Campanhas comemorativas para Olimpíada
Saiba o que anunciantes como Coca-Cola, P&G e Visa fizeram para aproximar a marca dos Jogos Olímpicos
Saiba o que anunciantes como Coca-Cola, P&G e Visa fizeram para aproximar a marca dos Jogos Olímpicos
Meio & Mensagem
26 de julho de 2012 - 7h28
Os Jogos Olímpicos de Londres terão sua Cerimônia de Abertura nesta sexta-feira, 27, mas a chama do espírito olímpico já está acesa há algum tempo.
No decorrer das semanas anteriores, a publicidade se encarregou de potencializar o espírito olímpico em campanhas que exploraram os mais diversos sentimentos, indo do amor de mãe à provocação. Anunciantes globais, como Coca-Cola, Procter&Gamble, Visa e Omega, e nacionais, como Caixa e Petrobras, se encarregaram dessa missão.
Veja algumas dessas campanhas:
Coca-cola
A mistura de ritmos formados a partir de sons musicais e tradicionais ruídos gerados em competições esportivas resultou na campanha comemorativa aos Jogos Olímpicos da Coca-Cola. O filme, intitulado “Move to the Beat”, tem trilha sonora escrita pelo produtor Mark Ronson e pela cantora inglesa Katy B. e foi ambientado em Hackney Wick com vista para o Parque Olímpico. A campanha contou com a participação de 26 atletas profissionais, como Darius Knight, Dayyan Jaffar e David Oliver. Leia mais aqui sobre a campanha da Coca-Cola que posta na fusão de música e esporte.
Omega
A campanha da Omega, marca suíça de relógios, mostra esportistas nos últimos momentos de concentração antes de suas respectivas competições. A trilha sonora da usada na campanha é o hit “Start me Up”, dos Rolling Stones, e o filme é estrelado por atletas de diversas modalidades e países, como a nadadora americana Natalie Coughlin e o velocista norte-americano Tyson Gay.
Caixa
Com criação da BorguiErh/Lowe, a campanha institucional para os Jogos Olímpicos de Londres da Caixa conta com duas peças: uma que mostra os atletas treinando suas respectivas modalidades e outra com o ponto de vista do torcedor. O objetivo da Caixa era mostrar o relacionamento da empresa com o esporte brasileiro e incentivar o público a torcer pelo Brasil nas competições. Para saber soube as outras ações de comunicação da empresa durante as Olimpíadas, clique aqui.
Sadia
Patrocinadora das Confederações Brasileiras de Judô, e Desportos Aquáticos e Ginástica, a Sadia lançou um filme, criado pela DPZ, que procura mostra de forma lúdica que praticar esporte deve ser prazeroso e divertido. Os principais atletas patrocinados pela Sadia aparecem em mundo divertido, feito de lembranças e sensações da infância. O filme é encerrado com a “Família Sadia”, formada por nove representantes nas Olimpíadas, reunida com o mascote da marca.
Petrobras
Para demonstrar apoio aos atletas brasileiros que estarão competindo nos Jogos Olímpicos de 2012, a Petrobras lançou a campanha “A Petrobras acredita em quem acredita”. Além do filme, a F/ Nazca Saatchi & Saatchi criou um hotsite para hospedar o “acreditômetro”, ferramenta que promete calcular a energia enviada pelos torcedores. Para ler mais sobre essa campanha, clique aqui.
Bradesco
Para os Jogos Olímpicos, o Bradesco lançou a campanha “Agora é BRA. BRA de Brasil, BRA de Bradesco”, desenvolvida pela WMcCann, que apresenta o projeto institucional da empresa e exalta os atletas nacionais e suas respectivas modalidades esportivas. Para saber mais sobre outra campanha do Bradesco, clique aqui.
P&G
A P&G usa os Jogos Olímpicos como plataforma para se comunicar com as mães. Nesse sentido, o anunciante lançou o premiado comercial “Best Job in The World”, que conquistou um Leão de Ouro em Film Lions no Festival de Cannes. O Brasil é um dos quatro países presentes no roteiro, ao lado de China, Estados Unidos e Reino Unido. Na sequência, a marca lançou “Kids”, um filme que aposta nas crianças, que interpretam atletas olímpicos se preparando para sua participação nos Jogos Olímpicos. O principal momento do filme é a cena da mãe de um dos atletas aflita em um momento clímax da competição. “Kids” é assinado por Daniel Kleinman, da Epoch Films.
McDonald’s
Criada pela Leo Burnett de Londres a campanha da McDonald’s para os Jogos Olímpicos adotou uma abordagem que foge dos atletas. O foco da peça são os torcedores e a forma apaixonada como eles apoiam os competidores.
Visa
Patrocinador há 25 anos dos Jogos Olímpicos, a campanha da Visa, intitulada “The Difference” tem narração de Morgan Freeman e destaca em uma série de anúncios o que faz a diferença entre ganhar ou não oito medalhas olímpicas como o nadador norte-americano Michael Phelps. A campanha é a maior da marca nos últimos 25 anos para os Jogos, estando presente em mais de 70 países.
BBC
Uma campanha da RKCR/Y&R para a rede BBC mostra, em animação, atletas britânicos usando locações conhecidas do Reino Unido como estádio para a prática de seus esportes. O filme é acompanhado pela música “First Steps”, com a performance de Elbow, com a Orquestra Filarmônica da própria BBC e o coro gospel Nova Vox.
Banco do Brasil
Para reforçar a ideia de que o Banco do Brasil está sempre ao lado dos brasileiros nas principais decisões esportivas do País, foi lançada a campanha “Veste a Camisa”, criada pela agência Lew’Lara\TBWA. O filme reforça que vestir a camisa do Brasil não é somente usar as cores verde e amarelo, mas sim demonstrar paixão pelo País.
Samsung – Galaxy SIII
Samsung aproveita o clima da Olimpíada para lançar o filme publicitário do smartphone Galaxy SIII, protagonizado pelo astro do futebol inglês David Beckham, que ficou de fora do time da Grã-Bretanha em Londres 2012. O comercial “Os Jogos Olímpicos de Todos”, assinado pela Cheil Worldwide e adaptado pela Cheil Brasil, será veiculado na TV aberta e fechada e reforça o posicionamento marcado pela frase “Humano como nunca antes” ao mostrar como as pessoas interagem naturalmente com o celular.
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