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Comunicação

FilmBrazil Experience chega à 8ª edição

Evento do projeto da Apro e da Apex traz novo grupo de profissionais estrangeiros ao País para estimular produções publicitárias internacionais em solo nacional


7 de fevereiro de 2013 - 12h49

Um coquetel organizado na noite da quarta-feira 6 deu início à 8ª edição da FilmBrazil Experience. Trata-se de uma das ações do projeto FilmBrazil, iniciativa conjunta da Associação da Produção de Obras Audivisuais (Apro) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para estimular produções publicitárias internacionais no País.

Com custo estimado entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, a edição de 2013 da FilmBrazil Experience traz ao País um grupo de profissionais estrangeiros que podem, futuramente, decidir filmar comerciais e projetos para marcas no Brasil. Para tanto, eles conhecem produtoras, diretores de cena e a infraestrutura disponível para atender a demandas internacionais. “O custo de produção aqui ainda atrapalha nossa competitividade, mas estamos trabalhando para que nossos talentos locais também sejam contratados. Quando agregamos isso os valores se tornam mais atrativos”, explica Marianna Souza, gerente executiva da FilmBrazil.

A caravana de estrangeiros que está no País inclui Corey Bartha (diretor do departamento de produção da W+K Portland), Tito Melega (diretor de criação da Nissan na TBWA/Chiat/Day), Larry Byrne (sócio e diretor de produção da Ogilvy Chicago), François Chilot (presidente da Comercial Film Producers of Europe, a CFP-E), Chuck Meehan (VP e diretor de criação executivo da Doner), Noel Haan (diretor de criação global da Ogilvy Chicago para SC Johnson), Fergus Hay (diretor da conta global da SC Johnson na Ogilvy Chicago), e Veronica Beach (chefe global de produção da David, baseada em São Paulo).

De acordo com a FilmBrazil, eles pediram para ter contato com alguns profissionais brasileiros, como a dupla 300ml (da Hungry Man), Tomate (Zoar) e Jones+Tino (da Stink). Além disso, visitarão o Projac, da Rede Globo, no início da próxima semana. Não por acaso, eles estarão no Rio de Janeiro durante o Carnaval para conhecer de perto a logística da festa – além, claro, de desfilar na Portela.

Além da FilmBrazil Experience, o projeto conjunto da Apro e da Apex realiza outras ações para tornar o País mais conhecido para produtores e criativos de todo o mundo, incluindo um longe durante o Festival de Cannes. O trabalho rendeu, em 2011, US$ 11,5 milhões em produções locais. Os dados referentes a 2012 devem ser apresentados nos próximos meses, após a Apro analisar dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A expectativa de Leyla Fernandes, presidente da Apro, é de que o valor aumente 20%. “É algo até natural com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo”, afirma. 

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