Abrigraf externa preocupação com indústria gráfica
Entidade cobra o governo e revela que produção do setor recuou 5,4% em setembro de 2012 na comparação com 2011
Abrigraf externa preocupação com indústria gráfica
BuscarAbrigraf externa preocupação com indústria gráfica
BuscarEntidade cobra o governo e revela que produção do setor recuou 5,4% em setembro de 2012 na comparação com 2011
Meio & Mensagem
19 de dezembro de 2012 - 8h44
A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) externou nesta terça-feira, 18, suas preocupações com os rumos do mercado em 2013. “O ano de 2012 chega ao fim dando graves sinais de que, sem um empenho mais significativo do Governo Federal, as perspectivas para a indústria gráfica brasileira em 2013 serão pouco animadoras”, resumiu a entidade.
Segundo dados relativos ao terceiro trimestre de 2012 compilados pelo departamento econômico da entidade, a produção do setor recuou 5,4% em setembro em relação com o mesmo mês de 2011. Na comparação entre o terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado a retração chega a 9,5%.
O levantamento também mostrou resultado negativo de 4,3% no período de janeiro a setembro de 2012 sobre o mesmo período do ano anterior. Já na análise dos dados anualizada (de outubro de 2011 a setembro de 2012), a queda é de 4,4%.
A entidade chama atenção para o fato de que a indústria gráfica obteve resultados piores do que os verificados no restante da indústria brasileira, que teve queda de 3,8% em setembro, de 2,8% no trimestre e 3,5% nos nove primeiros meses do ano.
“Tais números refletem, em grande medida, a perda de competitividade sofrida pela indústria gráfica brasileira, que além dos problemas comuns aos demais setores industriais, como o Custo Brasil, tem sofrido com o crescimento na importação de impressos editoriais e o alto custo dos insumos do setor”, aponta a Abigraf.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público