Cresce a adesão à Hora do Planeta

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Cresce a adesão à Hora do Planeta

Ato simbólico contra o aquecimento global já conta com o apoio de mais de 200 empresas no Brasil


30 de abril de 2012 - 10h40

Neste sábado, 31, cerca de 440 monumentos brasileiros ficarão no escuro por 60 minutos em respeito à Hora do Planeta. No País, o movimento, promovido pelo World Wildlife Fund (WWF), já conta com a adesão de 102 cidades, sendo 23 capitais, além de centenas de empresas. Mas esse número pode crescer, como destaca o WWF Brasil. Isso porque a mobilização se manterá firme até o momento-chave.

O previsto é que entre 20h30 e 21h30 em torno de 5.250 cidades de 135 países de todos os cantos do planeta ficarão no escuro em defesa de um mundo sustentável. Dentre os municípios, a iniciativa ganha novos adeptos a cada ano, caso de Macapá (AP) e Porto Velho (RO), que participam pela primeira vez em 2012.

Lançado em 2006 pelo WWF Austrália, o Brasil engrossou o movimento em 2009, quando 113 cidades participaram da Hora do Planeta. Em relação à adesão do mercado, a mobilização tem neste ano a participação de 259 empresas de diversos setores e o patrocínio de Pão de Açúcar e TIM.

Para o WWF Brasil, o ato ajuda a conscientizar a população sobre os riscos do aquecimento global e de outros problemas ecológicos que a sociedade enfrenta. A estratégia de marketing consiste, nas palavras da entidade, em sensibilizar os brasileiros a partir do simbolismo do apagar de luzes, levando-os a refletir sobre as questões ambientais e tomar atitudes.

O “apagão ecológico” encontra maneiras distintas de participação. Grandes redes como McDonald’s pretendem desligar seus luminosos externos. O complexo WTC, na capital paulista, composto pela Torre de Escritórios, pelo Sheraton São Paulo WTC Hotel, D&D Shopping, WTC Convention Center e WTC Business Club, também apagará as luzes das fachadas. Fora isso, promoverá jantar à luz de velas nos restaurantes e ações especiais para os hóspedes do Sheraton.

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Desligamento de fachadas, diminuição de luzes de vitrines e praça de alimentação iluminadas por velas são algumas medidas planejadas pelos shoppings que vão apoiar a Hora Do Planeta. Além do apelo ecológico, o apagar trará redução no consumo de energia elétrica. O BR Malls, que administra 34 centros comerciais, informa que a economia será de aproximadamente 1460 kWhs. O Sonae Sierra Brasil e seus 11 shoppings também participam do movimento, entre outros representantes do segmento.

Algumas empresas, como a Coca-Cola, decidiram ainda criar campanhas para estimular a adesão das pessoas. A peça da Coca-Cola, criada pela DPZ, será veiculada na mídia impressa no dia (31 de março) para demonstrar a preocupação da companhia com o aquecimento global. O diferencial do anúncio, que está descrito na campanha, foi o uso de um mimeógrafo. Isso porque a ideia era ter um trabalho feito “à luz do dia”. O lema da peça é “Faz sentido falar em economia de energia elétrica gastando energia?”.

Patrocinadores

Na Hora do Planeta, cerca de 1.500 lojas do Grupo Pão de Açúcar estarão participando do momento. Nas lojas Pão de Açúcar, Extra e Ponto Frio serão desligadas as luzes das fachadas, dos totens, da rádio e das TVs internas. Além da divulgação do movimento por meio do Twitter e do site, a TIM enviará mensagens de texto (SMS) a milhões de clientes incentivando a participação na ação.

Apesar de ter aderido à campanha anteriormente, é a primeira vez que o Grupo Pão de Açúcar patrocina a ação. Já a TIM já havia patrocinado a Hora do Planeta 2011 e renovou o investimento para a edição 2012.

O movimento conta com perfis nas redes socias. A Hora do Planeta está no Facebook, Twitter e no YouTube. Mais detalhes podem ser conferidos no site criado pelo WWF Brasil para a Hora do Planeta.

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