Por que a criatividade importa ?

Buscar

post patrocinado

Por

Por que a criatividade importa ?

Eventos como o Rio2C são imprescindíveis para uma construção sobre a importância da criatividade em uma sociedade.


20 de março de 2023 - 0h03

Deveria ser desnecessário pregar sobre a importância da criatividade como elemento fundamental na construção de um ecossistema de inovação e da cultura nas suas dimensões simbólica, econômica e social para o progresso e bem-estar da nossa sociedade.

A realidade, no entanto, mostra que essa é uma construção diária e cada vez mais necessária.

E por isso, mais do que nunca, eventos como o Rio2C são imprescindíveis.

Acabamos de ver o impacto da criatividade em diferentes esferas e dimensões, como na perspectiva macro do soft power, na visão dos negócios pela indústria criativa e em um olhar mais individual da criatividade como habilidade indispensável na carreira e no desenvolvimento profissional.

Provoque a sua criatividade no Rio2C.

Carreira

Até 2030, as tecnologias habilitadas para AI e machine learning poderão substituir até 30% da força de trabalho mundial. E isso inclui a automação de trabalhos repetitivos, mas atingirá também profissionais da área do conhecimento. (Fonte: McKinsey)

Ferramentas de inteligência artificial já conseguem, por exemplo, recriar obras de grandes artistas e campanhas publicitárias inteiras.

Assim, o grande desafio para os profissionais no futuro será o de desenvolver as habilidades necessárias para resistirem ao teste do tempo e não serem varridos por um tsunami tecnológico. Tecnologias vem e vão, mas suas habilidades criativas serão o porto seguro para a longevidade das suas carreiras, afinal a criatividade é o berço da inovação.

Negócios

A criatividade está também no centro de um dos setores mais pujantes da economia global: a Indústria criativa. A indústria criativa abraça áreas como arquitetura, artes, audiovisual, design, games, mídia, moda, música, publicidade, software entre outros. Uma indústria que representa 3,1% do PIB Global e que, no Brasil, atingiu em 2020, 2,91% do PIB, totalizando R$ 217,4 bilhões, um valor comparável à produção total do setor de construção civil e superior à produção total do setor extrativista mineral (Fonte: Firjan)

Essas indústrias criam empregos promovem a inovação e produzem uma série de benefícios não econômicos ao estimular a diversidade e inclusão e promover valores culturais e artísticos que contribuem para o bem-estar das sociedades.

Comunidade

As indústrias criativas não apenas desempenham um papel vital na economia, mas também ajudam a moldar a imagem internacional de um país. O Reino Unido, por exemplo, é conhecido por ícones culturais como JK Rowling, Beatles, Shakespeare, BBC, Manchester United. O Brasil pelo carnaval, novelas, Portinari, Tom Jobim, Amazônia, Copacabana, Niemeyer. São ativos culturais que contribuem para o que chamamos de “soft power”.

Provoque a sua criatividade no Rio2C. Conheça algumas das mentes brilhantes que estarão na edição de 2023: https://www.rio2c.com/palestrantes/

O Rio2C apresenta em seus palcos temas atuais e urgentes apresentados pelos principais nomes da indústria criativa. São encontros únicos de mentes disruptivas e inovadoras que resultam em discussões sobre o presente e com olhar para o futuro. Confira os painéis já confirmados na programação do Rio2C 2023: https://www.rio2c.com/programacao/

Garanta o seu lugar no maior encontro de Criatividade da América Latina.

Vendas abertas em: https://www.rio2c.com/tickets/

As vendas estão abertas para o Rio2C 2023.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Summit Conteúdos e Marcas

    Summit Conteúdos e Marcas

    Um dia para pensar tendências e o futuro da comunicação

  • Soft power é o tema do Rio2C 2023

    Soft power é o tema do Rio2C 2023

    Conheça alguns dos destaques anunciados para a edição de 2023