Comunicação

Instagram estrela ação do novo livro de Paulo Coelho

Master Roma Waiteman cria Manuscriptagram, site que funciona como um editor da própria rede social

i 23 de outubro de 2012 - 8h30

Se você possui perfil no Instagram, sabe que a rede social começou com a proposta de ser um local de compartilhamento de fotografias, mas muitas das imagens postadas por lá são frases de efeito ou mensagens de autores famosos e anônimos. A agência Master Roma Waiteman aproveitou este hábito dos usuários e criou o Manuscriptagram, espécie de manuscrito online, para lançar Manuscrito Encontrado em Accra, de Paulo Coelho, da Editora Sextante.

O Manuscriptagram funciona como editor do próprio Instagram e reúne mais de 400 mil fotos com frases postadas na rede social, em português e inglês. Todo o conceito do site foi criado em cima do próprio livro, que fala sobre manuscritos encontrados na cidade de Accra e são a reunião de pensamentos que tratam de felicidade e sabedoria. A agência rastreou hashtags relacionadas a frases no aplicativo — as palavras #frases e #quotes, por exemplo. O material foi compilado e disposto em um mapa no qual é possível conferir em que lugar do planeta está o usuário que fez a postagem.

São mais de 300 mil posts catalogados ao redor do mundo até o momento. Ao acessar o Manuscriptagram é permitido produzir sua própria coletânea de frases, a partir da seleção das imagens catalogadas pelo site. Há a possibilidade de selecioná-las e criar um livro virtual. O livro pode ser compartilhado no Facebook, no Twitter ou ainda organizado em PDF.

Segundo Flavio Waiteman, sócio e vice-presidente de criação da agência, a ação permitiu uma forma diferenciada e pertinente de usar o Instagram. “Queríamos uma audiência qualificada e, sobretudo, mostrar que as imagens gravadas no Instagram possuem os mesmos valores que os personagens do livro de Paulo Coelho”, esclarece.

wraps