Jornal é a mídia preferida dos deputados
Edição 2015 da pesquisa Mídia e Política, feita pela FSB, mapeia o consumo de mídia dos políticos brasileiros
Edição 2015 da pesquisa Mídia e Política, feita pela FSB, mapeia o consumo de mídia dos políticos brasileiros
Meio & Mensagem
13 de agosto de 2015 - 4h58
Embora esse papel venha diminuindo nos últimos anos, o jornal impresso ainda é a principal fonte de informação dos deputados federais brasileiros. A oitava edição da pesquisa Mídia e Política, realizada pela FSB pesquisas, mostrou que 50% dos congressistas brasileiros elegem o jornal como sua principal fonte de informação.
Embora ainda responda pela preferência da maioria dos deputados, a penetração do jornal entre os políticos já foi maior. Em 2008, 70% deles elegiam o veículo impresso como sua principal fonte de informação. Já a internet vem crescendo de importância para a informação diária dos deputados. Em 2008, no primeiro ano da pesquisa realizada pela FBS, apenas 13% dos entrevistados mencionavam a internet como sua fonte principal de informação. Já no estudo deste ano, feito em março de 2015, esse percentual subiu para 37%.
Os telejornais vêm na terceira posição como a mídia preferida, com 8% das citações. Rádio (2%), Revistas (1%) e Outras (1%) aparecem na sequência. Outro resultado interessante da pesquisa, que foi realizada com 229 deputados federais, de 22 partidos diferentes, em Brasília, foi a forte utilização das mídias sociais.
Entre os entrevistados 96% declarou ter um perfil no Facebook, enquanto78% possuem uma conta no Twitter e 55% utilizam o Instagram para se comunicar com os eleitores.
Veja a lista dos veículos preferidos pelos deputados em cada um dos segmentos. Era possível citar mais de um em cada item:
Jornal
Folha de S.Paulo – 37%
O Globo – 18%
O Estado de S.Paulo – 10%
Valor Econômico – 4%
Correio Braziliense – 4%
Estado de Minas – 3%
Zero Hora – 2%
Outros – 11%
Não sabem/não responderam – 12%
Portal
UOL – 49%
G1 – 47%
Terra – 13%
Folha – 7%
iG – 2%
Estadão.com – 1%
Telejornais
Jornal Nacional – 59%
Jornal da Band – 26%
Jornal da Globo – 25%
Globo News – 16%
Bom Dia Brasil – 12%
Jornal do SBT – 6%
Outros – 7%
Não sabem/ não responderam – 4%
Revistas
Veja – 80%
Época – 60%
IstoÉ – 59%
Carta Capital – 35%
Piauí – 14%
Caros Amigos – 11%
Rádios
CBN – 70%
BandNews FM – 24%
Rádio Câmara – 11%
Rádio Itatiaia – 4%
Jovem Pan – 3%
Rádio Senado – 1%
Outras – 16%
Não sabem/ não responderam – 3%
Compartilhe
Veja também
Interesse pela cultura oriental cresce no consumo digital brasileiro
Estudo realizado pela Winnin revela que, apenas no último ano, foram produzidos 50 mil vídeos relacionados ao tema nas redes sociais
MSP Estúdios leva personagens à indústria fonográfica
Por meio de parceria com a InHaus, estúdio lança o selo “Chico Bento – Interiores do Brasil”, com canções de grandes nomes da música nacional, interpretadas pelos personagens