Marketing
Marcas mais ?verdes?: Ford ultrapassa Toyota
Montadora americana assume a liderança do ranking Best Global Green Brands, da Interbrand
Marcas mais ?verdes?: Ford ultrapassa Toyota
BuscarMarcas mais ?verdes?: Ford ultrapassa Toyota
BuscarMontadora americana assume a liderança do ranking Best Global Green Brands, da Interbrand
Meio & Mensagem
24 de junho de 2014 - 9h24
A Ford deixou a Toyota para trás para se tornar a nova líder do ranking Best Global Green Brands. É a primeira vez desde que a pesquisa da Interbrand começou a ser divulgada, em 2011, que a companhia japonesa, agora em 2º lugar, deixa o posto de número 1. Honda, Nissan e Panasonic completam o Top 5 do estudo.
A métrica da pesquisa envolve a combinação de análises relativas a dois critérios distintos: a performance das empresas na produção e distribuição sob o ponto de vista ambiental; e a percepção de valor que as companhias conseguem gerar no público a partir dessas ações.
O estudo calcula também o gap entre esses dois índices, indicando se uma empresa tem uma imagem correspondente ao seu grau de comprometimento com a sustentabilidade. Apenas as marcas que compõe o ranking Interbrand das 100 marcas globais mais valiosas (Best Global Brands) foram avaliadas.
A força do setor automotivo pode ser confirmada também pela presença dentre as 50 primeiras posições da lista (veja aqui o ranking): ao todo, dez montadoras estão no seleto grupo, todas entre as quarenta melhores colocadas. De acordo com a Interbrand, o resultado é fruto principalmente do aumento da demanda por carros elétricos, o que tem motivado as companhias do setor automobilístico a melhorar tanto os seus produtos e práticas industriais quanto a comunicação destes avanços, em busca de diferenciação junto aos consumidores e investidores.
No caso da Ford, a consultoria afirma terem sido determinantes para o desempenho da montadora o fato de ter cinco carros elétricos em seu portfólio e os avanços em pesquisas sobre combustíveis alternativos, como hidrogênio e pilhas.
Mais destaques
* Sony (7ª) e Adidas (8ª) aparecem pela primeira vez entre as dez primeiras colocadas do ranking.
* A Ikea, varejista de móveis sueca que ocupa a 19ª posição, e Zara, que alcançou o 34º lugar, foram as marcas que mais subiram no ranking: cada uma galgou 14 posições.
* Chevrolet (32º), Disney (49º) e Heineken (50º) são as marcas estreantes na lista da Interbrand deste ano.
Compartilhe
Veja também
Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais
Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileira
Com BBB e Mion, Chevrolet apresenta primeiro lançamento do ano
Marca aproveita a reta final do reality para apresentar o novo modelo da Spin, que terá, ainda, uma ação de conteúdo no Caldeirão e campanha em diversas plataformas