Chocolate como coadjuvante?

Buscar
Publicidade

Marketing

Chocolate como coadjuvante?

Fabricantes apostam no licenciamento de personagens e brindes de alto valor agregado para atrair consumidor para a páscoa 2014


20 de fevereiro de 2014 - 11h37

Por Alisson Fernández

O brasileiro é um apaixonado por chocolate, e isso coloca o País em terceiro lugar no ranking dos maiores fabricantes do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Deverivados (ABICAB), 75% da população brasileira consome o alimento. Para as principais empresas do setor, a páscoa, além de ser uma das datas para importantes do ano, reforça a paixão do público pelo produto. 

wraps

"No ano passado foram produzidas 18 mil toneladas de produtos de páscoa, e mesmo com uma economia não muito favorável, acreditamos que o grande número de turistas que a Copa do Mundo irá atrair pode movimentar o setor. Mas é difícil mensurar qual será o crescimento para 2014", declara o vice-presidente de chocolates da ABICAB, Ubiracy Fonseca.

Durante o 25° Salão de Páscoa, realizado pela ABICAB, 12 empresas apresentaram cerca de 150 lançamentos que prometem agradar até o consumidor mais exigente, porém, o que chama bastante atenção é o aumento de brindes e licenciamento de personagens do cinema e da TV para o público infanto-juvenil. Segundo a associação, o uso destes artifícios é natural e cria um momento lúdico. Afinal, o consumidor não quer apenas o chocolate, e sim, um momento diferente e único no ato de presentear com um ovo de páscoa.

"A área de licenças infantis cresce todos os anos. As empresas buscam atrelar seus produtos a personagens e brindes para atrair uma maior demanda de consumo. Este ano o público adulto também será impactado com opções mais sofisticadas. Temos fabricantes que terão cristais Swarovski em seus ovos", diz Fonseca.

A Top Cau é a campeã de licenças infanto-juvenis. Desde o ano 2000, a fabricante passou a investir neste segmento e hoje possui 60% de sua produção dedicada aos mais variados personagens. Para este ano, a empresa preparou nove lançamentos que trazem os seguintes desenhos: Meu Malvado Favorito, Frozen, Bubble Guppies, Winx Fadas, Monstros, Tartarugas Ninjas, Ariel e Transformers. 

wraps

A multinacional argentina Arcor, que espera crescer 30% este ano, é o segundo player em ovos infantis com 18,5% de sua produção dedicada para o segmento. Para a páscoa 2014, além de parcerias com a Disney e com times de futebol, a marca traz o personagem Tortuguita nas seguintes versões Surpresas mágicas, bowl, pelúcia e head phone.  

wraps

Já a grife de chocolates finos Kopenhagen, além dos já tradicionais produtos com a marca Disney, aposta no público adulto trazendo opções de sabores de sobremesas sofisticadas para os seus ovos. A linha Dessert inova com produtos gourmet como Nhá Benta Frutas Vermelhas e Maracujá, Creme Bruleé e Tiramissú. 

wraps

Com seu portfólio renovado, a Nestlé, também dona da Garoto, chega aos pontos de venda com uma forte parceria com a Disney. A empresa adquiriu os direitos da linha Princesas, que era da Top Cau, e traz duas opções de presentes com o licenciamento para as meninas. Mas os meninos não ficaram de fora, a fabricante terá produtos com as marcas Carros, Aviões, Homem de Ferro 3 e Toy Story. Além dos clássicos ovos inspirados nos chocolates de sucesso da marca, o destaque deste ano é o ovo especial de Napolitano. Já a Garoto, que é a patrocinadora da Copa do Mundo de 2014, traz como destaque o ovo de páscoa oficial do Fuleco, mascote do mundial, e a réplica do troféu da Copa em chocolate.  

wraps

A Cacau Show, que no ano passado completou 25 anos, apresenta 12 lançamento. Para o público infantil a empresa aposta no licenciamento do filme Rio 2 e na marca Capricho, voltada para as meninas adolescentes. Os adultos terão experiências mais sensoriais com os ovos Gourmet de Corte, Glamour Swarovcki e Maça do Amor.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora