AG2 Publicis Modem agora é paulista

Buscar
Publicidade

Comunicação

AG2 Publicis Modem agora é paulista

Agência transfere comando para São Paulo como parte de plano para expandir participação digital dentro da rede Publicis


9 de abril de 2012 - 10h43

Adquirida pelo Publicis Groupe em 2010, a AG2 Publicis Modem passa por uma reestruturação que pretende auxiliar a rede Publicis (uma da que faz parte do grupo francês, ao lado de Saatchi&Saatchi e Leo Brunett, por exemplo) a ampliar as receitas digitais no Brasil. Hoje, cerca de 20% dos valores provém da mídia online, mas o objetivo é elevar a proporção no médio prazo a 30%.

O plano tem duas vertentes principais. A primeira é a transferência dos principais executivos e de profissionais-chave de Porto Alegre para São Paulo. Estão de mudança os sócios-fundadores César Paz (presidente e CEO), Daltro Martins (diretor de operações), Luciano de Almeida (diretor de tecnologia) e Cristiano Fernandes (diretor de experiência de usuário). Outro executivo da operação, Mauricio Costa, deixou a AG2 para assumir a presidência da AMPM Worldwide. A agência tem ainda uma novidade no alto escalão: a contratação de Mateus Braga, ex-AgênciaClick, que assume como diretor de criação.

“A medida visa aproximar os gestores do negócio do mercado que representa 80% das receitas da AG2”, afirma Orlando Marques, CEO e presidente da rede Publicis. Alguns dos principais clientes atendidos em São Paulo são Bradesco, Embraer e Natura. Desta forma, a estratégia digital para estes grandes clientes estará toda concentrada na cidade, incluindo criação, planejamento, novos negócios e mídia. O reflexo imediato será a perda de importância do escritório de Porto Alegre. Dos cerca de 40 funcionários, a equipe será reduzida para poucas pessoas. Já São Paulo saltará para 90 funcionários, com perspectiva de ampliação.

A segunda vertente é a concentração dos serviços de tecnologia no escritório de Pelotas, cidade polo de desenvolvimento e formação de profissionais no segmento, que concentra cerca de 60 funcionários – em dois anos, o total deverá subir para 100. A operação do interior gaúcho ganha uma nova sede e contrata profissionais – em um investimento de cerca de R$ 1 milhão. E, mais do que isso, passa a ter um papel mais estratégico dentro da rede Publicis, já que a ideia é que os serviços de tecnologia para os projetos digitais das agências da rede sejam executados a partir de lá. “Pelotas passa a ser o hub de tecnologia da AG2 Publicis Modem para toda a América Latina. Já temos negócios fora do Brasil em clientes como Natura e General Motors. Além disso, estamos buscando atender mais clientes das agências da rede Publicis”, afirma Paz.

O grande desafio do hub será abrir portas nas outras redes do Publicis Groupe: F/Nazca Saatchi&Saatchi e Leo Burnett Tailor Made. “Somos a única agência dentro do Publicis Groupe que tem o digital como vocação”, diz o executivo. “Queremos fazer da AG2 uma agência digital do Publicis Groupe, e não apenas da rede Publicis. Agora, estamos indo atrás para conversar com clientes das agências do grupo e entrando em concorrências junto com elas”, afirma Marques. Outra barreira a ser vencida, é a criação de projetos para o resto do mundo. Neste aspecto, a organização da rede Publicis Modem, presente em 30 países, pode auxiliar a AG2 no longo prazo.

Além de operações em São Paulo, Porto Alegre e Pelotas, a agência está presente no Rio de Janeiro, onde atende Webjet e o comitê organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A operação brasileira da AG2 Publicis Modem é a terceira maior do mundo, atrás de Estados Unidos e França. Neste ano, a empresa conquistou projetos para Habib´s, Nestlé e Vivo. “A AG2 cresceu 30% no ano passado e a meta é atingir o mesmo volume em 2012”, afirma Marques. Segundo ele, o Publicis Groupe está de olho em aquisições no mercado digital. “São empresas complementares. Mas garanto que não tem neste momento nenhum negócio sendo fechado”, afirma.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa