Os 10 melhores podcasts do Brasil

Buscar

Ponto de vista

Publicidade

Os 10 melhores podcasts do Brasil

Tem muita gente bacana gerando bom conteúdo, investindo tempo em produzir material de qualidade

Mauro Segura
13 de janeiro de 2015 - 12h23

Outro dia eu li uma matéria que dizia que a onda dos podcasts estava ressurgindo. Do meu lado, confesso, nunca deixei de consumir podcasts compulsivamente. Até bula de remédio eu gosto de ler e eu também curto muito ouvir podcasts, e os mais variados possíveis.

Quando você vai no Google e busca pelos melhores podcasts do País, surgem muitas análises e muitos rankings, porém parece que eles se repetem, apontando repetidamente os mesmos canais de podcasts. Eu não concordo com algumas análises. Infelizmente, muitos podcasts seguem a mesma fórmula: participantes eufóricos como se estivessem num programa de auditório, alguns mostrando um entusiasmo artificial, até exagerado.

Alguns podcasts são longos demais, com papo em excesso e de pouco valor, às vezes com gracejos exagerados. Desculpe se sou chato, mas prefiro os casts mais objetivos, quando o grupo entra logo no tema principal. Noutro dia eu entrei num podcast com 1h20 de duração, onde o grupo usou mais de 20 minutos iniciais para falar sobre os emails recebidos, alguns deles sem relevância e desinteressantes.

Apesar da minha rabugice, esteja certo que existem muitos podcasts legais e relevantes atualmente em nosso País. Tem muita gente bacana gerando bom conteúdo, investindo tempo em produzir material de qualidade. Podcast é uma forma bacana de compartilhar novos pontos de vista sobre temas diversos, difundir e debater cultura e se divertir.

Dias atrás, ao entrar numa roda de amigos onde a conversa era sobre podcasts, expliquei o motivo do meu entusiasmo por este tipo de mídia, falei que já acompanhava podcasts há anos. Aí me perguntaram quais eram os podcasts que eu mais admirava e que eu recomendaria a amigos. Opa! Gostei do pedido, intuitivamente montei um ranking dos podcasts que mais curto e onde sinto que sempre aprendo alguma coisa legal. Fui muito rigoroso em minha análise.

Privilegiando o conteúdo e as minhas áreas de interesse, eu compartilho abaixo os podcasts que você não pode deixar de experimentar. Vale dizer que eu sempre consumo podcasts via smartphone, muitas vezes nas minhas corridas e caminhadas quase diárias, mas também no trânsito.

1 – Escriba Café
Este é muito mais do que um podcast. É uma experiência. O Escriba Café é um show de produção, tem uma sonoplastia imbatível e criativa, uma apresentação impecável e é resultado de uma pesquisa detalhada. Os temas são sempre sobre história, do mundo e do Brasil, sobre mistérios da humanidade e curiosidades. Este é um projeto idealizado em 2005, por Christian Gurtner, cujo preciosismo e excelência impressionam. Quer uma recomendação? Ouça os podcasts sobre a segunda Guerra Mundial e a história de Jack, O Estripador. São imperdíveis. O Escriba Café vai capturar você.

2 – Braincast
Comandado pelo seu fundador, Carlos Merigo, o Braincast é o podcast do famoso Brainstorm #9 e é uma delícia. Com temas variados, muitos deles tocando diretamente a minha realidade no mundo do marketing, o grupo sempre leva um bom papo com conversas realmente legais, algumas vezes com discussões profundas. Vale dizer que os participantes sempre estudam previamente o tema, raramente vejo alguém falando sem uma boa base de fundamento. Este é um podcast onde sempre aprendo alguma coisa importante. Ouço todos.

3 – Rapaduracast
É o podcast do Cinema com Rapadura. Sob o comando de Jurandir Filho, o Rapaduracast é divertido, informativo e extremamente justo nas suas avaliações sobre o mundo do cinema. Não tem aquela de achar tudo legal e bonzinho. Os participantes têm opiniões próprias, estudam profundamente o tema discutido e são pessoas apaixonadas pelo mundo do cinema. São papos muito agradáveis. Vale muito a pena. Experimente escutar o episódio sobre a série Indiana Jones, ou o episódio sobre Star Wars. Você vai se viciar no Rapaduracast.

4 – Beercast
Na minha opinião é o melhor podcast sobre cervejas do Brasil. Cada programa tem 45 minutos, em média. A turma, sempre bem humorada, dá uma aula sobre cervejas nacionais e internacionais, incluindo bebidas artesanais e industriais. Quase sempre eles gravam o podcast fazendo uma degustação ao vivo. Eles trazem informações históricas, conversam sobre a produção, falam sobre a evolução da marca, bem como tentam traduzir as percepções sensoriais que cada um sente na cerveja analisada. Os episódios quase sempre têm convidados, normalmente especialistas no tema ou personalidades que apreciam cervejas. Eu sou um apreciador de cervejas artesanais e os programas do Beercast são muito instrutivos, além de divertidos. Você vai curtir muito.

