Precisamos falar sobre os youtubers mirins

Buscar

Precisamos falar sobre os youtubers mirins

Buscar
Publicidade

Comunicação

Precisamos falar sobre os youtubers mirins

Ministério Público Federal apura publicidade praticada pelo McDonald's no YouTube e recebe denúncia contra outras 14 empresas


5 de julho de 2016 - 13h14

A discussão em torno das ações de marcas voltadas a youtubers mirins e, consequentemente, a seus seguidores, chegou até o Ministério Público Federal (MPF). Na semana passada, por meio da Procuradoria da República do Estado de São Paulo, foi instaurado um inquérito civil para investigar uma denúncia do Criança e Consumo, do Instituto Alana, sobre “possível” publicidade abusiva realizada pelo McDonald´s por meio do envio de produtos a youtubers mirins.

youtube

A youtuber mirim Julia Silva cujo canal ultrapassa um milhão de inscritos

Dentre as providências, o MPF solicitou ao YouTube esclarecimentos sobre restrições de publicidade infantil. Ao Meio & Mensagem, o YouTube afirmou, em nota, que qualquer publicidade precisa estar em conformidade e que os criadores que participam do programa de anúncios vendidos precisam seguir as políticas da plataforma. “A idade mínima para gerenciar um canal é de 13 anos. O que acontece no caso de canais infantis é que o YouTube orienta que eles sejam criados e gerenciados pelos pais ou responsáveis das crianças, que devem participar ativamente do processo e escolher a melhor forma de manter seus filhos protegidos”, diz o Youtube.

Já o McDonald´s afirma que não faz ações com youtubers mirins e que pratica, desde 2007, uma política institucional que inclui um código de ética próprio em comunicação publicitária de alimentos. De acordo com Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana, a comunicação mercadológica dirigida ao público infantil, em especial aquela utilizando os youtubers mirins, aproveita-se da audiência desses canais para se comunicar com as crianças. “Além de exigir das empresas o fim dessa prática, é importante que aquelas que hospedam esses vídeos também se responsabilizem e restrinjam esse tipo de ação de marketing”, explica Ekaterine.

No início do mês, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro já havia recebido uma denúncia contra outras 14 empresas de setores como vestuário, material escolar, turismo e brinquedos que estariam praticando o envio de produtos a crianças, prática tradicionalmente conhecida como unboxing. Claudia Almeida, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), explica que a discussão sobre a prática de propaganda envolvendo os youtubers mirins deve ganhar cada vez mais atenção tendo em vista a capacidade de alcance que possuem os canais. “Hoje, legalmente, temos todos os elementos que regulam a publicidade dirigida às crianças e o que vale para a televisão vale para internet e qualquer outro canal”, diz Claudia Almeida, lembrando que existem canais que ultrapassam um milhão de inscritos.

carolsantina

O canal de Carol Santina ultrapassa 570 mil seguidores

Dentre as empresas denunciadas ao MPF, a BIC informou ao Meio & Mensagem que envia kits e produtos a jornalistas, blogueiros, youtubers e clientes, mas que não tem essa atividade como rotina. “A BIC pauta todas as suas atividades de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conar. ”

A C&A, outra empresa denunciada, afirmou que não foi notificada e, portanto, não comentaria o assunto. A Foroni afirmou que “segue todas as leis vigentes a respeito da publicidade no Brasil. ” O parque KidZania informou que possui as mesmas preocupações do Instituto Alana e do Ministério Público em relação à proteção dos consumidores e, especialmente, das crianças. “A KidZania realizou antes mesmo de sua abertura, em dezembro de 2014, análise detalhada sobre a legalidade de veiculação de publicidade de produtos e serviços para crianças e não enviamos presentes ou qualquer produto para crianças. Atendemos de maneira reativa aos pedidos das crianças para virem à KidZania produzirem conteúdo para seus canais.

youtubemirim

Vídeos com crianças menores de 12 anos manipulando produtos é usual na plataforma

De acordo com Luciana Corrêa, do ESPM Media Lab, o ambiente digital traz muito mais desafios relacionados à publicidade voltada ao público infantil . “Neste momento, a questão não é proibir, mas existe uma responsabilidade de marcas, Ministério Público, empresas, veículos de comunicação, escolas e pais educarem os seus filhos em relação ao universo digital como um todo”, explica a pesquisadora. Luciana defende, no entanto, que o caminho da proibição pode surtir efeito contrário ao próprio objetivo estabelecido. “Temos o exemplo da extinção de conteúdo televisivo para crianças como reflexo das restrições e da saída de muitos anunciantes, proibição também compromete o conteúdo de qualidade”, aponta. Isabella Henriques, diretora de advocacy do Instituto Alana, que completa dez anos, afirmou que dentre os desafios que pautam a organização daqui em diante está a intensificação de monitorar a publicidade infantil no ambiente digital.

Na semana passada, o YouTube anunciou a chegada ao Brasil do YouTube Kids, plataforma direcionada a crianças entre 2 e 8 anos, que seria uma forma de proporcionar um ambiente mais seguro às crianças. De acordo com a empresa, dentre as principais funções está a possibilidade de os pais personalizarem o conteúdo acessado pelos filhos por faixa etária da criança.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Burger King traz “Greg” de Todo Mundo Odeia o Chris para campanha

    Burger King traz “Greg” de Todo Mundo Odeia o Chris para campanha

    Em passagem pelo Brasil, Vincent Martella, brinca com sua popularidade no País em campanha do BK

  • Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Realizada pelo Indique uma Preta e Cloo, a pesquisa revela ainda que menos de 5% das lideranças das 500 maiores empresas do País são negras