Conar condena filme da Renault sobre nordestinos
Apesar da decisão, o próprio anunciante já havia retirado o vídeo das redes sociais em setembro
Conar condena filme da Renault sobre nordestinos
BuscarConar condena filme da Renault sobre nordestinos
BuscarApesar da decisão, o próprio anunciante já havia retirado o vídeo das redes sociais em setembro
Bárbara Sacchitiello
6 de outubro de 2017 - 11h06
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que a Renault altere a campanha “Renografias III – Viajar Quebra Preconceitos”, que gerou uma grande polêmica nas redes sociais no mês de agosto. Bem antes da decisão do Conselho, no entanto, o próprio anunciante já havia retirado a campanha do ar.
Publicado nos perfis da Renault Brasil no Facebook, Twitter e Youtube, o vídeo tinha como título “Nordestino São Preguiçosos”. Nas cenas, um rapaz aparecia passeando por pontos turísticos do Nordeste e reclamava que não podia conhecer mais lugares porque todo o comércio estava fechado. Nesse momento, o rapaz dizia a frase “a gente sabe que nordestino não gosta de trabalhar”. Em seguida, o personagem era surpreendido ao olhar um comentário em seu celular e perceber que era domingo – fato que explicaria o comércio fechado naquele momento.
Assim que a campanha entrou no ar, a marca de automóveis recebeu muitas críticas e acusações de ter – ao contrário do que o título da ação insinua – perpetuado estereótipos sobre determinadas regiões do País.
Por que a Renault tirou sua campanha do ar
No início de setembro, na ocasião da polêmica, a marca divulgou um comunicado informando que havia retirado o comercial das redes sócias em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas com a mensagem. ““Em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas com o material, por terem entendido a campanha em sentido contrário ao originalmente proposto, a Renault retirou do ar os vídeos ainda no domingo, menos de 24 horas após eles terem sido veiculados. A empresa reitera seu total respeito e admiração não apenas aos cidadãos do Nordeste, mas por todos os brasileiros e pelo Brasil, país onde orgulhosamente produz desde 1998”, disse a marca, na ocasião.
Embora a Renault tenha retirado o filme do ar, algumas pessoas voltaram a postar a peça no YouTube. Assista:
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público