Coca Cola divulga campanha global para Olimpíadas
Com participação de atletas, marca estreia filme global para Londres 2012
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Meio & Mensagem
22 de fevereiro de 2012 - 5h45
Por Mariana Silva
A Coca-Cola divulgou sua campanha comemorativa aos Jogos Olímpicos deste ano, que acontecem entre 27 de julho e 12 de agosto em Londres. Intitulado Move to the Beat, o filme é uma mistura de ritmos formados a partir de sons musicais e tradicionais sons gerados em competições esportivas, inspirados na cultura das Olimpíadas e na cidade sede. A trilha sonora, Anywhere in the World, foi escrita como um hino por Mark Ronson, produtor musical ganhador do Grammy, e pela cantora inglesa Katy B.
O filme, que foi gravado em cerca de seis horas, é ambientado em Hackney Wick com vista para o Parque Olímpico, e mostra a apresentação de Katy B. e de 26 atletas profissionais em um palco com público real formado por adolescentes. Dentre os esportistas que participam da campanha, cinco recebem destaque por suas histórias e trajetórias no esporte: Darius Knight, jogador de tênis de mesa da Grã Bretanha; Dayyan Jaffar, arqueiro de Cingapura; David Oliver, corredor dos 110m com barreiras dos Estados Unidos; Kseniya Vdovina, velocista russa dos 400m; e Maria Espinoza, atleta de taekwondo do México.
Na equipe da Mother de Londres responsável pela criação, estão os brasileiros Ana Balarin e Hermeti Balarin. “Além dos comerciais de 30 e 60 segundos, a menina-dos-olhos da campanha é um longa de uma hora, gravado durante cinco meses ao redor do mundo e que documenta todo o processo de criação da trilha sonora – da gravação dos sons de esporte na terra-natal de cada atleta até a primeira apresentação da música, ao vivo, em Londres. Uma versão de meia hora foi mostrada no Canal 4 de Londres e a MTV vai divulgar a versão integral em vários países da Europa”, conta Ana. Também participam da criação Paddy Fraser e Jasmine Loignon, dirigidos por Stephen Butler. A produção é da Somesuch & Co., com direção de Kim Gehrig.
Essa é a primeira vez que um comercial da Coca-Cola não foi mantido em sigilo até a data de seu lançamento. A marca permitiu que a plateia presente nas gravações filmasse e fotografasse o evento, que foi compartilhado em redes sociais, gerando discussões sobre os Jogos Olímpicos. “Não se tratou apenas da filmagem de um comercial de TV, mas sim de inspirar adolescentes para que se mexessem e capturassem a história a partir de diferentes ângulos e pontos de vista, para criar partes de filmes que pudessem ser espalhadas através de diferentes plataformas de mídia”, afirmou Jonathan Mildenhall, vice-presidente de estratégia de propaganda global da Coca-Cola Company.
O comercial conta com versões de 30 e 60 segundos e possui diferentes atividades esportivas para serem inseridas de acordo com a região de veiculação.
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