CCSP consagra ?República Popular do Corinthians?
Case da F/Nazca para Nike ficou com 4 dos 14 Ouros distribuídos pelo 36º Anuário
O Clube de Criação de São Paulo entregou os prêmios aos vencedores do seu 36º Anuário nesta quarta-feira, 11, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O grande destaque da noite foi o case “República Popular do Corinthians”, criado pela F/Nazca S&S para Nike, que ficou com 4 dos 14 Ouros concedidos pelos júris. O desempenho fez da Nike o Anunciante do Ano.
Os Ouros vieram das áreas de Campanha Integrada, Design, Material Promocional e Website. O case faturou ainda três Pratas em Mídia Exterior – Ambiente; pelo texto da “Carta Magna” na área técnica de Imprensa; e em Filmes para Outras Telas.
A ação consiste no lançamento do conceito de República, que norteou as iniciativas de marketing do Corinthians no ano passado, partindo do princípio que os 30 milhões de torcedores do time formam uma nação maior que muitos países. A campanha integrada envolveu diversas frentes, como internet, TV, ações promocionais (com forte apelo em redes sociais), marketing direto, distribuição de camisas e até um kit com certidão de nascimento e um passaporte que é carimbado a cada jogo. A campanha gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea para o clube com a ajuda de corintianos famosos. Em um evento público, o então presidente Lula recebeu e vestiu a “faixa presidencial”. O apresentador Silvio Santos exibiu, orgulhoso, em seu programa de TV a sua “certidão de nascimento” e o seu “passaporte” da República Popular do Corinthians.
O festival do 36º Anuário do CCSP recebeu 2.570 inscrições. Júris que reuniram 104 profissionais selecionaram 445 peças para o shortlist, sendo que 299 delas entraram para a publicação por terem recebido Ouros, Pratas, Bronzes ou Prêmios Anuário (peças que não ganharam troféus mas foram selecionadas para integrar o livro). O livro também incluirá no Hall da Fama o diretor de arte Mauro Perez, um dos profissionais mais premiados da publicidade brasileira, sobretudo no período de 14 anos em que esteve na Talent, agência que deixou em 2002.
Outro prêmio especial foi a Estrela Verde, concedida a melhor campanha beneficente e entregue para a Lew’Lara\TBWA pelo case “Praia Exclusiva”, desenvolvido para o Instituto Akatu.
Confira, a seguir, os premiados com Ouros e Pratas no festival do 36º Anuário do CCSP:
  
Campanha Integrada
 Ouro
 “República Popular do Corinthians”, da F/Nazca para Nike
 TV & Cinema
 Ouro
 “Preto & Branco”, da BorghiErh/Lowe para Unilever
 
 
Pratas
 “Fatos Argentina” e “Fatos Uruguai”, da Talent para Alpargatas
 “Agroboys”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan
 Técnica/TV – Direção
 Ouro
 Claudio Borrelli, por “Avião (Natal)”, da AlmapBBDO para O Boticário
 Pratas
 Pedro Becker, por “Ovelha Nuvem”, da AlmapBBDO para Volkswagen
 Clóvis Mello, por “Argentinos no Samba”, da F/Nazca para Skol
 Técnica/TV – Direção de Arte
 Ouro
 “Cidade Mágica”, da Leo Burnett para Fiat
 
 
Prata
 “Avião (Natal)”, da AlmapBBDO para O Boticário
 Técnica/TV – Fotografia
 Ouro
 Ted Abel, por “Avião (Natal)”, da AlmapBBDO para O Boticário
 Pratas
 “Narcisos”, da F/Nazca para Honda Automóveis
 “Igrejas”, da Giovanni+Draftfcb para Canon
 Técnica/TV – Trilha
 Ouro
 Hilton Raw, por “Korama”, da AlmapBBDO para Volkswagen, com trilha da Raw Produtora de Áudio
Prata
Hilton Raw, por “Tigres”, da AlmapBBDO para Volkswagen, com trilha da Raw Produtora de Áudio
 Técnica/TV – Animação
 Ouro
 “Unidunite”, da Leo Burnett para Fiat
 
