Circulação de revistas cai 5,5% em 2012

Buscar

Circulação de revistas cai 5,5% em 2012

Buscar
Publicidade

Mídia

Circulação de revistas cai 5,5% em 2012

Meio enfrenta período difícil, com retração dos números em todas as categoriais - semanais, quinzenais e mensais - e também em todas as faixas de preços


18 de abril de 2013 - 12h46

O ano de 2012 não foi difícil para o meio revista somente pela queda do faturamento publicitário, conforme revelam os resultados do Projeto Inter-Meios. Em termos de circulação, as publicações também enfrentam uma maré turbulenta. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 18, pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), a circulação média das revistas brasileiras caiu 4,6% em 2012.

O resultado mostra um ritmo de queda que vem se desenhando há algum tempo. No ano anterior (2011), o meio também enfrentou dificuldades, mas ainda assim conseguiu encerrar o ano com um pequeno crescimento de 0,3%. Agora, os dados do IVC mostram que todas as categorias do título – semanais, quinzenais e mensais – apresentaram queda em sua circulação.

Segundo o instituto, as publicações quinzenais foram as que mais recuaram: 9,7% de queda na circulação. As revistas mensais tiveram sua circulação reduzida em 6,1% enquanto as semanais recuaram 3,6%. A venda avulsa também teve uma forte queda, diminuindo 8,9% em 2012 enquanto as assinaturas também caíram, recuando 1%. 

Na classificação por preços, a queda em circulação também aparece em todas as faixas. A maior perda aconteceu nos títulos semanais, com valor até R$ 5 (caíram 6,8%). Já entre os títulos semanais com valor superior a R$ 5, a queda foi um pouco menor: 1,9%. Entre as revistas mensais, aquelas cujo preço de capa varia entre R$ 5 e R$ 10 tiveram uma queda de 8,4% em sua circulação. As publicações mensais que custam mais de R$ 10 e as que custam menos de R$ 5 também tiveram queda de 6,7% e 0,7% em sua circulação, respectivamente.

De acordo com a opinião do presidente do IVC, Pedro Silva, os números negativos devem-se, parcialmente, à ausência dos dados das edições digitais das publicações, que ainda não são enviados ao Instituto. Segundo o IVC, no balanço de 2012 estão contabilizadas apenas as informações das edições digitais das revistas Veja e Seleções.

Atualização: o título e alguns dados dessa notícia foram alterados após o IVC divulgar um comunicado, informando que houve uma revisão dos números apresentados e que os percentuais anteriormente divulgados estavam incorretos.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo