Abap mantém Mario D´Andrea na presidência
Publicitário foi reeleito para seu terceiro mandato, em momento de articulações que visam superar a crise causada pela saída da ABA do Cenp
Publicitário foi reeleito para seu terceiro mandato, em momento de articulações que visam superar a crise causada pela saída da ABA do Cenp
Alexandre Zaghi Lemos
31 de março de 2021 - 19h13
Mario D´Andrea inicia seu terceiro mandato na presidência da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). No cargo desde 2017, ele foi reeleito para o biênio 2021/2023 nesta quarta-feira, 31. Também estão mantidos os vice-presidentes Eduardo Simon (CEO da DPZ&T), Maria Laura Nicotero (CEO da Momentum) e Marcos Quintela (chairman do Grupo VMLY&R). Na ocasião, ainda foram confirmados os novos integrantes das diretorias regionais da entidade (veja mais abaixo).
Para a Abap, a continuidade é importante para manter as articulações que visam superar a crise causada no mercado com a saída da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), efetivada em janeiro. Desde então, há uma polêmica que opõe entidades, empresas e profissionais atuantes no mercado publicitário: qual o fórum ideal para discutir a autorregulação ética e comercial da atividade? A ela, se soma outra: deve-se partir do zero ou das regras consolidadas no Cenp nos últimos 22 anos? A Abap engrossa o coro à favor do Cenp.
Já a ABA convidou publicamente neste mês as demais entidades do setor a discutir uma nova autorregulação, fora do Cenp, começando de um papel em branco – e para iniciar, já explicitou seus principais pontos de atenção, alguns dos quais vão contra as normas-padrão vigentes. Algumas das demais organizações que se mantiveram no Cenp, especialmente as que representam as agências de publicidade, responderam à ABA dizendo que consideram que o fórum ideal para o debate é o Conselho e até chamando a associação dos anunciantes para retornar à mesa. Enquanto isso, o Cenp mudou seus estatutos e abriu mais espaço para a presença de profissionais de marketing em suas principais instâncias de decisão.Também parte da polêmica, na semana passada o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), que já havia se desligado do Cenp em 2019, anunciou que começam a funcionar em abril três grupos de trabalho para discutir modelos de negócios, governança responsável com transparência e ética nas relações comerciais e padrões técnicos globais para orientar as operações digitais.
Veja as composições das direções nacional e regionais da Abap para o biênio 2031/2023:
Diretoria executiva nacional
Presidente: Mario D’Andrea
1º Vice-Presidente: Eduardo Simon (DPZ&T)
2ª Vice-Presidente: Maria Laura Nicotero (Momentum)
3º Vice-Presidente: Marcos Quintela (Grupo VMLY&R)
Conselho Diretor Estadual
Alagoas
Presidente: Gustavo Reis (Labox)
Diretor de relações com o mercado: Hermann Fernandes (Chama)
Diretor administrativo financeiro: Luciano Quirino (Tal)
Bahia
Presidente: José Américo Araújo Neto (Vinte e Dois Publicidade)
Diretor de relações com o mercado: Vitor Barros (Propeg)
Diretor administrativo financeiro: Eduardo Santos da Silva (Ideia 3)
Ceará
Presidente: Evandro Colares (Advance)
Diretora de relações com o mercado: Ana Celina Bueno (Acesso)
Diretor administrativo financeiro: Eduardo Castro Alves Câmara (Ágil)
Espírito Santo
Presidente: Luiz Roberto Campos da Cunha (Danza)
Diretor de relações com o mercado: Mario de Abreu Guerra Junior (Set)
Diretor administrativo financeiro: José Adilson Lourenço (Artcom)
Minas Gerais
Presidente: Adolpho Resende Netto (RC Comunicação)
Diretora de relações com o mercado: Simone Moreira (Lápis Raro)
Diretora administrativo financeiro: Adriana Pinheiro Machado (Tom Comunicação)
Mato Grosso
Presidente: Frederico Brunno Padula Parma (ZF Comunicação)
Diretor de relações com o mercado: Adel Ayoub Malouf Camacho (Mercatto)
Diretora administrativo financeiro: Adriana Rosana Guedes Sé (DMD Associados)
Paraíba
Presidente: Ruy Barbosa Dantas (Sin Comunicação)
Diretor de relações com o mercado: Expedito de Carvalho Junior (Antares)
Diretor administrativo financeiro: Eduardo Cury D’Avila Lins (Superliga 66)
Pernambuco
Presidente: Marcela Neves de Andrade (Martalima)
Diretora de relações com o mercado: Juliana Barbosa Queiroz (Ampla)
Diretora administrativo financeiro: Gilberta Maria Barros de Queiroz (Trio Comunicação)
Paraná
Presidente: Ciro Cesar Zadra (CCZ Publicidade)
Diretor de relações com o mercado: Esmelindo Vicente Batista (Master)
Diretora administrativo financeiro: Gabriela Duarte Ogibowski (Heads)
Rio de Janeiro
Presidente: Gustavo Bastos (11:21)
Diretor de relações com o mercado: Rodrigo Medina (Artplan)
Diretor administrativo financeiro: Marcio Borges (WMcCann)
Rio Grande do Sul
Presidente: Alexandre Skowronsky (Globalcomm)
Diretor de relações com o mercado: Alberto Freitas (Agência Matriz)
Diretor administrativo financeiro: Juliano Brenner Hennemann (SPR Comunicação)
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