Conar notifica promoção da Claro
Após reclamação da concorrente TIM, órgão analisa o anúncio que promete acesso grátis às redes sociais
Após reclamação da concorrente TIM, órgão analisa o anúncio que promete acesso grátis às redes sociais
Meio & Mensagem
26 de junho de 2015 - 9h02
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou, em medida liminar, que a operadora Claro suspenda a campanha em que promete “WhatsApp, Facebook e Twitter grátis”. A notificação foi feita após uma reclamação da concorrente TIM, alegando que o “grátis” não é algo real, já que o serviço deve ser pago pelo assinante de qualquer maneira. O órgão ainda analisa o material. Na manhã desta sexta-feira 26, o comercial já havia sido retirado do YouTube.
Na campanha lançada em 15 de junho, a Claro anunciou o acesso gratuito aos aplicativos Whatsapp, Facebook e Twitter em todos os planos (pós-pago, pré-pago e controle), dentro do pacote contratado. Segundo a empresa, os usuários poderão continuar acessando esses aplicativos mesmo que o pacote de dados tenha chegado ao fim.
Apesar de ser mais frequente que as reclamações do Conar sejam feitas por consumidores, os concorrentes filiados ao órgão podem entrar com processos. O setor de telefonia é o que mais apresenta ocorrências deste tipo. Em 2014, mais de 55% das denúncias registadas vieram de consumidores, enquanto 29% partiram de empresas associadas.
Claro e TIM ocupam posições importantes na compra de mídia no Brasil, segundo o ranking Agências e Anunciantes, de Meio & Mensagem. A Claro está na 11º posição, com investimentos de R$ 344,8 milhões, em 2014, atrás apenas da Telefônica no setor de telecomunicações. A TIM vem na 20º posição, com investimentos de R$ 280 milhões no mesmo período.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima