As campanhas mais premiadas
Ranking Meio & Mensagem consolida resultados de 18 festivais realizados em 2014
Ranking Meio & Mensagem consolida resultados de 18 festivais realizados em 2014
Alexandre Zaghi Lemos
18 de abril de 2015 - 4h21
Publicado pelo sexto ano consecutivo, o Ranking Meio & Mensagem mostra que a AlmapBBDO retomou o primeiro lugar entre as agências mais premiadas do País. Esse posto foi seu nas quatro primeiras edições, mas foi roubado pela Ogilvy & Mather na versão passada. O ranking computa os resultados de 18 festivais realizados em 2014 e integra o conteúdo do Anuário de Propaganda 2015, que começa a circular na semana que vem. Os dados principais do levantamento são adiantados pelo Especial Melhores Campanhas, uma das novidades do Meio & Mensagem para o calendário deste ano, que circula nessa semana junto com a edição para os assinantes da versão impressa. Veja mais abaixo os dez primeiros dos rankings de agências, anunciantes, campanhas e produtoras.
Somando 5.850 pontos, a AlmapBBDO conseguiu considerável dianteira em relação a Leo Burnett Tailor Made, que totalizou 4.627 pontos. Líder na edição anterior, a Ogilvy aparece agora em terceiro, com 3.872 pontos. O Top 10 se completa com FCB Brasil, Loducca, Y&R, Borghi/Lowe, DM9, F/Nazca S&S e JWT.
O Ranking Meio & Mensagem é dividido em 11 áreas. A Almap lidera em três delas: Film, Press e Big Idea. A Leo Burnett foi a mais pontuada em Outdoor e Design; a Ogilvy, em PR e Integrated; a FCB, em Direct; a Loducca, em Digital e Promo; e a Borghi/Lowe, em Radio — resultados que mostram boa diversidade na elite criativa nacional.
Além da lista de agências, o levantamento aponta Fiat, Volswagen e Unilever como os anunciantes mais premiados. Entre as produtoras, lideram Cine, Zola e Paranoid.
As campanhas mais pontuadas foram “Letras”, da Leo para Fiat; “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove (Unilever); e “Enterro do Bentley”, da Leo para ABTO.
São considerados pelo Ranking Meio & Mensagem os festivais de Cannes, Londres, Nova York, além de Clio, One Show, D&AD, Art Director’s Club e IF Design. Contam pontos ainda os ibero-americanos Wave, El Ojo e Fiap. Dentre as premiações nacionais, valem a edição nacional do Effie, os festivais do CCSP e da ABP, o Profissionais do Ano e os prêmios Abril, Abemd e Ampro Globes Awards.
Além do ranking, o Anuário de Propaganda 2015 traz informações cadastrais de 3.750 agências, 451 produtoras e 327 gráficas de todo o País, incluindo dados de contato como endereços, telefones e e-mails, checados pela equipe de Meio & Mensagem.
A publicação completa-se com o Portfólio de Agências, que destaca trabalhos de 47 empresas e circulou em versão impressa junto com a edição semanal de 2 de março. A versão para tablets do Portfólio poderá ser baixada a partir do sábado que vem, 20, e inclui informações para contato com as agências, organogramas, nomes e funções dos principais executivos, além de depoimentos de clientes. O conteúdo estará disponível gratuitamente no aplicativo do Meio & Mensagem para os sistemas iOS e Android, o mesmo usado para baixar as edições semanais.
Já em sua versão online, o Portfólio disponibiliza campanhas, listas de clientes, profissionais e novidades atualizadas constantemente de 109 agências, o que já resulta em um arquivo de quase 3,5 mil trabalhos, que atualmente alcançam média de 402 visualizações. No site também estão disponíveis as informações cadastrais das 3.750 agências para consulta gratuita, assim como a possibilidade de cadastro para recebimento de uma newsletter semanal. O Portfólio de Agências também está no Twitter.
A compra da versão impressa do Anuário de Propaganda 2015, que contém ainda dados cadastrais sobre executivos dos 300 maiores anunciantes do Brasil, pode ser feita pelo telefone 0800 7700501.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público
AlmapBBDO, ParanoidBR, Pinacoteca do Estado de São Paulo e a campanha ?Curiosismo? lideram o Ranking Meio & Mensagem
Alexandre Zaghi Lemos
28 de abril de 2013 - 9h42
Lançado nesta semana, o Anuário de Propaganda 2013 traz, pelo quarto ano consecutivo, rankings com o desempenho das agências nos principais festivais nacionais e internacionais. Depois da adição das listas de anunciantes e produtoras, no ano passado, a publicação inclui a partir de agora as campanhas mais premiadas (veja os primeiros colocados nas listas abaixo).
