimismo e valorização de ativos, enquanto o urso (Bear) simboliza um cenário em baixa, associado a pessimismo e retração.
Neuromarketing e storydoing geram experiências memoráveis
Além disso, o “Ação Premiada” reflete os princípios do neuromarketing que norteiam a atuação da Genial Investimentos, voltada à construção de vínculos mais profundos com os consumidores, por meio de personalização, uso estratégico da tecnologia e conexão emocional. “Nunca foi tão importante integrar a marca ao cotidiano do consumidor, posicionando-a como parte de um estilo de vida — e não apenas como uma fornecedora de produtos ou serviços”, destaca o CMO. Todas as ações de marketing da empresa, destaca Faustino, sejam campanhas pontuais ou ativações em eventos, são concebidas para gerar conexão genuína com o público.
Nesse contexto, atenção, engajamento emocional e geração de memória são os principais objetivos perseguidos. “Já não basta apenas saber contar uma boa história. É preciso colocar essa narrativa em ação. Valorizamos o storydoing, que vai além do storytelling. A verdadeira diferenciação está na capacidade de criar experiências memoráveis, mas que respeitem as necessidades e os interesses de cada indivíduo”, analisa.
O neurohacking, conceito que busca compreender como o cérebro humano reage a estímulos de atenção e desejo, é outra tendência do marketing considerada fundamental pelas lideranças da Genial Investimentos. “A criatividade ainda vem em primeiro lugar, mas é preciso entender melhor como o cérebro humano funciona, como os consumidores passam a querer algo”, afirma o executivo. “Sabemos, por exemplo, que as pessoas costumam estar mais atentas de manhã, mais agressivas. Para o nosso mercado, isso significa: mais dispostas a investir”, adiciona.
Soluções integradas e tecnologia impulsionam crescimento em 2024
Com foco na experiência do usuário, Genial Investimentos lança app integrado, amplia portfólio de serviços e reforça sua presença no dia a dia dos investidores
Em um cenário em que os consumidores buscam cada vez mais simplicidade e praticidade no dia a dia, a Genial Investimentos promoveu, ao longo de 2024, uma série de lançamentos voltados à oferta de soluções financeiras completas e integradas.
Resultado de um robusto investimento em tecnologia, o aplicativo da corretora foi reformulado e passou a reunir, em uma única plataforma, conta digital e global e cartão de crédito com programa de fidelidade. A iniciativa não só ampliou o ecossistema da marca como também simplificou a jornada financeira dos usuários, fortalecendo o vínculo da Genial Investimentos com os investidores brasileiros.
Com funcionalidades personalizadas, o novo app oferece uma conta digital 100% gratuita, que permite receber salário, realizar pagamentos, fazer compras com cartão de débito e movimentar recursos por Pix ou Débito Direto Autorizado (DDA). O cartão de crédito, por sua vez, oferece benefícios exclusivos e permite que o cliente personalize suas vantagens de acordo com seu perfil.

Genial Investimentos reformulou app, que agora oferece todos os serviços em um único lugar
Já a conta global, voltada a quem realiza transações internacionais ou pretende viajar ao exterior, foi incorporada ao portfólio com atrativos como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e taxas reduzidas. A integração da conta digital à plataforma de investimentos também tornou mais prática a realização de aplicações em produtos de renda fixa e variável, sem a necessidade de transferências entre contas.
As inovações contribuíram diretamente para o crescimento da companhia, que ultrapassou a marca de 2 milhões de clientes e R$ 220 bilhões em patrimônio sob gestão.
Comunicação personalizada, baseada em inteligência artificial
Com o objetivo de oferecer produtos financeiros mais adequados ao perfil e ao momento de vida de cada cliente, a Genial Investimentos vem intensificando o uso de inteligência artificial como ferramenta de personalização. A tecnologia tem sido aplicada em diferentes pontos de contato, com destaque para melhorias nas interações via WhatsApp e para o aprimoramento da usabilidade das plataformas digitais, tornando as experiências mais simples, rápidas e intuitivas.

Luciano Faustino, CMO: “Valorizamos o storydoing, que vai além do storytelling”
“Estamos testemunhando uma nova era nascendo em diversos setores impulsionada pela IA. Ficamos atentos a todo o potencial que as ferramentas oferecem no dia a dia do nosso trabalho. Toda essa transformação, porém, requer equilíbrio, transparência e a combinação de tecnologia e experiência humana. Somos uma empresa digital, mas antes de qualquer coisa, somos humanos”, comenta o CMO.