AG2 Publicis Modem agora é paulista
Agência transfere comando para São Paulo como parte de plano para expandir participação digital dentro da rede Publicis
Agência transfere comando para São Paulo como parte de plano para expandir participação digital dentro da rede Publicis
Felipe Turlao
9 de abril de 2012 - 10h43
Adquirida pelo Publicis Groupe em 2010, a AG2 Publicis Modem passa por uma reestruturação que pretende auxiliar a rede Publicis (uma da que faz parte do grupo francês, ao lado de Saatchi&Saatchi e Leo Brunett, por exemplo) a ampliar as receitas digitais no Brasil. Hoje, cerca de 20% dos valores provém da mídia online, mas o objetivo é elevar a proporção no médio prazo a 30%.
O plano tem duas vertentes principais. A primeira é a transferência dos principais executivos e de profissionais-chave de Porto Alegre para São Paulo. Estão de mudança os sócios-fundadores César Paz (presidente e CEO), Daltro Martins (diretor de operações), Luciano de Almeida (diretor de tecnologia) e Cristiano Fernandes (diretor de experiência de usuário). Outro executivo da operação, Mauricio Costa, deixou a AG2 para assumir a presidência da AMPM Worldwide. A agência tem ainda uma novidade no alto escalão: a contratação de Mateus Braga, ex-AgênciaClick, que assume como diretor de criação.
“A medida visa aproximar os gestores do negócio do mercado que representa 80% das receitas da AG2”, afirma Orlando Marques, CEO e presidente da rede Publicis. Alguns dos principais clientes atendidos em São Paulo são Bradesco, Embraer e Natura. Desta forma, a estratégia digital para estes grandes clientes estará toda concentrada na cidade, incluindo criação, planejamento, novos negócios e mídia. O reflexo imediato será a perda de importância do escritório de Porto Alegre. Dos cerca de 40 funcionários, a equipe será reduzida para poucas pessoas. Já São Paulo saltará para 90 funcionários, com perspectiva de ampliação.
A segunda vertente é a concentração dos serviços de tecnologia no escritório de Pelotas, cidade polo de desenvolvimento e formação de profissionais no segmento, que concentra cerca de 60 funcionários – em dois anos, o total deverá subir para 100. A operação do interior gaúcho ganha uma nova sede e contrata profissionais – em um investimento de cerca de R$ 1 milhão. E, mais do que isso, passa a ter um papel mais estratégico dentro da rede Publicis, já que a ideia é que os serviços de tecnologia para os projetos digitais das agências da rede sejam executados a partir de lá. “Pelotas passa a ser o hub de tecnologia da AG2 Publicis Modem para toda a América Latina. Já temos negócios fora do Brasil em clientes como Natura e General Motors. Além disso, estamos buscando atender mais clientes das agências da rede Publicis”, afirma Paz.
O grande desafio do hub será abrir portas nas outras redes do Publicis Groupe: F/Nazca Saatchi&Saatchi e Leo Burnett Tailor Made. “Somos a única agência dentro do Publicis Groupe que tem o digital como vocação”, diz o executivo. “Queremos fazer da AG2 uma agência digital do Publicis Groupe, e não apenas da rede Publicis. Agora, estamos indo atrás para conversar com clientes das agências do grupo e entrando em concorrências junto com elas”, afirma Marques. Outra barreira a ser vencida, é a criação de projetos para o resto do mundo. Neste aspecto, a organização da rede Publicis Modem, presente em 30 países, pode auxiliar a AG2 no longo prazo.
Além de operações em São Paulo, Porto Alegre e Pelotas, a agência está presente no Rio de Janeiro, onde atende Webjet e o comitê organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A operação brasileira da AG2 Publicis Modem é a terceira maior do mundo, atrás de Estados Unidos e França. Neste ano, a empresa conquistou projetos para Habib´s, Nestlé e Vivo. “A AG2 cresceu 30% no ano passado e a meta é atingir o mesmo volume em 2012”, afirma Marques. Segundo ele, o Publicis Groupe está de olho em aquisições no mercado digital. “São empresas complementares. Mas garanto que não tem neste momento nenhum negócio sendo fechado”, afirma.
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