Instagram estrela ação do novo livro de Paulo Coelho
Master Roma Waiteman cria Manuscriptagram, site que funciona como um editor da própria rede social
Se você possui perfil no Instagram, sabe que a rede social começou com a proposta de ser um local de compartilhamento de fotografias, mas muitas das imagens postadas por lá são frases de efeito ou mensagens de autores famosos e anônimos. A agência Master Roma Waiteman aproveitou este hábito dos usuários e criou o Manuscriptagram, espécie de manuscrito online, para lançar Manuscrito Encontrado em Accra, de Paulo Coelho, da Editora Sextante.
O Manuscriptagram funciona como editor do próprio Instagram e reúne mais de 400 mil fotos com frases postadas na rede social, em português e inglês. Todo o conceito do site foi criado em cima do próprio livro, que fala sobre manuscritos encontrados na cidade de Accra e são a reunião de pensamentos que tratam de felicidade e sabedoria. A agência rastreou hashtags relacionadas a frases no aplicativo — as palavras #frases e #quotes, por exemplo. O material foi compilado e disposto em um mapa no qual é possível conferir em que lugar do planeta está o usuário que fez a postagem.
São mais de 300 mil posts catalogados ao redor do mundo até o momento. Ao acessar o Manuscriptagram é permitido produzir sua própria coletânea de frases, a partir da seleção das imagens catalogadas pelo site. Há a possibilidade de selecioná-las e criar um livro virtual. O livro pode ser compartilhado no Facebook, no Twitter ou ainda organizado em PDF.
Segundo Flavio Waiteman, sócio e vice-presidente de criação da agência, a ação permitiu uma forma diferenciada e pertinente de usar o Instagram. “Queríamos uma audiência qualificada e, sobretudo, mostrar que as imagens gravadas no Instagram possuem os mesmos valores que os personagens do livro de Paulo Coelho”, esclarece.