Orkut irá “morrer” até o fim do ano

Buscar

Orkut irá “morrer” até o fim do ano

Buscar
Publicidade

Mídia

Orkut irá “morrer” até o fim do ano

Google se prepara para encerrar as atividades da rede social em 30 de setembro; nenhum perfil pode ser criado a partir desta semana


30 de junho de 2014 - 10h36

Atualizada às 14h43

Primeira rede social a virar febre entre os brasileiros, o Orkut já tem data marcada para encerrar sua história. De acordo com matéria publicada na edição desta segunda-feira, 30, da Folha de S.Paulo, o Google inicia nesta semana o cronograma de encerramento das funções da rede social, que deverá ser concluído no final de 2014. A empresa, posteriormente, confirmou a informação e um aviso na própria home do Orkut já informa que a página sairá do ar em 30 de setembro.

A partir desta segunda-feira, 30, nenhum perfil poderá ser criado na rede social. Ao mesmo tempo, os usuários já cadastrados poderão continuar acessando seu perfil seu nenhuma mudança. Para que as pessoas preservem seus depoimentos, scraps e fotos, o Google oferece aos usuários a possibilidade de exportá-los através da ferramenta Google Takeout. O serviço estará disponível até setembro de 2016. 

Ainda de acordo com a reportagem da Folha, o domínio Orkut.com deixará de ser propriedade do Google, uma vez que o engenheiro criador da rede social, o turco Orkut Büyükkökten, deixou o Google e manifestou a intenção de manter o controle sobre o domínio da rede social. De acordo com o próprio Google, o crescimento das comunidades do YouTube, Blogger e Google+ acabaram ultrapassando o Orkut e, por isso, houve a opção de concentrar os esforços nesses serviços.

Uma das ferramentas mais simbólicas do Orkut – e que foi responsável por grande parte de seu sucesso no Brasil – as comunidades não irão desaparecer completamente. Para deixar uma espécie de memória da rede social, o Google irá preservar as páginas das comunidades públicas até o encerramento da rede social, em setembro. Os usuários que não quiserem liberar suas informações e posts nessas páginas das comunidades deverão remover sua conta do Orkut. 

Em janeiro deste ano, o Orkut celebrou dez anos de existência, mantendo um forte grupo de usuários fieis, apesar de ter perdido a grande massa de seu público para o Facebook.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes