Brasileiro usa cada vez mais internet no celular

Buscar

Brasileiro usa cada vez mais internet no celular

Buscar
Publicidade

Mídia

Brasileiro usa cada vez mais internet no celular

De acordo com pesquisa que entrevistou 19 mil domicílios brasileiros, o uso da internet em dispositivos móveis triplicou nos últimos anos


16 de setembro de 2015 - 5h04

O uso de internet pelo celular triplicou nos últimos três anos passando de 15% em 2011 e atingindo 47% em 2014, o que representa cerca de 81,5 milhões de brasileiros. Esses dados são apresentados na décima edição da pesquisa TIC Domicílios realizada pelos órgãos Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Com o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação nos domicílios, acesso a computadores e à internet, tipos de atividades desenvolvidas na rede e outros indicadores, o estudo foi realizado em mais de 19 mil domicílios brasileiros entre outubro de 2014 e março de 2015. Apesar de identificar um crescimento do uso da internet pelo celular em todas as classes sociais, a pesquisa também constatou uma persistência na desigualdade no acesso à rede.

O dispositivo mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet é o celular, sendo preferência de 76% dos entrevistados. Em seguida fica o computador desktop (54%), o notebook (46%) e o tablet (22%). A maioria dos usuários (84%) afirma usar a internet pelo celular diariamente ou quase todos os dias. Cerca de 50% dos entrevistados possuem computador de mesa, mas a tendência a mobilidade foi responsável por um crescimento de 60% da posse de equipamentos portáteis como laptops e notebooks. Os tablets estão em 33% dos domicílios. Já quanto a disponibilidade de redes wi-fi, o estudo indica que 66% dos entrevistados dispõem esse tipo de internet.

Em 2014 a proporção de domicílios com acesso à internet chegou a 50%, correspondente a 32,3 milhões de residências. Por classes ainda há desigualdade: na classe A a proporção é de 98% de domicílios, 82% na classe B, 48% na classe C e 14% nas classes D e E. Nas áreas urbanas cerca de 54% das residências possuem acesso à internet enquanto zonas rurais tem uma proporção de 22%. A atividade favorita desses usuários é o envio de mensagens instantâneas. O acesso a redes sociais também aparece como um hábito recorrente.

A pesquisa pode ser consultada na íntegra no site do Cetic.br. Os insights dos anos anteriores estão disponíveis para consulta digitalmente.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google adia plano pós-cookies diante de pressão das ad techs

    Google adia plano pós-cookies diante de pressão das ad techs

    Google é forçado a recuar sua proposta de Privacy Sandbox destinada a reformular os mercados de anúncios digitais

  • Publicidade digital somou R$ 35 bilhões em 2023

    Publicidade digital somou R$ 35 bilhões em 2023

    Relatório Digital AdSpend 2023, feito pelo IAB Brasil com a Kantar Ibope Media, indica aumento nas vendas diretas