 
Prata
 “Ovelha Nuvem”, da AlmapBBDO para Volkswagen
 Filmes para Outras Telas
 Ouro
 “República Popular do Corinthians”, da F/Nazca para Nike
 Imprensa – Formatos Convencionais
 Ouro
 “Música. Entenda do que é feita (Amy, Bono, Eminem, Marilyn e Britney)”, da AlmapBBDO para Billboard
 
 Prata
 “Sala de Aula”, “Sala de Reunião” e “Biblioteca”, da F/Nazca para Café Suplicy
 Técnica/Imprensa – Texto
 Prata
 “Carta Magna”, da F/Nazca para Nike
 Técnica/Imprensa – Direção de Arte
 Pratas
 “Tarsila do Amaral”, da F/Nazca para Pinacoteca do Estado de São Paulo
 “Música. Entenda do que é feita (Marilyn)”, da AlmapBBDO para Billboard
Técnica/Imprensa – Ilustração
Prata
 “Sala de Aula” e “Sala de Reunião”, da F/Nazca para Café Suplicy
 Técnica/Imprensa – Fotografia
 Ouro
 “Aero” e “Ambulante”, da F/Nazca para Skol
 
 Prata
 “Video Store (‘Não ter…’, ‘Multas por…’ e ‘Sair de casa…’)”, da DM9DDB para Terra
 Rádio
 Ouro
 “Amigos”, “Casal” e “Filha”, da AlmapBBDO para Saveiro, da Volkswagen
 Pratas
 “Dial”, da Lew’Lara\TBWA para Cultura Inglesa
 “Banheiro”, “Sala” e “Quarto”, da BorghiErh/Lowe para Etna
 Design – Branding
 Ouro
 “Identidade corporativa da República”, da F/Nazca para Nike
 
 Prata
 “Calendário”, da DM9DDB para Companhia Athletica
 
 Design – Design Gráfico
Prata
 “Clássicos da Twitteratura Brasileira”, da Santa Clara para Suzano Papel e Celulose
 Marketing Direto – Campanhas
 Prata
 “A gente entrega o seu download”, da Age Isobar para Cine 24 Horas
 Material Promocional
 Ouro
 “Vitrine amor à camisa”, “Kit República”, “Faixa presidencial” e “Pôsteres (Ronaldo, Elias, Ralf, Roberto Carlos e Dentinho)”, da F/Nazca para Nike
 
 Pratas
 “Você bem na foto”, da Leo Burnett para Koleston
 “Swatch Wristbands”, da Publicis para Lisa Logística Integrada Sulamericana 
 Digital 1 – Publicidade Online
 Ouro
 “Árvore de Chocolate”, da Ogilvy para Kraft
 
 Prata
 “Rasante”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas
 
 Digital 2 – Websites & Microsites
 Ouro
 “República Popular do Corinthians”, da F/Nazca para Nike
 
 Prata
 “Odisséia Skol”, da F/Nazca para Skol
 Digital 3 – Ferramentas Interativas & Mobile
 Pratas
 “Fox Comments”, da AlmapBBDO para Volkswagen
 “Cara a Cara”, da DM9DDB para Estrela
 
 Digital 4 – Online Brand Content
 Pratas
 “Esse Troller é seu?”, da JWT para Troller
 “Ferrorama”, da DM9DDB para Estrela
 Técnica/Digital – Dir. Arte/Design de Interface
 Prata
 “Odisséia Skol”, da F/Nazca para Skol
 Mídia Exterior/Ambiente
 Ouro
“Música. Entenda do que é feita (Máquina)”, da AlmapBBDO para Billboard
 
 
Pratas
 “Faixa Presidencial”, da F/Nazca para Nike
 “Ola Lenticular”, da JWT para Coca-Cola
								
 
         
         
         
         
         
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                            