Comunicação
Maiores agências e anunciantes do Brasil em 2011
Ogilvy sobe para terceiro lugar no ranking do primeiro semestre. Dentre os anunciantes, destaque para a Reckitt Benckiser, já a quarta maior do País
Maiores agências e anunciantes do Brasil em 2011
BuscarMaiores agências e anunciantes do Brasil em 2011
BuscarOgilvy sobe para terceiro lugar no ranking do primeiro semestre. Dentre os anunciantes, destaque para a Reckitt Benckiser, já a quarta maior do País
Felipe Turlao
22 de julho de 2011 - 6h11
O ranking do Ibope Monitor referente à compra de mídia no primeiro semestre de 2011 traz algumas novidades. Dentre as agências, o destaque foi a Ogilvy, que estava em 11ª em 2010 e que chegou à 3ª colocação, com R$ 1,2 bilhão. A agência ficou bem próxima inclusiva da segunda colocada, a AlmapBBDO, com seus R$ 1,3 bilhão. A liderança segue com a Y&R, bem à frente das outras de acordo com o instituto de pesquisa, com investimentos de R$ 2,8 bilhões.
No totalizado de 2010, os três primeiros postos eram ocupados por Y&R, JWT e AlmapBBDO. A JWT caiu para a quinta colocação no primeiro semestre (R$ 1,04 bilhão), atrás ainda da EuroRSCG (R$ 1,2 bilhão). A Ogilvy figurava apenas na 11ª colocação no ano passado.
Outra subida importante foi da F/Nazca S&S, que saltou da 12ª para a 8ª posição neste ano, com R$ 796 milhões. A Multi Solution também foi bem e angariou posições, indo da 23ª para a 14ª, com R$ 557 milhões. E a DPZ, recém-adquirida pelo Publicis Groupe, também subiu: de 24ª para 20ª, com R$ 430 milhões.
Por outro lado, caíram no ranking a Fischer&Friends, que era a 14ª no ano passado e que ficou somente na 23ª posição neste ano, com R$ 407 milhões investidos, a Z+, que estava em 8º e caiu para 12º neste primeiro semestre, e a Africa, que foi de 7ª a 10ª.
Dentre os anunciantes, o destaque foi a Reckitt Benckiser, que se tornou o quarto maior do Brasil de acordo com os critérios do Ibope Monitor, com investimentos de R$ 624 milhões em compra de mídia neste primeiro semestre, contra os R$ 340 milhões do mesmo período no ano passado, uma alta de nada menos que 83%.
A liderança segue com a Casas Bahia, com R$ 1,6 bilhão, seguida por Unilever e Ambev. A Cervejaria Petrópolis também saltou no ranking, da 11ª posição para a 6ª, com investimentos de R$ 484 milhões. Peugeot-Citroen foi outro destaque, indo da 24ª para a 10ª colocação, com R$ 400 milhões.
As quedas mais destacadas foram de Bradesco, que foi de 5º para 11º, Fiat, de 7º a 12º, Volkswagen, de 9º para 13º, Ford, de 14ª para 19ª e Vivo, de 13ª para 20ª.
