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Alexandre Zaghi Lemos
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 15 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Artigos
2024
Prioridade a ações de curto prazo e medo de serem acusados de maquiar a realidade, por falta de lastro interno nas companhias, distanciam CMOs de mergulho mais efetivo na agenda ambiental, social e de governança
Humor volta à cena como ingrediente fundamental da publicidade e ocupa espaços dominados nos últimos anos pelo ativismo, pelas estratégias de engajamento com causas e seus manifestos e documentários
Cannes Lions atrai grande presença e investimento brasileiros, aglutina novas tribos ao point global da criatividade e desperta atenção com atrações que vão de Elon Musk à tocha olímpica
Cannes Lions chega à 71ª edição atraindo a atenção da indústria criativa e demandando altos investimentosno envio de peças e profissionais e em experiências que ativam a presença das marcas patrocinadoras
Alta recorde no faturamento publicitário da mídia brasileira no primeiro trimestre e bons desempenhos de veículos líderes impulsionam perspectivas positivas em relação aos resultados de 2024
Mês mais nervoso da publicidade começa com apostas nos cases favoritos a conquistarem Leões em Cannes e aquecimento nos debates que cercam o festival, como a questão de equidade e inclusão, ainda longe do ideal
Procura por ambientes qualificados de ampliação e fortalecimento das redes de relacionamentos profissionais, potencializados por oferta de informação e inspiração, move sucesso dos eventos para conexões entre lideranças
Em acirrada disputa de mercado, e enfrentando a aproximação das marcas chinesas, as duas gigantes norte-americana e sul-coreana levam o embate para o ringue criativo da publicidade
Atuação de agências de mídia na compra de espaços nos veículos para revenda aos seus clientes, com margens de lucro, provoca controvérsia nos EUA e alerta em mercados onde a prática não está instalada, como o Brasil
Executivos chefes de marketing ganham terreno com a ampliação em seus escopos de trabalho, mas ainda sofrem com a pressão de lidar com a perspectiva de curta permanência nos cargos
Chegada das agências de mídia ao topo do ranking das maiores do Brasil encerra ciclo de instalação das redes globais no País e desafia mercado a lutar para manter características que sustentam força da publicidade local
Ambiente estressado pela pulverização de opções de mídia e pelas mudanças de comportamento da audiência valoriza os profissionais especialistas na atividade, mas exige desempenhos mais fundamentados
Com tanto dinheiro na busca por cognição próxima à humana, a inteligência artificial irá além de pescar dados do passado para oferecer uma nova colcha de retalhos? O planejamento e a criação de algo original serão possíveis?
Convivência de gerações com ambições distintas impõe desafios à gestão de pessoas, em uma indústria dependente da criatividade humana e da diversidade cultural e social dos talentos que instigam sua evolução
Avanços conquistados nos últimos tempos e maior ocupação de espaços por grupos minorizados servem de álibi para o argumento de que já se avançou o possível e para sustentar cortes em iniciativas corporativas de DE&I
Com publicidade brasileira avançando acima da média global, líderes de agências expressam otimismo e projetam manutenção de crescimento para as verbas de mídia e novos negócios aliados à tecnologia
Como é impossível aplicar todas as ideias e insights colhidos em eventos como o SXSW, há de se priorizar em quais batalhas entrar, avaliar espaços para ousadia e experimentação e ter forças para navegar contracorrente
Desejo coletivo de enriquecer vivências individuais através de emoções, experiências e conexões mantém efervescência dos eventos ao vivo e prova que o anseio por interações humanas mais autênticas está latente
Com crescentes investimentos que alimentam o avanço da GenAI, como será possível manter o caráter humano na comunicação, se o cérebro artificial, além de mais ágil, for mais convincente e, até mesmo, mais atraente?
Grandes holdings da publicidade correm para contrapor a tese de que a inteligência artificial aumentará a capacidade das empresas anunciantes resolverem em casa as demandas até então delegadas às agências
Maior disposição das empresas anunciantes em internalizar tarefas da publicidade e serviços de marketing muda relação com as agências e reforça a importância de elas ocuparem os espaços de estratégia e criatividade
Em evento de Meio & Mensagem, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, traça perspectivas otimistas para a economia nacional e valoriza a transformação digital que gerou o Pix, o Drex e o projeto de open finance
CMOs entram em 2024 com perspectivas de manejarem orçamentos superiores aos investidos pelas marcas no ano passado — o que é um alento para enfrentarem cenários inóspitos e cobranças por imediatismo
Auras de inovação e ousadia, que normalmente acompanham as conquistas em festivais publicitários, são valorizadas no mundo corporativo, mantendo a atratividade dos eventos que avaliam criatividade e eficácia
Retail’s Big Show, da NRF, reflete a velocidade das transformações e a busca pela geração de negócios no curto prazo, típicas do pragmatismo do varejo, mas deixa rastros de reflexão e conhecimento para o futuro da atividade
Jogo de cooperação entre agências integrantes das grandes holdings de publicidade muda da antiga busca pelo mero alinhamento global de contas para prospecções com ofertas mais integradas e complexas
Evolução da inteligência artificial generativa (GenAI) impactará capacidades intelectuais e emocionais das pessoas, mudando jornadas de consumo, ambientes de trabalho e processos criativos