Cannes entrega troféu de Anunciante do Ano para Ikea

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Cannes entrega troféu de Anunciante do Ano para Ikea

Rede sueca de móveis e utensílios para o lar já conquistou 50 Leões, incluindo o Grand Prix de Film de 2003 e um Titanium Lion em 2010


17 de maio de 2011 - 9h40

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes escolheu a rede sueca Ikea, de móveis e utensílios para o lar, para receber o título de Anunciante do Ano na edição de 2011 do evento. Segundo os organizadores do festival, Ikea é um exemplo de empresa que tem usado a publicidade criativa para construir a sua marca e atrair consumidores. “Há anos a Ikea vem incentivando a publicidade criativa, não convencional e bem-humorada”, elogia o comunicado oficial.
 
O troféu será entregue na noite de encerramento do Cannes Lions 2011, no sábado, 25 de junho. O encarregado de receber a homenagem em nome do anunciante será Noel Wijsmans, global retail manager e vice-presidente do Ikea Group. Ao saber da nomeação, Wijsmans citou as agências que atendem a marca ao redor do mundo como corresponsáveis pela homenagem, incluindo a house Ikea Communications, da Suécia. A rede tem atualmente 284 lojas em 26 países.

A Ikea ganhou seu primeiro Leão em Cannes em 1991. Desde então, conquistou 50 prêmios em diferentes áreas do festival, incluíndo o Grand Prix de Film de 2003 pelo comercial “Lamp” (veja abaixo), criado pela Crispin Porter + Bogusky e dirigido por Spike Jonze, do longa “Quero Ser John Malkovich” e de diversos videoclipes para Beastie Boys, REM e Björk.

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No ano passado, o anunciante conquistou um Leão de Titanium com o case “Facebook Showroom”, projeto desenvolvido pela agência sueca Forsman & Bodenfors (veja abaixo).

Segundo o Festival de Cannes, o título de Anunciante do Ano é dado a empresas que “se distinguem por inspirar o marketing inovador de seus produtos e que abraçam e incentivam o trabalho criativo de suas agências”. De acordo com Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, a abordagem do Ikea em sua comercialização e comunicação, somado a sua estrutura descentralizada e fortes relações com muitos tipos diferentes de agências, tem sido um enorme sucesso durante muitos anos.

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