
Mês Farroupilha: uma oportunidade para marcas no evento mais simbólico dos gaúchos
Cultura e celebrações são impulsionadores para negócios nacionais no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a tradição é sinônimo de orgulho e, para o mercado nacional, é uma oportunidade das marcas se conectarem aos gaúchos. Com a aproximação do Mês Farroupilha, em setembro, a cultura local fica cada vez mais viva e se expande por todo o estado. Em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha transforma a Capital em um grande palco para essa celebração.

Tradição que se renova a cada setembro: o orgulho de ser gaúcho estampado em cada gesto.
A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835 com a tomada de Porto Alegre, estendeu-se até 1845, impulsionada pela insatisfação com os altos impostos sobre o charque. Ao longo da história, setembro tornou-se o Mês Farroupilha e o dia 20 celebra o Dia do Gaúcho, datas marcantes no calendário do Rio Grande do Sul. Nesses dias de celebração, a cultura gaúcha ganha vida em acampamentos, desfiles, danças típicas e rodas de chimarrão, unindo famílias e amigos em uma das maiores festas culturais do Brasil.
Conforme dados da pesquisa Persona, promovida em 2023 pelo Grupo RBS para entender o comportamento e o perfil do consumidor do RS, 92% dos gaúchos acreditam na importância de manter as tradições vivas, demonstrando que investir na cultura local de forma emocional, verdadeira e próxima tem resultado. Para o mercado nacional, os festejos são uma oportunidade estratégica de conexão com os gaúchos, afinal, participar do Mês Farroupilha é associar a marca a uma tradição que se renova com o amor de quem vive e valoriza essa terra todos os dias.

Um povo em sintonia com suas raízes: a tradição pulsa no rosto de cada gaúcho presente.
Tradição e experiência de marca
Idealizado para reunir grandes eventos, incluindo a tradição gaúcha com churrasqueiras ao ar livre e um galpão crioulo, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido também como Parque Harmonia, é o grande anfitrião do Mês Farroupilha em Porto Alegre. O espaço tornou-se uma referência cultural para os gaúchos e tem feito parte da vida de diferentes gerações no Rio Grande do Sul.

No coração de Porto Alegre, o Parque Maurício Sirotsky vira território da tradição gaúcha.
Localizado na parte central do parque, o Galpão da RBS reúne milhares de pessoas durante mais de 15 dias de evento, e ainda permite a interação entre comunicadores e ouvintes, leitores e telespectadores. Durante o mês de setembro, a programação é ampliada e a agenda de veiculações intensificada em programas de rádio e televisão, no impresso e no digital, além da realização de ações estratégicas para conectar marcas com o público gaúcho.

A Casa do Grupo RBS vive a tradição de portas abertas: onde a cultura gaúcha encontra informação, conexão e orgulho.
Cobertura multimídia
Programação diária
Presença de comunicadores
Campanha 360
Ativações diversas
Sampling
Em 2024, cerca de 124 milhões de pessoas foram impactadas com transmissões ao vivo, experiências exclusivas e ativações que aproximaram 17 marcas dos consumidores. Esse resultado mostra a força da tradição gaúcha e a presença inovadora do Grupo RBS na transformação de conteúdos em negócios reais, com alcance e credibilidade durante o maior evento do calendário do Rio Grande do Sul.

Mais do que estar presente, é fazer parte: a casa do Grupo RBS celebra o Mês Farroupilha com ações que conectam, surpreendem e emocionam.
Conecte-se com os gaúchos!
Prepare-se para uma experiência de conteúdo imersiva em 2025! A RBS proporcionará 30 dias de intensa cobertura multimídia (televisão, rádio, digital e impresso). Nossa atuação começa no pré-evento, de 22 de agosto a 4 de setembro, com uma entrega estrategicamente estruturada para ganhar ainda mais força durante o evento, de 5 a 21 de setembro.
Como líderes de audiência, alcançando 84,5% do Rio Grande do Sul, o compromisso é levar as tradições e o orgulho gaúcho em cada casa, pelos centros urbanos e eventos, tanto nas cidades quanto no interior. Com curadoria e credibilidade do Grupo RBS, nossos conteúdos vão criar narrativas, contar histórias e reviver memórias, conectadas com a população.

Exposição de marca alinhada à cultura: presença relevante e com identidade local.
Oportunidades de patrocínio (ouro, prata, bronze) estão disponíveis para marcas, oferecendo conteúdo com propósito e conexão. Com uma cobertura itinerante, comunicadores devem reforçar os laços de pertencimento com os gaúchos, alcançando alto engajamento e impacto com parceiros. Ainda, reportagens especiais, coberturas diárias do acampamento e short vídeos complementam o planejamento, provando que a essência em comunicar próxima da população e, em parceria com as marcas, gera grande impacto dentro do RS.
RS: um ecossistema de possibilidades
Economia Forte: 5ª maior economia do Brasil, impulsionada pela Agropecuária e Indústria de Transformação.
Alta Renda: 3ª maior renda per capita do Brasil (atrás de SP e DF).
Crescimento: 4,8% em relação ao ano anterior.
Inovação: 5º melhor ecossistema de startups do Brasil. A Capital é um polo de inovação com 165 startups (5% do total nacional).
Mercado-Teste: O estado, especialmente em Porto Alegre, é um mercado ideal para bens e serviços, devido à renda, educação e diversidade cultural.
Saiba mais sobre o Mês Farroupilha
Assista o vídeo e entenda porque a nossa essência
é ideal para o impacto da sua marca