W+K nega sexismo em ação de Heineken

Buscar
Publicidade

Comunicação

W+K nega sexismo em ação de Heineken

Campanha recebe críticas ao promover uma liquidação de sapatos femininos no mesmo horário da final da Liga dos Campeões da UEFA


23 de maio de 2014 - 4h27

Uma ação da Heineken, criada pela Wieden+Kennedy de São Paulo, vem provocando discussões nas redes sociais capitaneadas por internautas que criticam a marca pela maneira com a qual se refere às mulheres.

A campanha promove uma liquidação de sapatos femininos nas lojas da Shoestock, neste sábado 24, com o argumento de ocupar as mulheres e, assim, garantir aos homens tempo livre para assistirem tranquilos à partida entre Atlético de Madrid e Real Madrid, na final da Liga dos Campeões da UEFA.

A agência rebate as acusações. "A ideia, de maneira alguma, teve a intenção de fazer alusão a uma postura machista. É uma proposta que brinca com a diferença de interesses que pode existir entre alguns casais. Não tivemos a intenção de reforçar estereótipos ou causar qualquer desconforto ou constrangimento”.

A Heineken, que patrocina a Liga dos Campeões da Europa, se posicionou defendendo que "a intenção é divulgar a grande final de maneira bem humorada, fazendo analogia a situações corriqueiras no relacionamento de alguns casais".

Em protesto, uma página no Facebook foi criada promovendo o “Dia Nacional Sem Heineken”. O evento, marcado também para o dia 24, convoca mulheres a dispensar as cervejas da marca e enviar fotos para a página. “É uma ação para não deixar passar em branco mais uma campanha machista”, justifica conta Camila Ximenes, organizadora do evento. “Já não basta sermos exaustivamente retratadas como objetos sexuais, ainda somos colocadas como irracionais e manipuláveis, que se esquecem do mundo enquanto compram sapatos”, completa, expondo sua visão sobre a campanha. 

O vídeo (abaixo) acabou sendo removido pelo anunciante.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia

  • Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Com a solução "Bacon", Media Hero investe em IA causal para otimizar investimentos por meio da classificação da jornada de compra dos usuários