Considerando a temporada de 2012, AlmapBBDO, ParanoidBR, Pinacoteca do Estado de São Paulo e sua ação “Curiosismo”, criada pela F/Nazca S&S, são as campeãs do Ranking Meio & Mensagem. Na lista de agências, embora a Almap se consagre como pentacampeã (na primeira edição, em 2009, foi publicado também o resultado retroativo a 2008), a distância para a segunda colocada é a menor da série histórica. A Ogilvy assumiu a vice-liderança, com uma diferença de menos de 800 pontos.
Outra ampliação no alcance das informações disponibilizadas pelo Ranking Meio & Mensagem é a adição de mais um festival. Aos 17 eventos considerados nas edições anteriores foi acrescido um décimo-oitavo: o IF Design, que entra para o seleto grupo de festivais contabilizados — aqueles de melhor conceito entre as agências líderes do mercado brasileiro. Já eram computados os eventos globais Festival Internacional de Criatividade de Cannes, D&AD, One Show, Clio Awards, Festival de Londres, Art Directors de Nova York e Festival de Nova York; os ibero-americanos Wave Festival, El Ojo de Iberoamérica e Fiap — Festival Ibero-americano de Publicidade; e os nacionais Effie Awards Brasil, Festival do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, Prêmio Abril de Publicidade, Profissionais do Ano (Rede Globo), Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro (ABP), Prêmio Abemd, e Ampro Globes Awards.
Como cada uma dessas premiações tem seus critérios específicos, o agrupamento em listas únicas permite uma análise melhor sobre a performance de cada agência e anunciante, suas áreas mais fortes e mais fracas — já que, além do somatório geral por pontos, troféus e festivais, é possível consultar o resultado das mais bem colocadas em cada um dos meios considerados pelo Ranking Meio & Mensagem. Aqui também há novidades nesta edição: mais uma área foi adicionada: a de PR, acompanhando o ganho de importância que as estratégias de relações públicas conquistaram nos últimos anos nestes eventos. Além disso, a seção do ranking até então denominada Cyber passa a se chamar Digital, pois inclui também os prêmios conquistados nas categorias mobiles dos festivais. Outro incremento importante é a contagem dos troféus e pontos das competições de Film Craft, incorporadas na seção Film do Ranking Meio & Mensagem. Neste último caso, há um impacto considerável especialmente para a lista de produtoras de filmes, na qual é contabilizado somente o desempenho nas áreas de Film e, agora, Film Craft.
Até 2009, os então chamados Rankings AP tinham foco exclusivo na área da publicidade, incluindo os mais relevantes certames que têm por objetivo principal o reconhecimento de trabalhos criados para veiculação em TV e cinema (Film), rádio (Radio), internet (Cyber, agora renomeado para Digital) e mídias impressas — revistas e jornais (Press) — e exterior (Outdoor), além de campanhas integradas (Integrated). A partir de 2010, sua abrangência foi ampliada, com o cômputo dos prêmios conquistados nas áreas de marketing direto (Direct) e promoção (Promo). Na edição de 2011, outras duas áreas passaram a ser contempladas: Design e Big Idea. O Anuário de Propaganda 2013 publica todas as campanhas premiadas nestas disciplinas, acompanhadas das respectivas fichas-técnicas.
Para cada troféu ou medalha conquistados em todos os eventos considerados pelo Ranking Meio & Mensagem, foi adotada a pontuação utilizada em Cannes, que dá dez pontos para cada Grand Prix, sete para cada Ouro, cinco para cada Prata e três para cada Bronze. A cada um dos 18 festivais considerados foi atribuído um peso, levando-se em conta a abrangência, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.
Além do Ranking Meio & Mensagem, o Anuário de Propaganda 2013 traz informações de 3.681 agências, 409 produtoras e 384 gráficas de todo o País, incluindo dados de contato como endereços, telefones e e-mails, sendo que todos os dados são checados e atualizados pela equipe da publicação. O publicação completa-se com o Portfólio de Agências, que destaca trabalhos de 36 empresas. Já em sua versão online, o Portfólio de Agências (clique aqui) disponibiliza campanhas, listas de clientes, profissionais e novidades atualizadas constantemente de 75 agências. No site também estão disponíveis as informações cadastrais, principais executivos e clientes das 3.681 agências participantes para consulta gratuita, assim como o cadastro na newsletter semanal, que divulga novos trabalhos das agências participantes. O Portfólio de Agências também pode ser seguido no Twitter (@portfolio_mm). Já a compra da versão impressa do Anuário pode ser feita pelo telefone 0800 7700501.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público