Conar absolve ?Caveirinhas?, da Nova Schin
Consumidores consideraram campanha desrespeitosa à vida e dotada de apelo infantil; órgão não acatou as críticas
Consumidores consideraram campanha desrespeitosa à vida e dotada de apelo infantil; órgão não acatou as críticas
Meio & Mensagem
12 de abril de 2013 - 11h51
Na reunião realizada na última semana, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) absolveu anunciantes em dois processos abertos a partir de denúncias de consumidores. O primeiro deles envolvia o comercial “Caveirinhas”, criada pela Leo Burnett Tailor Made para a Nova Schin. Nele, amigos se divertem tanto na praia que decidem ficar ali para sempre – até se tornarem caveiras (assista abaixo).
Dois consumidores recorreram ao Conar alegando haver “desrespeito à vida”, além de argumentar que a propaganda adotava linguagem (o uso de caveiras) que poderia ser atrativa para crianças – algo proibido para comunicação de cerveja. Depois de aberto o processo, mais dois consumidores se juntaram ao coro de indignados. O Conar considerou as duas alegações improcedentes e arquivou o caso por unanimidade de votos.
Gerou incômodo semelhante um comercial do Fiat Palio Adventure, também criado pela Leo Burnett Tailor Made (via Agência Fiat). Numa das cenas de apresentação do veículo, ele trafegava por uma praia. Consumidores alegaram, ao denunciá-la ao Conar, que “veículos automotores não podem circular em faixa de areia, algo que pode deteriorar o meio ambiente”. Em sua defesa, Fiat e Leo Burnett lembraram das brechas na legislação que autorizam, sim, o tráfego em faixas de areia – e argumentaram que, em momento algum, tiveram por objetivo estimular a degradação ambiental. Queriam apenas exibir o veículo. O Conar acatou os argumentos e, por maioria de votos, arquivou o caso.
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