Globosat celebra 25 anos de operação

Buscar
Publicidade

Mídia

Globosat celebra 25 anos de operação

Programadora da TV paga da Globo foi lançada em 11 de novembro de 1991 com quatro canais


11 de novembro de 2016 - 13h08

globosatEm 1991, no dia 11 de novembro, há 25 anos, a Globosat começava a operar com quatro canais – GNT, Multishow, Telecine e Top Sport (que, em 1994, adotaria a marca SporTV). Hoje, são 33 canais: 23 lineares, nove pay-per-view e um internacional. Desses 33, 22 são transmitidos em HD. E, ainda, existem oito canais em VOD (vídeo sob demanda).

Em comemoração aos 25 anos, a Globosat lançou o canal Globosat 25 Anos na internet, com programação especial aberta para todos os usuários. A seguir, vídeo com linha do tempo feito especialmente para a ocasião:

No início da operação, para se ter acesso ao serviço, os usuários tinham de contratar diretamente da Globosat a instalação de uma antena parabólica de 3,60 metros que era instalada em coberturas de prédios ou em residências. O sistema de transmissão era conhecido como DBS (Direct Broadcast Satellite), baseado na tecnologia dos satélites de banda C analógica pelas emissoras de TV para a entrega dos seus sinais nacionais para as emissoras afiliadas. A Globosat acabou sendo responsável pela formação de um novo negócio no Brasil, quando surgiram inúmeras empresas de antenas parabólicas.

Naquela época, a Globosat atuava como programadora dos canais e como operadora – comercializava, instalava, atendia os assinantes, cuidava da manutenção dos equipamentos e dos sistemas de cobrança e ainda enviava uma revista de programação todos os meses para os assinantes. Em 1993, com a criação das operadoras de TV por assinatura, a Globosat passou a se dedicar apenas à programação de canais e, posteriormente, à produção de uma série de programas e séries. Atualmente, a maior parte da programação dos canais é feita por produtoras independentes (são mais de uma centena).

A partir de 1996, a Globosat iniciou um processo de associação com outros programadores. O primeiro contrato foi com os estúdios de cinema na Rede Telecine; em seguida vieram o canal Globo News (com a área de jornalismo da TV Globo), Universal Channel (atual NBUuniversal Internacional), Canal Brasil e outros

O acervo da programadora também está disponível no Globosat Play (acessível via app ou site), serviço de TV everywhere disponível para computadores, tablets, smartphones, videogames e smart TVs.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TV Cultura aposta em novo modelo de streaming com Cultura Fast

    TV Cultura aposta em novo modelo de streaming com Cultura Fast

    Atrações atuais e de acervo da emissora já estão disponíveis no canal 2067 da plataforma Samsung TV Plus

  • TV conectada: metade dos brasileiros já consome a tecnologia

    TV conectada: metade dos brasileiros já consome a tecnologia

    Pesquisa realizada pela Comscore, com patrocínio da Kivi, aponta que espectadores sentem-se inclinados a pesquisas sobre produtos exibidos na publicidade nesse meio