Compras via aplicativos ganham força

Buscar
Publicidade

Marketing

Compras via aplicativos ganham força

Pesquisa mostra que 41% dos usuários de smartphones adquiriram produtos via apps nos últimos seis meses


8 de outubro de 2015 - 10h04

Quase a metade dos usuários de smartphones (41%) realizaram compras via aplicativos nos últimos seis meses.

Levantamento realizado pelo Opinion Box em parceria com o portal Mobile Time com 1.247 usuários de smartphones, sendo 54% do público formado por mulheres e 46% por homens, de todas as classes sociais com 16 anos ou mais, em 445 cidades de todos os estados do País, mostra o aumento no uso dos apps no comércio eletrônico.

De acordo com Christian Reed, CEO do Opinion Box, o objetivo da pesquisa era medir alguns aspectos relacionados ao consumo e ao uso do celular, que nunca haviam sido mensurados no país. “Por exemplo: quem tem smartphone faz compras através de apps? Quais são os hábitos de compras das pessoas? Esses hábitos variam de acordo com o sexo, idade ou classe social? Quais são os apps mais utilizados? E quais são os mercados mais competitivos?.

As classes A e B apresentaram um índice de compras maior: 49% das pessoas dessa fatia fizeram compras pelo celular nos últimos 6 meses, frente a 37% das pessoas das classes C, D e E. Outro fato é que o uso é maior entre pessoas com idades entre 18 e 45 anos, o que corresponde a 44% dos que fizeram compras.

Os entrevistados também foram questionados quanto à categoria de produtos adquiridos por meio do app no smartphone. Os eletroeletrônicos estão no topo da lista e foram adquiridos por 30% das pessoas. Sendo que 41% dos homens e 20% das mulheres mencionaram ter adquirido esses produtos.

Os acessórios de moda estão na segunda posição do ranking, com 29% das compras realizadas. Neste quesito, destaque para as mulheres, com 42% das compras realizadas, sendo a maioria jovens, e 16% homens. Em seguida vem as roupas, com 26%, comida (25%), livros (25%), eletrodomésticos (19%), artigos esportivos (16%), cosméticos e higiene pessoal (13%), CDs ou DVDs (13%) e utensílios domésticos (13%).

Os respondentes também foram convidados a apontar até três aplicativos que costumam usar para realizar as compras pelos smartphones. Os nomes mais apontados pelos brasileiros foram Mercado Livre (27,4%), AliExpress (19,7%), OLX (13,5%), Americanas.com (11,4%) e iFood (10,9%).

As marcas de destaque com 5% a 10% das citações foram Submarino, Dafiti, Extra, Peixe Urbano, Casas Bahia e Wish. E com 3% a 5%: Privalia, Netshoes, Buscapé, Ponto Frio, Saraiva, Groupon, Amazon, Ebay e Magazine Luiza.

As pessoas também foram questionadas quanto à contratação de serviços por meio de aplicativos instalados nos smartphones. Nos últimos seis meses, 18% dos brasileiros afirmaram ter solicitado um táxi via app. 30% disseram utilizar o 99 Táxis com mais frequência, 25% mencionaram fazer uso do Easy Taxi e 10% citaram o Uber.

Também nos últimos seis meses, 26% das pessoas afirmaram ter solicitado refeições via apps. O delivery de comida mais utilizado pelas pessoas é o iFood, mencionado por 50% dos entrevistados. Outras marcas que figuram com relevância na pesquisa são: Pedidos Já, China In Box, hellofood, Habib’s, com menos de 5% cada.

12% dos entrevistados também disseram já ter feito reservas de hospedagem nos últimos seus meses. Entre os apps de reserva mencionados como mais utilizados figuram: Booking e Htl Urbano, com 15% a 17% cada; Decolar.com e Trivago, com 12% cada; Hoteis.com e Trip Advisor, menos de 10% cada.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira