Comunicação
Maiores agências e anunciantes do Brasil em 2011
Ogilvy sobe para terceiro lugar no ranking do primeiro semestre. Dentre os anunciantes, destaque para a Reckitt Benckiser, já a quarta maior do País
Maiores agências e anunciantes do Brasil em 2011
BuscarMaiores agências e anunciantes do Brasil em 2011
BuscarOgilvy sobe para terceiro lugar no ranking do primeiro semestre. Dentre os anunciantes, destaque para a Reckitt Benckiser, já a quarta maior do País
Felipe Turlao
22 de julho de 2011 - 6h11
O ranking do Ibope Monitor referente à compra de mídia no primeiro semestre de 2011 traz algumas novidades. Dentre as agências, o destaque foi a Ogilvy, que estava em 11ª em 2010 e que chegou à 3ª colocação, com R$ 1,2 bilhão. A agência ficou bem próxima inclusiva da segunda colocada, a AlmapBBDO, com seus R$ 1,3 bilhão. A liderança segue com a Y&R, bem à frente das outras de acordo com o instituto de pesquisa, com investimentos de R$ 2,8 bilhões.
No totalizado de 2010, os três primeiros postos eram ocupados por Y&R, JWT e AlmapBBDO. A JWT caiu para a quinta colocação no primeiro semestre (R$ 1,04 bilhão), atrás ainda da EuroRSCG (R$ 1,2 bilhão). A Ogilvy figurava apenas na 11ª colocação no ano passado.
Outra subida importante foi da F/Nazca S&S, que saltou da 12ª para a 8ª posição neste ano, com R$ 796 milhões. A Multi Solution também foi bem e angariou posições, indo da 23ª para a 14ª, com R$ 557 milhões. E a DPZ, recém-adquirida pelo Publicis Groupe, também subiu: de 24ª para 20ª, com R$ 430 milhões.
Por outro lado, caíram no ranking a Fischer&Friends, que era a 14ª no ano passado e que ficou somente na 23ª posição neste ano, com R$ 407 milhões investidos, a Z+, que estava em 8º e caiu para 12º neste primeiro semestre, e a Africa, que foi de 7ª a 10ª.
Dentre os anunciantes, o destaque foi a Reckitt Benckiser, que se tornou o quarto maior do Brasil de acordo com os critérios do Ibope Monitor, com investimentos de R$ 624 milhões em compra de mídia neste primeiro semestre, contra os R$ 340 milhões do mesmo período no ano passado, uma alta de nada menos que 83%.
A liderança segue com a Casas Bahia, com R$ 1,6 bilhão, seguida por Unilever e Ambev. A Cervejaria Petrópolis também saltou no ranking, da 11ª posição para a 6ª, com investimentos de R$ 484 milhões. Peugeot-Citroen foi outro destaque, indo da 24ª para a 10ª colocação, com R$ 400 milhões.
As quedas mais destacadas foram de Bradesco, que foi de 5º para 11º, Fiat, de 7º a 12º, Volkswagen, de 9º para 13º, Ford, de 14ª para 19ª e Vivo, de 13ª para 20ª.
Confira a lista de maiores anunciantes e, logo abaixo, agências:
Posição |
Anunciante |
Compra de mídia (R$ mil) |
1 |
CASAS BAHIA |
1.629.672 |
2 |
UNILEVER BRASIL |
1.209.375 |
3 |
AMBEV |
677.977 |
4 |
RECKITT BENCKISER |
624.742 |
5 |
HYUNDAI CAOA |
519.366 |
6 |
CERVEJARIA PETROPOLIS |
484.398 |
7 |
CAIXA (GFC) |
473.691 |
8 |
SKY BRASIL |
452.523 |
9 |
PROCTER E GAMBLE |
450.545 |
10 |
PEUGEOT CITROEN |
400.094 |
11 |
BRADESCO |
383.847 |
12 |
FIAT |
382.858 |
13 |
VOLKSWAGEN |
374.173 |
14 |
HEWLETT PACKARD |
345.988 |
15 |
GRUPO PAO DE ACUCAR |
337.066 |
16 |
TIM BRASIL |
316.687 |
17 |
HYPERMARCAS |
315.224 |
18 |
GENERAL MOTORS |
310.445 |
19 |
FORD |
300.415 |
20 |
VIVO |
298.760 |
21 |
NET COMUNICACAO |
296.804 |
22 |
OI |
291.040 |
23 |
BCO DO BRASIL (GFC) |
287.648 |
24 |
CLARO |
284.235 |
25 |
COCA COLA |
281.539 |
26 |
COLGATE PALMOLIVE |
280.674 |
27 |
ITAU |
258.777 |
28 |
NESTLE |
244.742 |
29 |
GENOMMA LAB INTERNACIONAL |
235.936 |
30 |
L OREAL |
225.498 |
Posição |
Agência |
Compra de mídia (R$ mil) |
1 |
Y R |
2.809.630 |
2 |
ALMAP BBDO |
1.296.966 |
3 |
OGILVY E MATHER BRASIL |
1.212.181 |
4 |
EURO RSCG BRASIL |
1.190.146 |
5 |
JWT |
1.045.590 |
6 |
WMCCANN |
1.021.975 |
7 |
BORGHIERH LOWE |
886.765 |
8 |
F NAZCA S E S |
795.917 |
9 |
NEOGAMA |
791.593 |
10 |
AFRICA |
769.039 |
11 |
DM9DDB |
764.748 |
12 |
Z MAIS |
723.110 |
13 |
GIOVANNI DRAFTFCB |
709.172 |
14 |
MULTI SOLUTION |
557.435 |
15 |
ARTPLAN |
523.807 |
16 |
PPR |
522.875 |
17 |
LEO BURNETT |
503.582 |
18 |
LODUCCA |
500.159 |
19 |
TALENT |
489.931 |
20 |
DPZ |
429.717 |
21 |
PUBLICIS BRASIL |
417.493 |
22 |
141 SOHO SQUARE |
411.948 |
23 |
FISCHER E FRIENDS # |
406.785 |
24 |
LEW LARA TBWA |
353.838 |
25 |
P A PUBLICIDADE |
336.965 |
26 |
MY PROPAGANDA |
327.916 |
27 |
QG PROPAGANDA |
277.866 |
28 |
TATERKA |
276.111 |
29 |
NOVA SB |
273.611 |
30 |
SALLES CHEMISTRI |
253.843 |
31 |
AGENCIA CLICK |
244.090 |
32 |
MF 5 COMUNICACAO |
235.528 |
33 |
EUGENIO PUBLICIDADE |
221.986 |
34 |
FULLPACK COMUNICACAO |
208.913 |
35 |
MOMA PROPAGANDA |
191.199 |
36 |
LONGPLAY COMUNICACAO 360 |
186.317 |
37 |
GREY BRASIL |
179.509 |
38 |
PRO BRASIL |
177.284 |
39 |
PROPEG |
174.487 |
40 |
AGE |
168.149 |
41 |
P E M PUBLICIDADE E MARKETING |
167.218 |
42 |
LOV COMUNICACAO CONECTIVIDADE |
165.328 |
43 |
MASTER |
150.554 |
44 |
WE.COMUNICACAO |
143.549 |
45 |
GP7 |
143.311 |
46 |
W JERAL |
142.824 |
47 |
ALTERNATIVA PUBLICIDADE |
113.365 |
48 |
REF COMUNICACAO |
107.048 |
49 |
BABEL |
102.911 |
50 |
AGNELO PACHECO COMUNICACAO |
100.998 |
Compartilhe
Veja também
Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau
Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência
Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas
Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf