
Play9 se transforma em grupo de conteúdo e prepara expansão
Nasce a Playground, agência de conteúdo e influência do Play9 Content Group
Com o objetivo de ampliar sua atuação no mercado e estruturar melhor suas frentes de trabalho, a Play9 anuncia sua transformação em Play9 Content Group, consolidando-se como um ecossistema criativo e estratégico da Creator Economy. Neste novo momento, o destaque vai para a criação da Playground, agência de conteúdo e marketing de influência voltada exclusivamente para marcas e parcerias estratégicas.

João Pedro Paes Leme é sócio-fundador e CEO da Play9, passa a ocupar também o cargo de presidente do Play9 Content Group
Segundo o CEO e presidente do Grupo, João Pedro Paes Leme, a Playground nasce do conceito “agência CSI”, algo que o mercado precisa incorporar como parte do ecossistema. “O que as marcas procuram já existe no mercado. Uma agência que chamo de CSI porque traz soluções de conteúdo, social media e influenciadores (CSI). E é isso que somos na essência, com base na experiência acumulada pela Play9 em inúmeros projetos de conteúdo ao longo dos anos”, diz Paes Leme.
A nova unidade se propõe a entregar resultados reais por meio de autenticidade, liberdade criativa e estratégia. Baseada em consistência e métricas, a Playground atua em três frentes principais: gestão de conteúdo de social media, gestão de marketing de influência e projetos de conteúdo multiplataforma.
Esse movimento foi muito importante para mostrarmos ao mercado que somos uma agência agnóstica em relação aos influenciadores que contratamos e também à gestão de conteúdo multiplataforma. Já temos ótimos clientes dentro de casa, mas, algumas vezes, marcas e agências de publicidade achavam que éramos só uma agência com cast próprio. Agora, com a criação da Playground fica claro que temos uma empresa só para cuidar das marcas e fazer parcerias estratégicas com agências de publicidade”, diz Andrea Hirata, que deixa o cargo de CRO da Play9 e assume como VP da Playground, responsável pela estratégia e ampliação da carteira de clientes.
“Com a criação da Playground fica claro que temos uma empresa só para cuidar das marcas e fazer parcerias estratégicas com agências de publicidade” Andrea Hirata – VP da Playground
A reestruturação da Play9 em grupo marca uma evolução natural do que já era prática na empresa. Desde sua fundação, a Play9 foi protagonista ao apostar no potencial do conteúdo digital, criando narrativas que conectam pessoas, impulsionam creators e geram relevância para marcas. Com isso, a produtora de conteúdo original deu lugar a uma estrutura multifacetada, que hoje atua em toda a jornada da Creator Economy, do desenvolvimento de talentos à entrega de soluções personalizadas para marcas.
O Play9 Content Group passa a contar com quatro empresas, independentes e, ao mesmo tempo, complementares. A Play9 permanece como unidade de talentos próprios, responsável por transformar seu cast de 90 influenciadores em marcas profissionais. A PlayAction, produtora de conteúdo audiovisual do grupo e vencedora do Caboré de Melhor Produtora em 2022, segue transformando ideias em narrativas impactantes, com linguagem multiplataforma. O PlayNest, por sua vez, é a plataforma proprietária que desenvolve de novos talentos, com quase 60 mil influenciadores na sua base. Ela conecta marcas a comunidades digitais desses creators por meio de dados e tecnologia para amplificação de campanhas. E, fechando o grupo, a Playground chega como nova unidade voltada exclusivamente às marcas.

Gustavo Serra, CCO do Play9 Content Group e VP da Play9; Luiza Maggessi, VP da PlayAction e Gabriel Paes Leme, direto geral do PlayNest
Nos tornamos um grupo não porque deixamos de ser o que somos, mas porque queremos afirmar aquilo que sempre fomos: um ecossistema baseado em criatividade, estratégia digital e conexão com pessoas. Agora, com uma estrutura autônoma para cada empresa, vamos dar mais clareza na comunicação com o mercado, e ampliar ainda mais o alcance das nossas entregas”, afirma JPaes Leme.
Na nova estrutura do grupo, além de Andrea Hirata, VP da Play ground, Gustavo Serra assume a vice-presidência da Play9; Luiza Maggessi será a VP da PlayAction e Gabriel Paes Leme segue como diretor geral do PlayNest. Thiago Meirelles permanece como COO e VP de Operações do Grupo.
PlaygroundAssista ao vídeo abaixo, ele explica de forma simpática, didática e divertida por que fizemos essa reorganização empresarial.