5 – Na Porteira Cast
Sabendo que a maioria repete as mesmas fórmulas, o Na Porteira Cast é uma grata surpresa. Como eles dizem na abertura de cada programa, este é um podcast "que vem lá do fim do mundo, de onde o vento faz a curva". Os componentes principais do time ficam em Pederneiras, interior de São Paulo. É dirigido e editado pelo excepcional Randal Bergamasco. Você vai se surpreender com esse podcast bem humorado, porém com discussões profundas e fundamentadas. Eles sempre convidam especialistas para conversar sobre os assuntos, os temas variam bastante e eu gosto muito. São conversas bem objetivas e construtivas. Não dá para ouvir o programa e sair sem aprender coisas legais. Você vai curtir a simplicidade e a conversa de bar dessa turma.

6 – De Cabeça
Esse é um podcast voltado para quem estuda, admira ou trabalha com marketing digital. Não tem uma produção rebuscada, mas o conteúdo, que é o mais importante, vale a audiência. Acho um podcast fundamental para os iniciantes e para os profissionais de pequenas e médias empresas que buscam conhecer melhor como fazer negócios online, seu potencial, novas técnicas, como fazer, dicas e orientações. É um podcast voltado para empreendedores e sempre tem um convidado para compartilhar experiências. Comandado por Eric Menau, o De Cabeça encanta por apresentar um conteúdo prático e com o pé no chão. Não conheço nada nessa linha em podcasts no Brasil.

7 – Marchwill
Este é um podcast diferente, porque são curtos, em média duram 15 minutos, sem muito lero-lero. O tema é sempre tecnologia. A conversa é bem objetiva, bem humorada e tem um papel bem educativo. Eles estão sempre preocupados em ensinar alguma coisa. Para os apaixonados em tecnologia, que gostam de saber novidades, Marchwill é um podcast muito atraente e desce fácil. O comando é de William Marchiori, sempre bem humorado.

8 – Papo de Fotógrafo
Aqui eu sou suspeito. Eu sou fotógrafo amador e curto muito fotografia. O Papo de Fotógrafo consegue gerar boas conversas sobre a arte de fotografar. Mas não é só isso. Muitas vezes o assunto fotografia é abordado de forma diferente, como num dos episódios de novembro onde o bate-papo aconteceu com Samuel Carneiro, que contou a sua história como fotógrafo e cadeirante. O projeto atende fotógrafos profissionais, amadores e amantes da fotografia. Ana e Rafael, os apresentadores do programa, estão sempre com bons convidados. O podcast funciona muito bem.

9 – Café Brasil
Excelente. Divertido. Amplo. O podcast Café Brasil faz parte de um projeto maior, comandado por Luciano Pires, que nos provoca a reflexão sobre temas diversos, mas quase sempre tocando cultura, cidadania, educação e comportamento. O objetivo é fazer você pensar, cutucá-lo em alguns dogmas, conceitos e preconceitos. É um programa muito bem produzido, que mistura música e arte. É um presente para qualquer brasileiro que busca entender melhor nossas raízes, de onde viemos e para onde vamos, como País e cidadãos.

10 – Fronteiras da Ciência
Este é um podcast para quem gosta muuuito de ciência. O podcast Fronteiras da Ciência funciona com uma roda de bate-papo onde cientistas conversam informalmente sobre temas variados, mas tendo ciência como pano de fundo. Não se espante se em determinados momentos você não entender direito, é que às vezes eles descem fundo no tema mesmo, mas a conversa e a pluralidade das discussões fazem você fazer parte da roda. Este é um podcast maravilhoso que, infelizmente, não é muito divulgado e pouco conhecido por todos. Mas é excelente. Ouça o episódio de dezembro de 2014, "O Brasil na Antártica", e você terá uma bela ideia do estilo do programa.

Por fim, se você topa encarar podcasts em inglês, os videocasts e podcasts do TED são imbatíveis. Existe uma série de videocasts do TED com legendas em português, sempre excelentes. Aproveite e treine seu inglês. Estas gravações do TED são de excepcional qualidade e a voz é cristalina.

A lista acima é uma opinião muito pessoal, pode até desagradar alguns. Eu ouço todos eles com regularidade, por isso são indicações testadas e aprovadas por mim. Como disse antes, existem muitos rankings na web apontando bons podcasts, portanto, pesquise e monte a sua própria lista. Conheça também: Pauta Livre News, Telhacast, JurassiCast, Música na Lata, Nerdcast, Pelada na Net, Bacanudo, Matando Robôs Gigantes, Papo de Gordo, e muitos outros.

Tá curioso em saber como é feito um podcast? Veja o vídeo do William Marchiori, do podcast Marchwill, no qual ele compartilha os bastidores de um podcast.

wraps

Enfim, curta podcasts, vale a pena. Sabe aquela horinha do engarrafamento no trânsito?

Mauro Segura é líder de marketing e comunicação na IBM Brasil

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”