Confira a lista de maiores anunciantes e, logo abaixo, agências:
Posição |
Anunciante |
Compra de mídia (R$ mil) |
1 |
CASAS BAHIA |
1.629.672 |
2 |
UNILEVER BRASIL |
1.209.375 |
3 |
AMBEV |
677.977 |
4 |
RECKITT BENCKISER |
624.742 |
5 |
HYUNDAI CAOA |
519.366 |
6 |
CERVEJARIA PETROPOLIS |
484.398 |
7 |
CAIXA (GFC) |
473.691 |
8 |
SKY BRASIL |
452.523 |
9 |
PROCTER E GAMBLE |
450.545 |
10 |
PEUGEOT CITROEN |
400.094 |
11 |
BRADESCO |
383.847 |
12 |
FIAT |
382.858 |
13 |
VOLKSWAGEN |
374.173 |
14 |
HEWLETT PACKARD |
345.988 |
15 |
GRUPO PAO DE ACUCAR |
337.066 |
16 |
TIM BRASIL |
316.687 |
17 |
HYPERMARCAS |
315.224 |
18 |
GENERAL MOTORS |
310.445 |
19 |
FORD |
300.415 |
20 |
VIVO |
298.760 |
21 |
NET COMUNICACAO |
296.804 |
22 |
OI |
291.040 |
23 |
BCO DO BRASIL (GFC) |
287.648 |
24 |
CLARO |
284.235 |
25 |
COCA COLA |
281.539 |
26 |
COLGATE PALMOLIVE |
280.674 |
27 |
ITAU |
258.777 |
28 |
NESTLE |
244.742 |
29 |
GENOMMA LAB INTERNACIONAL |
235.936 |
30 |
L OREAL |
225.498 |
Posição |
Agência |
Compra de mídia (R$ mil) |
1 |
Y R |
2.809.630 |
2 |
ALMAP BBDO |
1.296.966 |
3 |
OGILVY E MATHER BRASIL |
1.212.181 |
4 |
EURO RSCG BRASIL |
1.190.146 |
5 |
JWT |
1.045.590 |
6 |
WMCCANN |
1.021.975 |
7 |
BORGHIERH LOWE |
886.765 |
8 |
F NAZCA S E S |
795.917 |
9 |
NEOGAMA |
791.593 |
10 |
AFRICA |
769.039 |
11 |
DM9DDB |
764.748 |
12 |
Z MAIS |
723.110 |
13 |
GIOVANNI DRAFTFCB |
709.172 |
14 |
MULTI SOLUTION |
557.435 |
15 |
ARTPLAN |
523.807 |
16 |
PPR |
522.875 |
17 |
LEO BURNETT |
503.582 |
18 |
LODUCCA |
500.159 |
19 |
TALENT |
489.931 |
20 |
DPZ |
429.717 |
21 |
PUBLICIS BRASIL |
417.493 |
22 |
141 SOHO SQUARE |
411.948 |
23 |
FISCHER E FRIENDS # |
406.785 |
24 |
LEW LARA TBWA |
353.838 |
25 |
P A PUBLICIDADE |
336.965 |
26 |
MY PROPAGANDA |
327.916 |
27 |
QG PROPAGANDA |
277.866 |
28 |
TATERKA |
276.111 |
29 |
NOVA SB |
273.611 |
30 |
SALLES CHEMISTRI |
253.843 |
31 |
AGENCIA CLICK |
244.090 |
32 |
MF 5 COMUNICACAO |
235.528 |
33 |
EUGENIO PUBLICIDADE |
221.986 |
34 |
FULLPACK COMUNICACAO |
208.913 |
35 |
MOMA PROPAGANDA |
191.199 |
36 |
LONGPLAY COMUNICACAO 360 |
186.317 |
37 |
GREY BRASIL |
179.509 |
38 |
PRO BRASIL |
177.284 |
39 |
PROPEG |
174.487 |
40 |
AGE |
168.149 |
41 |
P E M PUBLICIDADE E MARKETING |
167.218 |
42 |
LOV COMUNICACAO CONECTIVIDADE |
165.328 |
43 |
MASTER |
150.554 |
44 |
WE.COMUNICACAO |
143.549 |
45 |
GP7 |
143.311 |
46 |
W JERAL |
142.824 |
47 |
ALTERNATIVA PUBLICIDADE |
113.365 |
48 |
REF COMUNICACAO |
107.048 |
49 |
BABEL |
102.911 |
50 |
AGNELO PACHECO COMUNICACAO |
100.998 |
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: IA, geração Z e retorno à mídia
Piraquê usa IA para falar apresentar novo sabor, Pizza Hut quer conquistar a geração Z com nova linha e Kibon volta à mídia
Ronaldo, Ronaldinho e Aguero protagonizam campanha de Clash of Clans
Após jogo escolher Erling Haaland, craques do futebol responderam a plataforma e jogam com atacante